Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Procedimentos estéticos no verão: o que pode e o que não pode ser feito




Confira cuidados infalíveis para ficar com o visual em dia na estação de calor

No dia 22 de dezembro, começa o verão. A estação mais quente do ano é um período de grande procura por tratamentos estéticos. Quem não quer se livrar daquela mancha na pele ou de uma gordurinha localizada antes de curtir a praia ou piscina?

Porém é preciso cuidado, pois esse também é o período em que estamos mais expostos ao sol. De acordo com a dermatologista Fabiana Braga França Wanick, que é especialista e mestre em Dermatologia, no verão, a incidência e a intensidade de raios ultravioleta é maior, e isso pode contribuir para o surgimento de manchas escuras após a cicatrização de áreas tratadas em procedimentos estéticos. “Devemos evitar tratamentos que deixam a pele muito fina e sensível”, explica a dermatologista.

Mas não desanime, os tratamentos estéticos não precisam ser abandonados no verão. Basta escolher procedimentos que não agridam a pele. Confira as dicas da Dra. Wanick sobre cuidados e procedimentos que podem e não podem ser feitos nessa estação do ano.

O QUE PODE
Creme facial: de acordo com a Dra. Wanick, os cremes, especialmente os que possuem ativos anti-idade, podem ser usados durante todo o ano. No entanto, no verão, é importante escolher produtos com ácidos e clareadores em concentrações mais leves e não fotossensibilizantes. Além disso, a dermatologista explica que antioxidantes devem estar presentes na composição desses produtos, pois a radiação UV é uma das maiores responsáveis pela produção de radicais livres, que contribuem para acelerar o envelhecimento da pele.

Toxina botulínica A: a toxina botulínica A não afeta a superfície da pele e é indicada para amenizar rugas em qualquer época do ano. No verão, com o aumento da claridade durante exposição solar, tendemos a contrair alguns músculos faciais. Esses movimentos podem piorar as chamadas rugas de expressão e a aplicação da toxina botulínica A pode evitar que essas rugas se intensifiquem. Além disso, é uma alternativa a cremes não indicados no verão. “Os cremes complementam o efeito da toxina botulínica A, mas não agem como substitutos, porque o efeito da toxina botulínica A é diferente do de qualquer creme”, explica a dermatologista.

Preenchimento com ácido hialurônico: de acordo com a Dra. Wanick, o ácido hialurônico é um ácido em forma de solução que preenche rugas e sulcos da pele, sustenta áreas com flacidez e depressão do rosto. O ácido hialurônico também melhora a hidratação de um modo muito natural, pois é uma substância encontrada na derme capaz de tratar o ressecamento causado pela exposição ao sol, mar e piscina.

Drenagem linfática: método terapêutico capaz de aumentar a capacidade de condução da linfa pelos vasos linfáticos, favorecendo a distribuição de líquidos intracelulares e modelando o corpo. A massagem ajuda na diminuição de edemas, atenua a celulite, aumenta a diurese e melhora o funcionamento do intestino. Ela garante a diminuição de medidas sem causar nenhum dano à pele.

Radiofrequência: é indicada nos meses mais quentes, pois deixa a pele firme por meio da termocontração das fibras de colágeno e do aumento da produção de colágeno e elastina. O tratamento não deixa marcas na pele e pode ser feito tanto no rosto quanto no corpo.

NÃO PODE
Laser de CO2: atinge a camada mais profunda da pele, reestruturando as fibras de colágeno. No entanto, após o tratamento, o paciente precisa ficar pelo menos um mês sem se expor ao sol pois qualquer exposição solar pode causar manchas e cicatrizes.

Peeling: esse procedimento faz uma descamação da pele e, em consequência, ela fica mais sensível à ação dos raios solares, podendo ficar manchada.

Carboxiterapia: a aplicação desse tratamento deixa a pele com pontos arroxeados que podem se transformar em manchas com a ação do sol.

Fotodepilação e fotorejuvenescimento: esses procedimentos requerem que não haja qualquer exposição ao sol 10 dias antes e 10 dias depois do tratamento, sendo muito difícil seguir essa recomendação na estação mais quente do ano.

 Fonte: Allergan


Um comentário:

Posts mais acessados