Aplicativo poderá ser
acessado por qualquer smartphone
Desde
21 de novembro, o trabalhador brasileiro pode ter as informações de
Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de
Trabalho em um aplicativo móbile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o
Ministério do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital poderá ser
baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e
funcionará como uma extensão do documento físico.
O
objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão
sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais
formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo.
Também
será possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via
da carteira de trabalho física.
A
caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento
oficial do trabalhador.
Como
baixar
·
Para
ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o
trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por
“Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.
·
A
próxima tela são os informes:
·
Em
seguida, irá aparecer uma tela com quatro opções (Entrar, Solicitar 1ª via,
Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes).
Quem tiver a senha cadastrada no
cidadão.br e Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha (será mesma
senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”:
·
Será
necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar.
·
Em
seguida, será necessário digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”.
·
Quem
não tiver senha ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no
cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.
Será
necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe,
estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou
brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de
Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será
direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico
laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao
tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das
cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que
deverá ser trocada no primeiro acesso.
Caso
o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma
nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
·
Pelo
aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível também solicitar a 1ª e
a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se
abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar
pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de
pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para
validar as informações e formalizar o pedido do documento.
Algumas
unidades de atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para
verificar se o posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador
pode entrar no link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.
Essa
solicitação também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira
baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário