Trabalhar quatro dias e ter três dias de fim de semana. Já
pensou como seria maravilhoso se isso se tornasse realidade? Além de ganhar um
dia de descanso e curtição, você ainda teria que trabalhar um dia a menos,
todas as semanas, pelo resto da sua vida!
Nos acompanhe nessa linha de raciocínio para que possamos descobrir qual seria o gasto médio por final de semana, além de entender outras informações importantes. .
Trabalhar quatro dias por semana pode se tornar realidade um
dia?
Utah
No estado de Utah, nos Estados Unidos, a prática foi
implementada em 2008. Funcionários do governo começaram a trabalhar 10 horas
por dia, de segunda a quinta, o que totaliza as 40 horas de trabalho semanais
que são comuns por todo o mundo, mas distribuídas em apenas 4 dias.
Gâmbia
A regulação foi abolida no início de 2017 por seu sucessor, o presidente Adama Barrow, que decretou meio dia de trabalho às sextas. Ou seja, eles trabalham quatro dias e meio por semana.
Reino Unido
O Partido Trabalhista do Reino Unido, inclusive, adotou a prática como sua política interna oficial, além de ter prometido adotar isso em todo o país, sem nenhuma perda financeira aos trabalhadores, até 2029, desde que vencessem as eleições gerais de 2019.
Embora isso não tenha ocorrido, o líder do partido, Jeremy Corbyn, disse que a derrota não foi um voto contra essa política, ou seja, ainda há chances de que isso se torne realidade no futuro.
Por que existe o interesse em reduzir o número de dias da
jornada de trabalho semanal?
A Microsoft adotou a prática durante o mês de agosto de 2019, em uma de suas subsidiárias no Japão, o que resultou em um aumento de 39,9% na produtividade em comparação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com divulgação da própria empresa.
Ela também reduziu o tempo gasto em reuniões para, no máximo, 30 minutos e incentivou a comunicação remota, o que contribuiu diretamente para a obtenção dos números citados, entre outros pontos positivos.
É claro que os resultados devem variar de acordo com cada empresa e, portanto, demandam estudos específicos, mas bons indicativos não faltam para endossar a tomada de tal decisão.
E se fosse aqui no Brasil, como ficariam os gastos?
Não dá para especificar quanto se gasta em um final de semana, já que isso varia de acordo com uma série de fatores, como poder aquisitivo, preferências pessoais, região e afins. Mas fato é que a sexta-feira costuma marcar o início do final de semana e, com isso, os gastos tendem a aumentar.
Os gastos também tendem a ser mais altos no sábado, já que é possível curtir bastante, tendo em vista que o dia seguinte é domingo, quando há tempo para se recuperar até a segunda-feira, quando a rotina começa a voltar ao normal.
Em uma semana com quatro dias trabalhados e três dias de descanso, supondo que a jornada de trabalho seria da segunda à quinta-feira, a noite de quinta marcaria o começo do final da semana, que se prolongaria por mais três dias inteiros.
Então, em termos práticos, teríamos um sábado a mais no final de semana. Ou seja, os gastos provavelmente subiriam bastante.
Considerando o período de um mês, a conta tenderia a ficar mais elevada. Como o salário continuaria o mesmo nesta suposição, os amantes dos finais de semana teriam duas possibilidades: reduzir um pouco os gastos ou começar a ter problemas financeiros, o que deve ser evitado a todo custo.
E se você tivesse cupons de desconto, como a situação
ficaria?
A economia dos cupons de desconto pode facilmente ultrapassar os 50%, ou seja, mesmo com um dia a mais no final de semana seria possível manter os gastos ou até mesmo economizar em uma previsão “ousada”, porém totalmente factível!
Com um final de semana de apenas dois dias já é difícil controlar o orçamento, e se ele tivesse três dias, seria ainda mais complicado manter as contas em dia, principalmente no final do mês, não é?
Embora essa ainda seja uma situação um pouco distante, pelo menos de acordo com o que observamos no mercado de trabalho, os cupons são mais que realidade e você já deve começar a utilizá-los a partir de hoje. Assim, além de curtir os finais de semana ao máximo, você ainda economiza. Quer coisa melhor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário