O
sistema oferece agilidade ao processo de triagem, sendo que o motorista só irá
parar o veículo em caso de excesso de carga ou irregularidadesDivulgação: Entrevias
Prevista no
contrato regido pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado, a tecnologia HS-WIM
(High Speed Weigh in Motion) realiza a pesagem de caminhões e carretas em
movimento nas rodovias. Nos trechos sob concessão, são seis pórticos instalados
em funcionamento.
O sistema permite
que seja feita a triagem dos veículos pesados na própria faixa de rolamento e
em velocidade de operação, sem necessidade de adentrar no Posto Geral de
Fiscalização (PGF) para realizar a triagem pela balança seletiva. Caso o
veículo não esteja com sobrepeso, o motorista é avisado por meio do Painel de
Mensagem Variável (PMV) para seguir viagem.
Se for detectada
alguma anomalia, como excesso de peso ou problemas de dimensões estruturais,
aparecerá no PMV a mensagem “Pesagem Obrigatória”, indicando que o motorista se
dirija até o PGF para fazer a pesagem habitual. No local, o agente de
fiscalização irá emitir o auto de infração. A multa pode variar de R$ 130,16 a
R$ 293,47, proporcional ao peso excedente, com a perda de quatro pontos na
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme explica
José Tavares, supervisor de equipes da Diretoria de Operações da ARTESP,
veículos de carga que trafegam sobrecarregados são um agravante para a
segurança e conservação das rodovias. “O excesso de peso potencializa o risco
de acidentes por conta da alteração nas condições de dirigibilidade dos
veículos como elevação do eixo do centro de gravidade, aumento da relação
peso/potência e sobrecarga no sistema de frenagem. Além disso, provoca o
desgaste do pavimento e reduz a sua vida útil”.
Dessa forma, o
sistema de pesagem em movimento (HS-WIM) garante efetividade na fiscalização
com operação 24h ininterruptas sem necessidade de presença humana; maior
durabilidade do pavimento devido à diminuição do excesso de peso; segurança
viária e conforto aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de
carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para
aferição.
Funcionamento
da tecnologia HS-WIM
Os pórticos
instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras, leitoras de
tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de
peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos
equipamentos é possível detectar e classificar o veículo, o peso bruto total,
peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa do veículo e
suas dimensões (altura, largura, comprimento).
Localização
do sistema em rodovias concedidas:
Entrevias
• SP-330 - km 373
Norte - em funcionamento
• SP-330 - km 373
Sul - em funcionamento
• SP-330 - km 448
Sul - em funcionamento
• SP-322 - km 358
Leste - em funcionamento
Eixo
SP
• SP-310 - km 197
Sul - em funcionamento
• SP-294 - km 644
Leste - em funcionamento
Estão em fase
final de implantação mais dois sistemas na Entrevias e dois na Eixo SP, além de
três na EcoNoroeste, dois no Rodoanel Norte e em novos contratos.