Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Viagem, alimentação e barulho: confira dicas para o fim de ano não ser um sufoco ao lado do seu pet



Mars, Incorporated, dona das marcas PEDIGREE®, ROYAL CANIN® e WHISKAS®, reuniu especialistas para falar sobre o assunto
Não há números oficiais compilados, mas as 33 ONGs que fazem parte do Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom relatam um aumento considerável nos casos de animais abandonados durante as festas de fim de ano e férias. Muitos deles fogem de suas casas por ficarem transtornados com o barulho dos fogos de artifício ou acabam abandonados quando os donos viajam.
A Mars, Incorporated, dona das marcas líderes no segmento de alimentação pet no país, PEDIGREE®, ROYAL CANIN® e WHISKAS®, acredita que os animais transformam as nossas vidas para melhor e, por isso, trabalha para que o bem-estar deles seja sempre prioridade. Para promover uma relação ainda mais saudável entre os animais e seus donos, a empresa reuniu, juntamente com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), dicas de especialistas para fazer do fim de ano uma época menos traumática para todos.
FESTAS
Cães e gatos possuem uma audição muito mais sensível que a dos humanos. Por isso, o barulho dos fogos de artifício pode ser tão perturbador para eles.

·         A primeira precaução é para que o animal não fuja, deixando-os em locais fechados e com o maior isolamento acústico possível, lembrando que é essencial deixar ao alcance deles comida e água fresca;
·         Se o pet começar a chorar, latir/miar ou até urinar, não dê bronca. Ele vai acabar relacionando a bronca com o barulho e ficará com mais medo ainda. Por outro lado, dar carinho vai ensinar que esse comportamento ansioso é o correto. O ideal é deixar que ele se esconda onde se sentir mais seguro;
·         Consultar um profissional especializado em comportamento animal também ajuda bastante.
ALIMENTAÇÃO
Os humanos até podem sair da dieta durante as festas de fim de ano, o que não é nem um pouco recomendável para os pets e, além disso, a hidratação também é extremamente importante para eles.
·         Se a festa for na sua casa, avise os convidados que está proibido oferecer qualquer tipo de comida para o seu cão ou gato;
·         Ossos e caroços de frutas também devem ficar longe deles;
·         Fim de ano é uma época extremamente quente e alguns gatos e cães perdem o apetite e passam a comer menos. A recomendação é escolher um horário do dia mais fresco para oferecer o alimento. Em relação a quantidade, ofereça a mesma porção que ele está acostumado a comer.
·         Durante o verão, cães e gatos devem beber mais líquido, por isso não esqueça de manter água limpa e fresca sempre ao alcance dos peludos.

“Há animais que preferem água gelada. Por isso,é importante que o proprietário conheça seu animal e ofereça a água na temperatura mais atrativa para  o pet, fazendo com que ele se mantenha hidratado durante o dia todo”, afirma Dra. Sandra Nogueira, Médica-Veterinária e Gerente de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.
VIAGEM
Época de férias é sempre muito celebrada pelos humanos, mas para àqueles que têm cachorro o gato, vem a dúvida: viajar com eles ou deixá-los?
·         Se a decisão for deixá-lo em um hotel, certifique-se de que seja um estabelecimento recomendado, com boas indicações e que presta o atendimento necessário para garantia do bem-estar do animal;
·         Se optar por deixá-lo em casa, você pode convidar alguém de sua confiança para cuidar dele ou contratar o serviço de um pet sitter para alimentá-lo e manter as rotinas de passeios e brincadeiras. Importante que o profissional contratado seja especializado.
·         Para viajar de avião ou ônibus, a dinâmica é mais complexa – mas possível: é preciso verificar todas as regras, documentação e outras burocracias previstas para transportá-lo e ter a certeza que o lugar que você escolheu para se hospedar seja pet friendly.
·         Para uma viagem de carro, passeie com o animal antes dele entrar no veículo para que ele faça suas necessidades. Não alimente o pet antes das viagens e durante o trajeto porque eles podem ficar enjoados e não deixe que ele fique com a cabeça para fora da janela, pois isso pode causar otite. Uma última dica muito importante: nunca deixe o pet solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio.






M



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados