Pesquisar no Blog

domingo, 20 de dezembro de 2015

Férias são importantes para saúde física e psíquica




Encará-las como luxo e não como necessidade pode ser prejudicial à sua saúde.
As férias têm como objetivo repor as energias perdidas durante o ano intenso de trabalho, porém muitos não conseguem se desligar de suas funções com facilidade. A dedicação ao trabalho, sem o um período de descanso adequado, pode levar a diversas doenças, dentre elas o aumento de peso, aumento da pressão arterial, maior risco cardiovascular, queixas gastrintestinais e dermatológicas, cefaleia, irritabilidade, insônia, ansiedade e depressão.
De acordo com o psicólogo e coordenador do Programa de Avaliação do Estresse do Centro Avançado em Saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Armando Ribeiro “A rotina intensa do trabalho, principalmente em tempos de crise, e maior pressão para atingir metas podem afetar o corpo e as emoções, criando um ritmo perigoso para a saúde e o bem-estar”.
Para quem convive com uma rotina agitada é extremamente importante criar consciência de que o período de férias é uma necessidade e assim, usá-la como recurso estratégico de renovação física e psíquica, deixando notebooks e celulares corporativos desligados nos dias de descanso. Armando ainda afirma que a saúde emocional é uma das chaves para uma vida plena, é necessário compreender que não precisa estar doente para aprender atitudes que busque uma vida mais saudável.
Para aliviar a tensão excessiva, Armando recomenda alguns passos.
·         Atividade física
·         Alimentação balanceada
·         Boas noites de sono
·         Cultivar relacionamentos e amizades
·         Viver sempre o presente, não se atendo apenas aos compromissos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados