O Google hoje é a maior ferramenta de busca do
mundo, responsável por 90% das pesquisas. Logo, se alguém não tem nada online,
por optar por uma vida privada sem exposição digital, caso aconteça uma noticia
ruim, ao se espalhar será o único evento com o nome dela, por ser a única
informação presente nas buscas, mesmo que negativa, pois foi a única que expôs
durante a sua vida nas redes.
Outro exemplo de indexação nas buscas se dá pelo
Jusbrasil, que republica todos os processos e mesmo que a pessoa seja inocente,
fica o registrado online de uma acusação.
Quando se precisa de uma boa reputação online, seja
para uma concorrência, visto, entrevista de trabalho etc, estes tipos de
informações negativas acabam virando um problema, pois estarão sempre nas
buscas, marcando pessoas quem não tem uma boa defesa de reputação.
Em casos de crianças e adolescentes, que fizeram
alguma ação sem pensar na consequência, pode até causar um estrago na vida
deles, que seria o Cyberbulling, o que pode incentivar até o suicídio. E neste
caso, o Google não toma ação alguma no Brasil, já na Europa existe um ato que
você pode pedir ao Google para tirar termos maléficos de um resultado de
pesquisa sobre a vida de uma pessoa, a lei é chamada Direito dos
Esquecidos, e funciona só na Europa e não nas Américas, onde por aqui as
pessoas ainda sofrem com o Cyberbulling.
Da mesma forma que existem ferramentas para limpar
o nome de uma pessoa, as mesmas podem acabar com o histórico de alguém.
Justamente onde entra a Silicon-Minds, para suprir as necessidades de
quem precisa ajuda para criar uma boa reputação online, enquanto não existem
leis e as pessoas, mesmo o Google não estão preparados para fazer esta defesa
de quem esta sendo vitimizado de discursos de ódio, algum tipo de bulling, o Repitation
defende quem passa por esta situação.
Fernando Azevedo explica o por que as noticias
velhas não saem da internet, pois geralmente porque nao existe competição com a
noticia antiga. Há 10 anos, ao procurar 'iphone' você achava as informações do
primeiro iphone. Agora a pesquisa da palavra 'iphone' mostra resultados do
iphone 7, ou iphone x. As noticias do iphone 1 foram substituídas por conteúdo
mais novo que gerou curtidas, compartilhamentos, cliques e links de outros
sites apontando para a nova noticia.
O que fazemos é recriar noticias nao negativas para
pessoas e empresas e recriar os fatores de viralidade para que estas novas
noticias entrem na frente das noticias negativas, levando-as para 2a, 3a, 4a
pagina. A melhor armadilha que vemos no trabalho de reputacao é a pessoa nao
ter uma participacao na internet com seu nome completo. Dai, quando algum
problema de reputação acontece, so existem noticias negativas aparecendo nos
resultados do nome da pessoa ou da empresa.
Silicon-Minds
Nenhum comentário:
Postar um comentário