Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O ICD e a restauração de bens culturais







O Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, abriga até 28 de fevereiro a 22ª Exposição de Presépios Internacionais, que reúne peças de artistas brasileiros e internacionais, com obras vindas da Itália, Alemanha, Israel, França, Coréia do Sul, Turquia e Colômbia. Arte criada a partir de materiais como madeira, resina, papel, cerâmica, cortiça, varetas e até cápsulas de café.
E é lá, no Santuário do Valongo que está a Capela da Ordem Franciscana Secular Valongo. Vale uma visita a este patrimônio cultural brasileiro, tombado pelo IPHAN e, atualmente, objeto de um levantamento geral para elaboração de projeto de restauro na capela. A iniciativa é do Instituto de Cultura Democrática, o ICD, que entre outras ações também voltou seus esforços para a recuperação da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, no Largo de São Francisco, obra entregue em 2013.
Antonio Carlos Rizeque Malufe, presidente do ICD, disse a respeito do novo projeto: “A obra de recuperação desse exemplar histórico (a capela é de meados do século XVII) será a mais importante já realizada pelo Instituto. Aqui (no Valongo) o trabalho é grande. E a necessidade é premente e urgente. Acho que esta vai ser a nossa joia da coroa! ”, afirma.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados