Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Grande aliado da saúde damasco marca presença nas festas de final de ano




O fim de ano está chegando e junto com ele algumas tradições batem à porta. Nas gôndolas, panetones, frutas e castanhas conquistam lugar de destaque. Nas receitas, ao contrário da uva passa que tem até campanha no Facebook com mais de 40 mil pessoas contra sua presença no Natal, o damasco está entre os ingredientes favoritos. O que pouca gente sabe é a quantidade de benefícios que a fruta provoca na saúde. A Blend Coberturas, fabricante de insumos para indústria de alimentícia, te conta tudo sobre a fruta, nesta edição do "Por dentro da receita".
Fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e da Sibéria, e também conhecido como abricó, o damasco é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. Como é curiosidade de muitos, o damasco é sim da família do pêssego. Porém, algumas características os diferenciam, como o formato menor, o sabor um pouco mais ácido e a polpa menos suculenta.
Outro diferencial da fruta são suas propriedades nutricionais. Fonte de magnésio, potássio, fósforo, ferro, vitaminas A, C, K, B3, B9, B5, entre outros elementos, como antioxidantes e beta-carotenos, o damasco é um excelente aliado na prevenção de doenças do coração, alguns tipos de câncer e, até mesmo, na proteção da visão, diminuindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento como a degeneração macular, que leva a cegueira. Além disso, seu alto teor de fibras ajuda a combater a constipação intestinal, auxiliando também na digestão, no equilíbrio do metabolismo e na manutenção de um peso saudável.
Apesar de disponível durante todo o ano, o damasco recebe ainda mais atenção nas ceias de Natal e Ano Novo. Em receitas doces ou salgadas, acompanhando queijos finos ou ingredientes como coco, chocolate e nata, sua presença é imponente e deliciosa. Até mesmo as sementes da fruta podem ser aproveitadas, por serem extremamente adocicadas, em algumas receitas elas podem substituir as amêndoas.
A Cobertura de Damasco da Blend é produzida com damascos secos importados da Turquia, menos ácido e mais saboroso do que os argentinos. O produto, na versão normal ou diet, não possui adição de aromatizantes, o que garante maior fidelidade ao sabor natural. A textura é excelente para aplicação na sorveteria e na confeitaria, sendo utilizada em picolés, sorvetes de massa, milk-shake, bolos, tortas, cheesecakes, entre outros. Em preparações salgadas, pode ser usada em molhos de salada, queijos finos e canapés. Uma sugestão do chef Manoel Reis é misturar a cobertura com manjericão fresco e limão siciliano até formar um delicioso molho para salada.

Filomena Benfatti - formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas. www.blendcoberturas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados