Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Violência moral e física entre casais



Psicólogo especialista em comportamento comenta o principal tema em evidência na mídia atualmente


Os relacionamentos afetivo/sexuais para funcionarem por prazos longos precisam, necessariamente ter equilíbrio e bem estar físico, mental, social e sexual. Se um dos dois envolvidos impõe sobre o outro desconsiderando as necessidades e limites do outro, já é considerado base de um relacionamento abusivo. O psicólogo especialista em relacionamento e sexualidade, Oswaldo M. Rodrigues Jr. diretor do Instituto Paulista de Sexualidade de SP (Inpasex) afirma que quando um dos dois se impõe sobre o outro e assim o obrigar a satisfazer as necessidades próprias, já é considerado abusos físico, psicológico e até econômico. “Essas são formas de imposição de poder para obter satisfação e proveitos , desfazendo-se do outro”, explica.

Por serem mais visíveis, as agressões físicas são as mais comentadas culturalmente na nossa sociedade. “As pessoas próximas percebem mais rapidamente que algo ocorreu ao verem hematomas ou cortes no corpo de uma pessoa, mas a forma de tortura emocional e psicológica também acontece muito, provocando reações emocionais negativas e até destrutivas. A pessoa abusada vai sendo modelada ao longo do tempo, ficando incapacitada e dependente do abusador”, alerta Oswaldo.

Mas, segundo o psicólogo, o abuso mais comum é a imposição de poder econômico, um abuso social, e que também compreende o abuso emocional e pode conter abusos físicos. “Exigir que o cônjuge não tenha trabalho com produção financeira promovendo e dependência econômica também é muito mais comum do que se possa pensar. Assim o que detém o poder passa a exigir que o outro execute ações e se submeta, pois em o apoio financeiro o dependente não tem como se sustentar em questões básicas, a exemplo de alimentar-se”, comenta.


Alguns sinais de relacionamento abusivo

Oswaldo afirma que quem está de fora pode perceber os sintomas de uma pessoa que está passando por este tipo de relacionamento através dos comportamentos emocionais negativos, presença de doenças físicas sem causa aparente, estados depressivos, repostas corporais de alta ansiedade, nervosismos, afastamento social, isolamento de amigos e da família.
É importante que as pessoas ao redor se mantenham atenta aos sinais, pois normalmente quando o cônjuge está submetido a essa situação dificilmente ele (a) procurará ajuda, já que o padrão estabelecido impõe uma atitude submissa sem possibilidades de escolha. “Além do que, se houve o estabelecimento de dependência econômica, o submetido não terá como desenvolver algum planejamento de vida, mantendo-se dependente para seguir uma nova vida – daí se sente cada vez mais preso e não consegue se livrar da relação”.

    
As causas do problema

Muitas pessoas têm dificuldade de reconhecer que os relacionamentos abusivos existam. “É o famoso ‘isso nunca vai acontecer comigo’ e assim, a maior parte das pessoas expressa-se socialmente de modo favorável às agressões, desde que se ‘justifiquem’ por agressão anterior ou por se perceber agredido ou ofendido. Assim, muitas relações de abuso são percebidas em nossa cultura como ‘normais”, alerta o psicólogo.


Como sair dessa?

O reconhecimento de estar num relacionamento abusivo dificilmente virá para a maioria das pessoas que se encontrem nesta situação. Por isso, o papel das pessoas mais próximas é fundamental nessas horas. “Para ajudar o envolvido a se reconhecer nessa situação é oferecer apoio emocional e até físico - para uma fuga real da moradia – e assim, iniciar os processos judiciais de separação enquanto recebam apoio psicoterápico individual ou em grupo”, finaliza Oswaldo, psicólogo especialista em comportamento de casais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados