Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Acidentes de Natal: pets podem levar choque ao roer fios do pisca-pisca





Donos devem manter cães e gatos, principalmente filhotes, longe das árvores de Natal. Choques podem causar de queimaduras locais a edema pulmonar neurogênico nos animais
O pisca-pisca da árvore de natal representa um grande perigo aos animais de estimação. Cães e gatos, principalmente filhotes, podem roer os fios do enfeite e levar choques. "O ideal é manter árvores de natal e outros enfeites que contenham a luzinha fora do alcance dos animais", comenta Marcelo Quinzani, diretor do Hospital Veterinário Pet Care.
Caso o dono não consiga evitar o acidente, ele deve levar o pet imediatamente ao veterinário. "Choques podem ser leves, causando queimaduras locais, ou graves, resultando em um edema pulmonar neurogênico de difícil tratamento", alerta o especialista.
No momento do acidente, a primeira providência que o dono deve tomar é desligar o fio da tomada e nunca tentar retirar o cão com o fio ligado, uma vez que também pode ser eletrocutado. Também deve afastá-lo de possíveis poças d’água ou urina e nunca jogar água no animal.
Afastando o pet do perigo
Este tipo de acidente costuma ser mais comum com gatos, que possuem preferência maior por brincar com fios e escalar árvores, e também com filhotes. “Estes são extremamente curiosos e ainda não entendem limites, por isso é necessário que os donos impeçam o acesso à área onde o pinheirinho estiver localizado”, explica o veterinário, que reforça ainda que animais já adultos são mais fáceis de serem condicionados a ficar longe do local através de treinos e prêmios.

Hospital Veterinário Pet Care      - www.petcare.com.br - Blog: http://petcare.com.br/blog/ - Twitter: http://twitter.com/hvpetcare - Facebook: http://www.facebook.com/hvpetcare
Unidade Ibirapuera: Av. República do Líbano, 270 – São Paulo
Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 1839 – São Paulo
Unidade Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 3001 – São Paulo
Unidade Tatuapé: Rua Serra do Japi, 965 – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados