Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vai viajar nas férias? Saiba o que fazer com seu animal de estimação.




 O Vet Quality Centro Veterinário 24h oferece dicas para o bem estar e saúde dos cães e gatos que irão viajar com seus tutores para as férias e festas de fim de ano.

ITENS BÁSICOS PARA BAGAGEM DO SEU ANIMAL:
- Coleira e guia
- Ração em quantidade adequada para período da viagem
- Potes para água e comida
- Shampoo de costume e toalha
- Cama, brinquedos
- Medicamentos de uso contínuo e para emergências

PREVENÇÃO DE DOENÇAS:
- O animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas.
- Viagens para litoral exigem prevenção contra Dirofilariose ou verme do coração.
- Viagens para localidade rural exigem prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas.
- Consultar Médico Veterinário para maiores informações.

TRANSPORTES:
A escolha do meio de transporte mais adequado vai depender da distância até o destino final. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal, dê preferência pelo transporte aéreo.

Antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjôo.

CARRO:
- O animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial para cães ou caixa de transporte adequada.
- O ambiente dentro do automóvel deve estar fresco, o excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal.
- Em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal.

AVIÃO:
- Atentar-se as regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte necessário, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem, documentação necessária para embarque do animal, e lembrar que o número de animais por vôo é limitado.
- Algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao invés de ir no bagageiro, informe-se com a companhia aérea.

DOCUMENTAÇÃO VIAGENS DE CARRO OU AVIÃO:

VIAGENS NACIONAIS:
- Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4meses de idade contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data da viagem.
- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

VIAGENS INTERNACIONAIS:
- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Agendar com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento. O prazo para emissão do mesmo pode passar de 30 dias úteis.
- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.
- Carteira de vacinação atualizada.
- Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.
- Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem.

Vet Quality Centro Veterinário 24h - www.vetquality.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados