Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Limpeza de caixa d’água e desentupimento de calhas e pias são algumas das ações que podem ser realizadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti





Além da dengue, o mosquito transmite o zika vírus, responsável pelos diversos casos de microcefalia em bebês da região Nordeste. Com a chegada do verão, época em que o número de casos aumenta, estar atento ao próprio quintal de casa é essencial para evitar contaminações. Cuidados com a caixa d’água, ralos, pias, calhas, além do controle de insetos são algumas das recomendações

Há poucos dias, a prefeitura da cidade de São Paulo comunicou a possibilidade de um surto de dengue em 2016. A gestão atual acredita que cerca de 200 mil casos podem ser registrados, o dobro de 2015. O cenário de São Paulo não é muito diferente ao de outras regiões. No Nordeste, por exemplo, já há um surto de doenças transmitidas pelo mesmo mosquito – o Aedes aegypti -, como o zika vírus, este relacionado aos casos de microcefalia em bebês da região (somente em Pernambuco foram registrados cerca de 500 casos).
As larvas do mosquito Aedes aegypti nascem e se criam em água parada. Portanto, evitar o acúmulo de água é essencial. O dono do imóvel deve estar atento aos riscos em sua próprios quintais e lajes, locais onde são encontrados 80% dos focos. Abaixo seguem algumas orientações da Roto-Rooter, rede internacional de desentupidoras:
- Desentupimento
Verificar locais obstruídos é um dos primeiros passos. Pias, ralos, tanques, colunas e calhas - todos suscetíveis a entupimentos - são presentes em quase todos os tipos de moradias. Isso quer dizer que qualquer casa, apartamento ou empresa corre riscos de acúmulo de água parada. As calhas, por exemplo, acumulam água da chuva, que por sua vez é limpa, o tipo de água que o mosquito prefere. “Com as tecnologias disponíveis no mercado, como é o caso dos equipamentos da Roto-Rooter, um profissional consegue desobstruir as passagem sem a necessidade de quebrar paredes e pisos,” completa.
- Limpeza e imunização de caixa d’água
A caixa d’água é um dos principais locais de proliferação do Aedes aegypti. Além de ser mantida constantemente fechada, recomenda-se a limpeza de pelo menos seis em seis meses. Além de prevenir a dengue, a vistoria evita outros problemas, como a possível ingestão de água contaminada e que pode causar viroses. A Roto-Rooter oferece também a imunização de caixa d’águas, processo que elimina de microrganismos que causam doenças, mantem a qualidade da água.
Medidas que devem ser tomadas ao limpar uma caixa d’água:
• Utilizar sapatos de borracha e luvas para prevenir contato direto com possíveis sujeiras;
• Fechar o registro da água e esvaziar a caixa d’água, deixando um pouco de água para usar na limpeza;
• Fechar o registro de saída e esfregar as paredes e fundo da caixa d’água com panos, sem usar detergente ou produtos químicos;
• Não utilizar escovas ou objetos cortantes para não danificar a caixa d’água;
• Abrir o registro de entrada e deixar encher a caixa d’água, em seguida adicionar um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório e aguardar um período de duas horas;
• Após as duas horas, esvaziar o reservatório;
• Lavar bem a tampa antes de colocar sobre o reservatório, tampando adequadamente para evitar que insetos entrem nela, como o mosquito da dengue.
• Abrir novamente o registro de entrada de água;
• O ideal é que seja usada a primeira água após a limpeza da caixa d’água nas atividades domésticas.
- Dedetização
Dedetizar a casa é outra opção para se ver livre dos mosquitos. Existe um processo chamado desinsetização e controle de insetos que elimina mosquitos, além de formigas, carrapatos, caramujos e aranhas. A desinsetização é feita em algumas horas e indicada principalmente durante o verão, época em que há maior número de insetos, como é o caso do Aedes aegypti. A Roto-Rooter oferece o serviço para residências, condomínios e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados