Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

USO EXCESSIVO DO REPELENTE PODE CAUSAR INTOXICAÇÃO



Algumas pessoas não sabem que o uso excessivo de repelente intoxica e que existe um número certo de aplicações para ser respeitada, bem como um tipo de produto para cada faixa etária. O horário das aplicações também é algo duvidoso para algumas pessoas. Muita gente se protege somente no cair da tarde, quando os mosquitos são mais visíveis. 

Médicos alertam para o uso do repelentes nas primeiras horas do dia e com orientação médica. Excesso pode causar intoxicação
Não há nada mais angustiante que o cair da tarde e aqueles zumbidos de mosquitos, principalmente na hora de dormir. Mas engana-se quem acha que deve se proteger somente quando eles estão mais visíveis. O mosquito Aedes Aegypti, transmissor de vírus como Zika, Dengue e Chikungunya ataca mais nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Por isso, é importante o uso do repelente logo ao acordar, juntamente com o filtro solar.
Segundo Dr. Rafael Cavanellas, dermatologista da Clínica Fares, o uso do repelente deve-se dar nas primeiras horas do dia. No caso dos bebês, assim que sair do berço, este coberto com mosquiteiro. Ele frisa nunca aplicar o produto nas mãos dos pequenos para não ter perigo do produto ser levado à boca. Ainda para as crianças, o especialista destaca a importância de consultar o pediatra para a utilização do produto adequado à pele, sendo recomendada a utilização apenas a partir dos seis meses de vida.
Para todas as idades o procedimento ideal é aplicar o filtro solar, maquiagem, hidratantes e demais produtos, esperar secar por 15 minutos, para seguir com a camada de repelente. Uma outra orientação é aplicar somente nas áreas da pele que ficarão expostas ou por cima da roupa. “O repelente libera uma substância que fica envolta ao corpo em média até 4 cm da região aplicada. Por isso, passar por cima das roupas é importante”, destaca Cavanellas.
O médico também alerta para o uso excessivo de aplicações, sendo necessário seguir a recomendação de cada repelente para evitar a intoxicação. Para a noite, é essencial tomar um banho para remover o produto antes de dormir evitando que substância fique durante muito tempo no corpo. Após o banho normal, de mar ou piscina, é recomendada a reaplicação, porém, segundo o especialista, deve ser respeitada a dose máxima de aplicação diária por faixa etária. 
O mais importante, para ele, é verificar junto ao médico especializado qual o tipo de repelente para cada idade, quanto à concentração e ao princípio ativo, e ter cuidado com repelentes caseiros, cuja eficácia não tem comprovação científica. “Alguns podem proteger, mas por apenas 20 minutos”, completa.
Abaixo, algumas orientações da Associação Brasileira de Dermatologia sobre o uso de repelentes e outras medidas de se prevenir contra o mosquito:

Qual o repelente ideal, seguro e como deve ser usado? 

Atenção: crianças até 6 meses de idade não podem usar repelentes! 
Repelentes para crianças entre 6 meses a 2 anos de idade
Aqueles que têm na composição a seguinte substância:
IR3535– duração de até 4 horas, aplicar uma vez ao dia

Repelentes para crianças entre 2 a 7 anos de idade
Aqueles que têm na composição qualquer uma das seguintes substâncias: IR3535 – duração de até 4 horas, aplicar até duas vezes ao dia
Icaridina 20- 25% – duração de 10 horas, aplicar até duas vezes ao dia
DEET infantil 6-9% – duração de 4-6 horas, aplicar até duas vezes ao dia

Repelentes para crianças a partir de 7 anos de idade
Aqueles que têm na composição qualquer uma das seguintes substâncias: Icaridina 20- 25% – duração de 10 horas, aplicar até três vezes ao dia
DEET infantil 6-9% – duração de 4-6 horas, aplicar até três vezes ao dia
IR3535– duração de até 4 horas, aplicar até três vezes ao dia

Repelentes para adultos, idosos e gestantes
Aqueles que têm na composição qualquer uma das seguintes substâncias: Icaridina 20 - 25% – duração de 10 horas, aplicar até três vezes ao dia
DEET  10-15%-  duração de 6-8 horas, aplicar até três vezes ao dia
IR3535 -  duração de até 4 horas, aplicar até três vezes ao dia

Outras medidas que podem afastar o mosquito:  
·         Repelentes elétricos (que liberam inseticidas) são úteis para reduzir a entrada dos mosquitos. Coloque-os próximo de portas e janelas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a literatura científica não respalda a eficácia de aparelhos que emitem luzes nem aparelhos ultrassônicos.
·         Não use hidratantes e cosméticos com perfumes. Eles atraem o mosquito. 
·         Prefira roupas claras, manga longa e calça comprida (roupas escuras atraem o mosquito). Evite roupas muito coladas ao corpo, pois elas facilitam a picada.  
·         Resfrie o ambiente: ar condicionado e ventilador espantam o mosquito. Utilize telas nas janelas e portas. Em berços e camas, mosquiteiros. É permitida a aplicação de repelentes em spray sobre o mosquiteiro para aumentar sua eficácia.  
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados