Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Especialista do Senac dá dicas para economizar na preparação das ceias neste final de ano




Planejamento e uma dose de criatividade podem ajudar na preparação de pratos deliciosos e econômicos

É comum que nessa época de comemorações os gastos fujam um pouco do controle e acabem comprometendo o orçamento familiar. Pensando no preparo das ceias de Natal e Ano Novo, que normalmente contam com receitas realizadas com ingredientes mais nobres e de custo elevado, planejamento, bom senso e criatividade podem ajudar no equilíbrio das contas, sugere Zenir Dalla Costa, coordenadora dos cursos de pós-graduação e extensão em gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.
A profissional oferece algumas dicas tanto para orientar na hora das compras quanto como compor a mesa das festas - desde as mais tradicionais, até as mais modernas -, com um cardápio variado e gastando pouco.
A primeira orientação é calcular as quantidades de bebidas e alimentos que serão servidos de acordo com o número de convidados. Pensando numa ceia básica, estima-se que cada pessoa consumirá um total de 770 gramas de alimentos, sendo 100g de entrada, 240g para arroz com frutas secas, legumes ou massa, 180g de carne (ideal ter uma carne de ave, uma carne bovina ou suína), 150g de sobremesa, 100g de frutas variadas e 720 ml de bebidas, entre elas refrigerantes, vinhos e espumantes. Fazendo essa conta simples, já é possível ter uma base do que será necessário comprar. Esse cálculo vale também para ceias sob encomenda.  “Na hora de preparar a comida, o que vai ajudar é a criatividade. Experimente fazer combinações diferentes com produtos do dia a dia, isto fará render um prato novo e também especial”, sugere Zenir.
Outra dica é que o anfitrião sirva os convidados. Quando cada um se serve, é grande a chance de aumentar a variedade e quantidade de alimentos colocados no próprio prato, possibilitando o desperdício. O ideal é que o anfitrião faça as honras da casa também nessa hora.
Não deixar para fazer as compras no supermercado em cima da hora é outro conselho da especialista. Pois, sem antecedência, a pesquisa de preço fica comprometida e isto pode aumentar os gastos. Se tiver mais tempo para pensar na ceia, dá para escolher outros produtos e fazer boas substituições. Recorrer às frutas da época também ajuda na economia, além disso, planejar antes garante que você adquira ingredientes mais frescos e de qualidade.
Zenir ressalta que a máxima para evitar qualquer gasto que extrapole o planejado é sempre o bom senso. Lembrar que o menos é mais, é importante em diversas ocasiões, inclusive na hora de fazer comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados