Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Compras de Natal para as crianças




Pais devem ficar atentos na compras de brinquedos, para evitar acidentes com peças que possam ser engolidas por seus filhos

Faltando poucos dias para o natal, muitos pais já começaram as compras dos presentes. E opções de brinquedos para as crianças é o que não faltam, mas é preciso ficar atento na hora das compras.
Brinquedos considerados inadequados ou inapropriados para a idade da criança, podem trazer sérios problemas para a saúde. Para evitar que a brincadeira se torne uma dor de cabeça, nunca é demais recomendar aos pais que tenham cautela e aumentem a supervisão dos filhos, quando o assunto é brinquedos e outras peças que possam ser engolidas.
O médico gastroenterologista responsável pelo serviço de endoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças (HSNG), Dr. Guilherme Gomes explica que a faixa de idade mais crítica é entre os sete meses e os cinco anos. “Essa é considerada a fase oral, justamente quando a criança tem o hábito de colocar tudo na boca e com a evolução da deglutição a atenção deve ser redobrada”, afirma Dr. Guilherme.
Quando uma criança engole uma peça, muitas vezes é possível tirar o corpo estranho por endoscopia. Mas o maior perigo são outras complicações que o objeto pode causar, como perfurações intestinais, infecções e sufocamentos, que podem até levar até a morte. “Se o brinquedo ou objeto é aspirado, pode ocorrer sufocação, infecções de vias respiratórias e broncoespasmos, que, conforme a gravidade, também podem provocar tragédias”, alerta a pediatra do HNSG, Dra. Clarice Arns da Cunha Warnecke.
Para evitar acidentes, o principal é que os pais fiquem atentos aos brinquedos e às brincadeiras e conversem com as crianças sobre os perigos de colocar na boca objetos estranhos. “Caso a criança leve algum objeto à boca, este deve ser retirado imediatamente e com delicadeza, para que não venha a ser engolido. Desaloje o objeto da garganta o mais rápido possível, a fim de evitar asfixia”, ensina a pediatra do HNSG.

Na hora das compras,fique atento às seguintes dicas:
* Brinquedos com ruídos excessivos podem causar danos à audição;
* Evite brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a engoli-los;
* Atenção aos brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos;
* Em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão;
* Brinquedos têm, sim, prazo de validade. Verifique o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo;
* Atenção especial a brinquedos que possam levar a sufocamento, como cordas, balões ou peças muito pequenas;
* Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo;
* Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CGC, endereço);
* Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico;
* Os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
 
(Fonte: Secretaria de Saúde de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados