Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como a Aromaterapia pode ajudar nas festas de final de ano?




Luciane Vishwa Schoppan, proprietária da Terra Flor dá dicas para melhorar o astral do lar


Com a finalização do ano, é chegado o tempo de reavaliação e a preparação para o ano novo que se inicia. Luciane Vishwa Schoppan, aromaterapeuta e proprietária da Terra Flor, sugere o uso de óleos essenciais para a limpeza do lar e também para momentos de relaxamento pré e pós festas.
 
“Minha sugestão para este momento é ter a mãe natureza como parceira para nos enlaçarmos energeticamente em uma limpeza de finalização e recomeço. Vamos nos banhar na energia das plantas e nos preencher física, mental e emocionalmente de amor e esperança”, diz Vishwa.
 
Os óleos essenciais são extraídos de partes diferentes do vegetal e cada um desses órgãos vegetais libera sua energia para o óleo essencial que é extraído. Escolha um óleo essencial representante de cada órgão vegetal para seu ritual de limpeza e harmonização de final de ano. Luciane coloca abaixo sobre os óleos, escolha conforme suas necessidades:
 
Sementes: carregam o potencial de germinação da planta. Os óleos essenciais de anis estrelado, café, cardamomo, funcho doce, noz moscada, pimenta preta e pimenta rosa nos ajudam a encontrar nosso potencial interno, ideal para momentos de escolhas.
 
Raízes: nutrem, dão suporte energético e ancoramento para a planta. Cálamo, gengibre, jatamansi, turmérico e vetiver, são óleos essenciais que nos auxiliam no processo de ancoramento, grounding e nutrição. Eles aportam suporte para os momentos em que nos sentimos desconfortáveis, inseguros, com medo, fora do compasso.
 
Casca e tronco: fornecem a estruturação que a planta necessita para sobreviver. Canela casca, cedro Atlas, sândalo amyris, palo santo, santalum album, são óleos essenciais aquecedores e restaurativos e fortalecedores, que trazem equilíbrio e harmonia ao ambiente. Excelente aroma quando nos sentimos frágeis, inseguros, indecisos diante da necessidade de mudanças e tomada de decisões.
 
Folhas: este órgão é sem dúvidas o mais dinâmico de todos os órgãos de uma planta. As folhas realizam o processo vital da fotossíntese. Os óleos essenciais extraídos das folhas tratam o sistema respiratório, renovam e inspiram. Excelente opção para momentos em que nos sentimos com dificuldade de desapegar ou liberar sentimentos que estão afetando nosso bem estar, ou quando nossa mente está enuviada necessitando de clareza. Alecrins, eucaliptos, manjericões, mentas, orégano, patchouli, petitgrain e tomilho.
 
Flor: órgão de reprodução das plantas que apresenta aroma intenso, adocicado e sensual . Associamos estes óleos essenciais com criatividade, libido, harmonia e equilíbrio emocional. Essas notas olfatórias aportam conforto ao coração ajudam a acalmar a ansiedade, especialmente quando esta é relacionada a questões sociais como, insegurança com a autoimagem, falta de autoconfiança, vergonha e timidez. Use e abuse de absoluto de jasmim, rosas, óleo essencial de camomilas, gerânio, lavanda, lavandin, manjerona, néroli, ylang ylang.
 
Fruto: estrutura de proteção das sementes, o ápice da doação, do compartilhar e da abundância do reino vegetal. Os óleos essenciais extraídos desse órgão possuem relação direta com o sistema digestório, não apenas fisicamente mas também com a digestão emocional. Esses aromas desintoxicam o corpo e a mente, aportam felicidade e alegria para o ambiente, estimulam o compartilhar e o bom humor. Absoluto de cacau, laranja amarga e doce, grapefruit, limão siciliano, mandarina e tangerina. Excelente opção para pós-festas.
 
Resina: trazem consigo a alma interna do vegetal, seu real valor escorre em suas seivas e resinas. Excelente aroma para momentos de resignificância, de encontro consigo mesmo, de despertar da alma, de meditação e de contemplação. Âmbar, bálsamo do Perú, benjoin, breu branco, copaíba, mirra e olíbano.
 
Vishwa dá uma dica de sinergia para banho de limpeza no final de ano. “Coloque 3 gotas de pimenta rosa (para a prosperidade), 2 gotas de vetiver (para centramento), 4 gotas de cedro Atlas (para o equilíbrio), 3 gotas de eucalipto globulus (para a clareza), 5 gotas de gerânio (para a autoconfiança), 4 gotas de laranja doce (para a alegria), 3 gotas de olíbano (para a resignação).”
 

Por que utilizá-los?

 
“O final de ano sempre nos traz o sentimento de término e a chance do recomeço. Este é um momento para avaliação do que foi realizado e conquistado, bem como do que não realizamos e não conquistamos.”, complementa Vishwa.
 

Quais as formas para aplicação?

 
Vishwa nos fala que para tornar esse momento especial é essencial deixar o ambiente mais propício. “Arrume o ambiente com velas, flores, deixe o espaço o mais bonito possível, com tudo o que for prazeroso e lindo para você. Marque o início do ritual de limpeza, onde você deixará para trás mágoas, raivas, desilusões, derrotas e traga a energia para o novo, para o amor, a esperança, a fé em um novo ciclo.”
 
Para a utilização dos óleos essenciais caso se tenha uma banheira basta colocar a sinergia dos óleos essenciais das sementes, raízes, cascas, folhas, flores, frutos e resinas juntamente com pétalas de rosas brancas na banheira e ficar em infusão durante 30 minutos apenas relaxando, “entregue-se a energia dessa água perfumada e transmute o que for necessário para entrar em 2016 com o coração, mente e corpo limpos”, enfatiza Vishwa.
 
Caso não tenha acesso a uma banheira, use uma bacia adicionando a sinergia de óleos essenciais com as pétalas de rosas branca. “Com um copo derrame em sua cabeça as bênçãos de amor e limpeza dessa água perfumada e sinta-se renovada e pronta para 2016”.
 

Quais óleos podem ser deixados no ambiente para limpeza, relaxamento e descontração?

 
Para os ambientes Luciane indica a pimenta rosa, vetiver, canela, patchouli, ylang ylang, laranja doce e olíbano.
 
Para deixar o corpo limpo após as festas Luciane Vishwa tem uma dica muito importante. “Após todas as festas eu indico 1 gota de hortelã pimenta e 1 gota de limão siciliano no em um copo de água para limpar o organismo de todas as guloseimas. É importante tornar esse momento de final de ano importante. Os rituais nos situam na reverência a vida. Deixar esse dia passar como todos os outros, é deixar a chance de holograficamente nos conectarmos com a força da mente coletiva no desejo da mudança. Então transforme essa passagem num ritual significativo, oportunize uma mudança” complementa.
 
Terra Flor - http://terra-flor.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados