Boas
notícias para o varejo online na América Latina, especialmente no Brasil.
Estudos recentes apontam que, seguindo uma tendência mundial de consolidação e
expansão, o comércio digital continuará a crescer na região.
De acordo
com pesquisa da eMarketer,
a porcentagem de usuários de internet latino-americanos que farão pelo menos uma
compra online será de 51,1% em 2021. Em 2016 eram 47,2%, e este ano são 48,8%,
sendo que, ao final de 2017, o país com maior índice de compradores online na
região será a Argentina (55,7%). O Brasil fechará com 47,7%, mas irá gerar a
maior receita de vendas, chegando a US$ 16,05 bilhões.
Isso
demonstra, de maneira inequívoca, que os consumidores e varejistas brasileiros
estão prontos para absorver o e-commerce e, principalmente, as novas
tecnologias de pagamentos eletrônicos, que garantem rapidez e segurança ao
processo.
Os dados
da eMarketer também revelam as peculiaridades dos países da América Latina no
que diz respeito às tendências de compras e aos métodos de pagamento. No
Brasil, os consumidores preferem comprar roupas, sapatos e dispositivos eletrônicos,
enquanto na Argentina e no México predominam ingressos e passagens.
Na hora
de finalizar a transação, cerca de 60% dos compradores mexicanos já utilizaram
PayPal como forma de pagamento, enquanto, no Brasil e, principalmente, na
Argentina, o cartão de crédito é o método preferido (77% e 88%,
respectivamente).
Nesse
contexto, é importante lembrar o crescimento do uso do celular como ferramenta
de compras online: os smartphones já respondem por 20% das receitas do comércio
digital latino-americano, segundo estudo da comScore.
Mas é preciso observar que, embora os usuários de dispositivos móveis gastem
mais tempo visitando e-commerces, são os clientes na frente do computador que
compram mais.
Ainda de
acordo com a comScore, mais da metade dos internautas latino-americanos visita
sites de comércio eletrônico. No entanto, no momento crucial da transação,
apenas 35% das compras são feitas no ambiente virtual. Ou seja, um dos desafios
para os negócios online da região é fazer com que os internautas optem por
comprar via web, em vez de ir até uma loja física para adquirir o produto.
O custo
de entrega é um dos obstáculos para que isso aconteça, já que os pesquisadores
da comScore descobriram que 3 de 5 compradores estão dispostos a abandonar a
transação quando há uma taxa extra para envio da mercadoria.
Outro
ponto crucial é a segurança: a Euromonitor
apurou que cerca de 47% dos brasileiros ainda preferem não compartilhar
suas informações financeiras em ambientes virtuais. Contudo, é um índice que
tende a cair com a disseminação das carteiras digitais como o PayPal, que
protege a compra online por meio da criptografia de dados pessoais e de
monitoramento em tempo integral, prevenindo fraudes e roubo de informações. Já
são 7,8 milhões de usuários ativos na América Latina e 3 milhões no Brasil. As
digital wallets são a "senha" para que o e-commerce no País e na
região fique cada vez mais forte.
Thiago
Chueiri - diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil
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