Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Aplicativos ajudam pacientes com deficiência visual

As funções vão desde ferramentas que auxiliam no dia a dia dos pacientes, até um simulador da visão de pacientes que possuem doenças da retina 

Mais de 35 milhões de pessoas vivem com deficiência visual no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, a Novartis desenvolveu três aplicativos com diferentes funções que auxiliam o dia a dia de quem enfrenta dificuldades para enxergar. 

Os apps ViaOptaNav e ViaOpta Daily acabam de ganhar versões em português e estão habilitados com tutoriais de áudio. Isso permite ao usuário mais independência e confiança para a realização das tarefas diárias como leitura, identificação de objetos e instalações de acessibilidade. Já o ViaOptaSim simula oito doenças oculares, entre elas Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)3, principal causa de perda de visão em idosos, e Edema Macular Diabético (EMD), doença que mais causa cegueira em idade produtiva2, ambas condições tratáveis e potencialmente reversíveis. O app auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre deficiência visual.

Outra novidade é que os apps foram adaptados para a utilização em relógios inteligentes, como o AppleWatch, permitindo ao usuário navegar com orientação de voz e vibração de seu relógio.

·         ViaOpta Daily

Reúne seis diferentes funções para ajudar no dia a dia, incluindo recursos de previsão do tempo, lupa, detector de cores e o reconhecimento de pessoas e itens de uso diário, tais como dinheiro e objetos. Com ajuda do dispositivo, o usuário ainda é capaz de apontar a câmera para uma direção e, após alguns segundos, a narração irá informar o que está em sua frente, auxiliando-o a se localizar em ambientes desconhecidos.    

·         ViaOpta Nav

O ViaOptaNav é capaz de identificar informações sobre instalações específicas de acessibilidade em torno dos usuários com deficiência visual, como pavimentação tátil, cruzamentos e semáforos com som. Ele ainda determina a sua posição exata e encontra destinos ou pontos de referência próximos, localizando, por exemplo, farmácias, hospitais, restaurantes e bancos.

Além disso, o app é o primeiro aplicativo de navegação ponto a ponto disponível para smartwatches, como Apple Watches ou dispositivos Android Wear. Ao utilizá-lo, os usuários podem determinar sua posição exata e encontrar destinos ou pontos de referência próximos. Baseado nesses pontos de referência, o ViaOpta Nav passa a guiar os usuários a seus destinos com segurança.

·         ViaOpta Sim

Simula a visão de oito doenças oculares como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético, tração vítreo macular e oclusão da veia central da retina. O simulador auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre a deficiência visual e a importância de procurar um especialista aos primeiros sinais da doença.

Os apps estão disponíveis para Android (http://migre.me/rg590 )  e IOS (http://migre.me/rg59o) ou através dos QR Codes. 


Via Opta Daily 


Android
Apple





  








Via Opta Nav


Android
 
Apple













  Via Opta Sim



Android
 
Apple














Sobre as doenças de retina
Retinopatia diabética: a retinopatia diabética é causada pelo excesso de açúcar nos pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina e acaba desgastando-os, fazendo com que surjam edemas ou obstruções na retina.
Edema macular diabético: o edema macular diabético tem como principal causa a diabetes mal controlada, além da hipertensão arterial (pressão alta), idade avançada e outros problemas de visão como miopia,  astigmatismo etc.
DMRI: o surgimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) está ligado a fatores genéticos e hereditários, além do próprio processo de envelhecimento.
Oclusão Venosa da Retina (OVR): a oclusão venosa da retina (OVR) não possui uma circunstância específica para se desenvolver. Ainda assim, existem aspectos determinantes para o seu desencadeamento, como a idade avançada, pressão arterial elevada, alta taxa de gordura no sangue, diabetes, glaucoma e problemas com a coagulação sanguínea.
Sobre Lucentis
Lucentis é um antiangiogênico e inibidor de VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), único medicamento anti-VEGF aprovado no país para  o tratamento de quatro patologias distintas da retina  e considerado padrão-ouro por sua eficácia e segurança. No Brasil, Lucentis teve aprovação da ANVISA para o tratamento da Degeneração Macular relacionada à idade (DMRI), em 2007 e para Edema Macular Diábético, em 2012, Oclusões Venosas da Retina (OVR), em 2013, e Miopia Patológica, em 2015.  Apesar de não ser incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em âmbito federal, na indicação para DMRI úmida Lucentis® é disponibilizado por planos de saúde privados, desde 2012, e pelos governos estaduais do Mato Grosso, Pará, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, além do Distrito Federal. No entanto, o medicamento ainda não é reembolsado para pacientes nas outras indicações.



Referências: 


1 Portal G1. Disponível em <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/04/239-dos-brasileiros-declaram-ter-alguma-deficiencia-diz-ibge.html. Acessado em: 21/08/2015

2 Yau JW, Rogers SL, Kawasaki R, et al; Meta-Analysis for Eye Disease (META-EYE) Study Group. Global prevalence and major risk factors of diabetic retinopathy. Diabetes Care 2012;35(3):556-564

3 Recomendações da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) sobre o tratamento intraocular quimioterápico com antiangiogênicos para degeneração macular relacionada a idade (DMRI) do tipo úmida ou exsudativa. Disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/imgarq/9377/1197386_109706.pdf


Fonte: Novartis -www.novartis.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados