A
psicologia é um fator essencial e determinante na maioria das estratégias de
marketing. Isso porque todas as decisões, desde as mais simples às mais
complexas, são tomadas primeiro no inconsciente. Esse processo, dependendo da
complexidade da decisão, pode demandar bastante energia do cérebro. Para evitar
a fadiga mental, adotamos algumas diretrizes, os chamados gatilhos mentais.
Quando aplicados da maneira correta, são capazes de ajudar no engajamento dos
seus consumidores, motivando-os a agir. Em outras palavras, podem atuar como
incentivadores em uma decisão de compra.
Listamos
abaixo os principais mecanismos utilizados em marketing que poderão ser úteis
ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira!
Segurança
Ao oferecer um produto ou serviço, é fundamental demonstrar-se confiante e seguro em relação àquilo que está vendendo. Esse gatilho diz respeito tanto à segurança transmitida pela sua loja quanto à sensação que o produto causa no consumidor.
Como aplicar
— "Resultados em uma semana ou devolvemos o seu dinheiro";
— "99% de clientes satisfeitos".
Escassez
Sabe aquele papo de que "é preciso perder para dar valor"? Acredite ou não, mas essa lógica funciona para os negócios. As pessoas tendem a valorizar aquilo que é escasso e há uma explicação: o inconsciente costuma associar que quanto mais difícil for para adquirir um produto, mais raro e valioso ele é.
Como aplicar:
— "Apenas uma unidade restante em estoque";
— "Vagas limitadas";
— "Frete grátis para os 20 primeiros compradores".
Urgência
Muito parecido com o da Escassez, porém está relacionado ao fator temporal, pois o produto ou serviço oferecidos possuem um prazo limite para serem adquiridos. É agora ou nunca! Depois desse período, o consumidor perde a oportunidade de obter o item ou de aproveitar um desconto, por exemplo. É um gatilho muito efetivo, pois diante dessa situação, tendemos a agir o mais rápido possível.
Como aplicar
— "Contagem regressiva para comprar";
— "Só neste fim de semana";
— "Última chance".
Prova
Social
Por pertencermos a uma sociedade, querendo ou não, o inconsciente tende a
seguir a maioria. Seres humanos sentem necessidade de pertencer a grupos que os
identifiquem como indivíduos, dessa forma, a Prova Social é um gatilho
poderoso.
Como aplicar
— Depoimentos de clientes satisfeitos e pesquisas de satisfação;
— Opiniões e imagens de pessoas influentes que utilizam o produto;
— Quantidade de unidades vendidas.
Reciprocidade
"Gentileza gera gentileza". Concorda? Seu inconsciente também. O ser
humano tem uma tendência natural a querer retribuir algo que lhe agrega valor
de alguma forma. Portanto, se você pratica algum gesto que seu cliente entenda
ser de coração, ele se sentirá grato e retribuirá de alguma forma, seja
compartilhando uma publicação, seja cadastrando o e-mail na sua lista ou mesmo
comprando um de seus produtos.
Como aplicar
— Amostras grátis;
— Brindes.
Antecipação
Ao assistir a um trailer empolgante de um filme que será lançado em breve, bate
uma ansiedade pela estreia, certo? Assim funciona o gatilho da Antecipação. Ele
diz respeito às expectativas em relação a algo que está por vir e, portanto, é
muito poderoso, uma vez que o futuro é algo incerto e o ser humano se sente
confortável quando as perspectivas são positivas. Estimular a novidade,
antecipando informações sobre um lançamento é mais um modo de conquistar a
atenção do público.
Como aplicar
— Planeje a apresentação do produto e comece a fazer publicidade, estimulando a
curiosidade do público sobre o que está por vir.
Razão (Por
que)
Mesmo que as decisões sejam tomadas primeiramente no inconsciente, a mente
tende a procurar sempre por razões que justifiquem as ações. Quando encontramos
essas motivações, acreditamos estar fazendo o certo.
Como aplicar
— Apresente os motivos pelos quais deveriam comprar seu produto/serviço;
— Quando usar os gatilhos de urgência e escassez, explique o motivo do prazo ou
da oportunidade ser única.
Os
gatilhos mentais são poderosas ferramentas de convencimento, portanto devem ser
utilizados com ética e responsabilidade. Se você não entrega ao público aquilo
que promete e os utiliza apenas para benefício próprio, você não estará
persuadindo as pessoas, mas manipulando-as. Lembre-se: A persuasão é a
capacidade de entender o que o seu público pensa e deseja, se comportando de
forma que os seus objetivos se alinhem a esses desejos e vice-versa.
Bruno
Gianelli - sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e
plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/
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