Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Dicas para saborear as frutas natalinas e não engordar



Fim de ano é sinônimo de festas, comemorações e também hora de preparar o banquete para receber os familiares e amigos. São muitas opções de receitas saborosas, sobremesas e bebidas. Mas, neste momento, é imprescindível se preocupar com a saúde, o bem-estar e a boa forma. E não há nada melhor do que unir uma bela ceia de Natal a alimentos saudáveis e funcionais. Sempre presente nas mesas natalinas, as frutas na forma natural ou secas, além de serem deliciosas, podem trazer inúmeros benefícios para a pele, corpo, cabelos e até mesmo para as unhas, desde que consumidas na quantidade certa. 
Veja os benefícios e propriedades das frutas e sementes:
Damasco: rico em carotenoides e em vitamina A e E. É ótimo para manter a pele macia.  Ideal até cinco unidades.
Ameixa: rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon e, em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Age como laxante,  antiviral e antibacteriana. Ajuda na prisão de ventre. Ideal até duas unidades.
Ameixa seca: rica em sorbitol (adoçante natural) e aspirina natural. Evita as cólicas intestinais, mas em excesso pode dar espasmo de cólon. Ideal até três unidades.
Abacaxi: rico em boro, vitamina B1, B2 e C e, também, na enzima bromelina, que é anti-inflamatória. Ajuda na digestão, dissolve os coágulos e previne osteoporose, pois é rico em manganês. É antiviral, levemente estrogênico e fortalece os ossos. O ideal é uma fatia média.
Figo: pode combater o câncer pelo composto benzaldeído, que tem auxiliado a regredir tumores. Laxativo, antiulcerativo, antibacteriano, antiparasitas. Excelente para clarear a pele, mas pode dar dor de cabeça. Ideal até três unidades.
Kiwi: possui alto teor de vitamina C. É usado para o tratamento de câncer de estômago e mama. Evita o envelhecimento da pele de fumantes. Ideal até duas unidades.
Uva: rica em antioxidantes e anticancerígenos. A uva preta possui alto teor de quercetina (antioxidante). A casca da uva tem resveratrol que inibe o agrupamento de plaquetas. A semente de uva aumenta o HDL, o bom colesterol. A uva verde é antibacteriana e antiviral. Rica em potássio. Ótimo para melhorar a circulação das pernas. O ideal é um cacho de cada.
Nozes: anticancerígena e protetora do coração. É rica em ácido oléico (semelhante ao azeite de oliva), ácido elágico (antioxidante) e em ômega 3. Regula a insulina e o açúcar do sangue. Bom para estimular a memória. Ideal até cinco unidades.
Pêssego: rico em vitamina A, K, E, B e potássio. Evita o edema das pernas. Ideal até duas unidades.
Tâmara: rica em aspirina. É laxativa e pode auxiliar na prevenção de câncer, principalmente de pâncreas. Indicada para regular o intestino. O ideal são duas unidades.
Avelã: rica em vitamina E e B6, magnésio, cobre, ácido fólico e fósforo. Ótimo para a fertilidade. O ideal são quatro unidades.
Amêndoas: ricas em vitamina B2, K e E. Ajuda a combater o envelhecimento em geral. O ideal são cinco unidades.
Castanha do Pará: composta por selênio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, fibra de zinco, cálcio, vitamina B1 e B6. É adequada para quem tem unhas fracas. O ideal são quatro unidades.
Castanha de caju: rica em vitamina E e B6, sódio, fósforo, ferro, cobre e zinco. Perfeito para quem sofre com a queda de cabelos. O ideal são cinco unidades.
Para aproveitar ao máximo sem se preocupar com o peso, alguns conselhos são válidos:
• Não comer no mesmo dia: frutas secas e sementes. Alterne os dias. Eleja de duas a três frutas ou até três sementes para consumir. É importante lembrar que além das frutas, haverá carnes, salgados e doces. Exemplo: num dia tâmara e damasco e, no outro, nozes e castanhas, na quantidade acima descrita.
• Cuidado com os molhos adocicados de frutas. O ideal é comer pouco, pois são extremamente calóricos.
Abaixo, montamos um cardápio para ceias de natal e ano novo recheadas de saúde:

Cardápio de Natal e Ano Novo
Ceia de Natal - Dia 24
ENTRADA
Salada de bacalhau - 2 colheres de sopa
Salada de folhas verdes
1 taça de prosecco

PRATO PRINCIPAL
Peru com frutas - 2 fatias finas
Tender - 1 fatia fina
Arroz com amêndoas - 1 colher de sopa
Farofa de ovos – 1 colher de sopa
2 taças de vinho tinto

SOBREMESA
1 fatia fina de torta de nozes
1 bola pequena de sorvete
Damascos, passas e tâmaras (1 de cada)
1 fruta

Almoço de Natal - Dia 25
ENTRADA
Mousse fria de camarão com folhas verdes

PRATO PRINCIPAL
2 postas de bacalhau com cebola e azeitonas
2 batatas médias ao azeite e salsinha
1 fatia fina de cuscuz paulista
2 taças de vinho tinto

SOBREMESA
1 taça de mousse de chocolate
Nozes e castanhas (3 de cada)
1 fruta

Ceia de Ano Novo – Dia 31
ENTRADA
Salada de salmão defumado com endívias e figos

PRATO PRINCIPAL
Chester ao molho de frutas vermelhas - 2 fatias finas
Bobó de camarão - 2 colheres de sopa
Arroz marroquino - 1 colher de sopa

SOBREMESA
Frutas da estação
1 fatia fina de torta de sorvete
Nozes e frutas secas (2 de cada)

Observações:
- Essas quantidades são o máximo ideal.
- Beber muita água - no mínimo 2 litros por dia.
- Para o “day after”: chás, saladas e peito de frango.
- Evitar repetir os pratos das festas.

Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.         http://www.dietaortomolecular.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados