Conclusões são do estudo Consumer Watch da Kantar Worldpanel
Há mais de dez anos, a Kantar Worldpanel, especialista no
comportamento do consumidor, realiza o estudo Consumer Watch, cujo intuito
é averiguar a percepção do consumidor latino nas principais cidades de 15
países da América Latina. Neste ano, predomina um cenário de pessimismo ou de
aperto dos cintos para a maioria das famílias. Assim, para fazer render seu
dinheiro, o comprador latino-americano se transformou em um “consumidor
malabarista”.
Mas o que está por trás do pessimismo das famílias? Em primeiro
lugar, houve uma forte desaceleração no crescimento do consumo na América
Latina, que, nos últimos sete anos, baixou de 7% para 2%. Na região, apenas os
países da América Central e o México conseguiram aumentar seus níveis de
consumo no mesmo período. Entretanto, uma tendência geral é que, ainda que os
lares consumam menos, eles estão ampliando seus gastos com a cesta básica em
10%.
Em termos de percepção, 65% dos entrevistados sentem que a
situação econômica de seu país está pior do que em 2016 – e entre eles se
destacam Venezuela, México e Colômbia. Em contrapartida, Bolívia, Chile e Peru
são os que enxergam uma melhora no panorama econômico local.
Ainda
que a insegurança continue sendo a principal preocupação dos latinos (57%), nos
últimos cinco anos a menção a esse fator caiu de maneira significativa, com
exceção do México, onde, na realidade, cresceu.
A
inflação é a segunda questão mais recorrente entre os latinos, e os
venezuelanos, mexicanos e argentinos são os mais afetados por ela.
As famílias sentem uma crise em seu país?
Segundo o estudo, 86% dos latinos percebem um momento de crise
econômica em seu país, sendo Venezuela, Brasil, México, Colômbia e Equador as
nações nas quais mais famílias notam essa situação, sendo que 70% deles acreditam
que a crise afeta diretamente seu lar.
Os latinos enfrentam os preços mais altos e uma menor entrada de
dinheiro com mais pressão sobre o gerenciamento dos gastos da família. Nesse
contexto, as donas de casa desempenham um papel fundamental no cuidado com os
gastos familiares: 86% delas se sentem comprometidas com suas compras, já que,
além de cuidar de suas próprias finanças, cuidam também das de sua família.
A principal meta para 58% das latinas é gastar menos ou não
ultrapassar o orçamento de que dispõem. Para isso, adquirem produtos mais
baratos ou de marcas próprias dos estabelecimentos em que fazem compras.
Entretanto, 29% gasta mais do que o estabelecido.
“A principal razão pela qual os gastos chegam a exceder o
orçamento é porque, na hora das compras, se encontra uma série de promoções ou
produtos mais baratos ou porque esses estão custando mais do que o
esperado. Sem dúvida, algo que une os latinos é a busca por fazer render seu
dinheiro sem descuidar da família”, afirma Virginia Garavaglia, Diretora de
Marketing da Kantar Worldpanel para a América Latina.
Kantar
Nenhum comentário:
Postar um comentário