Muito utilizada durante o período de pandemia, a telemedicina tem provado seu poder de permanência e segue conquistando adeptos no Brasil. Para se ter uma ideia, dados do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) indicam que, em 2022, a teleconsulta foi realizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país.
À medida que esse recurso ganha espaço, é preciso
que os provedores de saúde acompanhem, com um olhar atento, as principais
necessidades que envolvam melhorias no atendimento clínico, seja nos
consultórios físicos ou virtuais.
Isto porque, com o crescimento da digitalização
do setor, os pacientes esperam acompanhamentos com experiências ainda mais
personalizadas e assertivas. Assim, atender a essas expectativas tem sido
decisivo para as instituições, sobretudo para aquelas que atuam na modalidade
de teleconsulta.
Fatores fundamentais para a otimização dos
serviços de Telemedicina no Brasil
Diante do avanço e da oferta variada de
ferramentas para consultas virtuais, a conveniência torna-se um diferencial
para os pacientes, seja para aqueles já habituados aos recursos digitais ou,
até mesmo, para as pessoas que apresentam mais dificuldades no uso de
tecnologias.
Desta forma, é importante que, desde o primeiro
clique para agendar a consulta, passando pelo momento de contato com o
prestador de saúde e, por fim, ao acessar as informações após o encontro, o
paciente tenha uma experiência única, prática, intuitiva e ágil. Isso reverbera
diretamente na qualidade do serviço, fator inegociável durante todo o cuidado
clínico.
Este processo pode ser potencializado ao ser
acompanhado de outras soluções inovadoras, como as de suporte
à decisão clínica (SDC). A
partir delas, os profissionais da saúde têm em mãos informações valiosas e
atualizadas que auxiliam nas tomadas de decisões mais assertivas. Desta forma,
o acesso a conteúdos pautados em evidências científicas confere maior
credibilidade e, consequentemente, mais excelência às consultas, tanto aos
médicos, quanto aos pacientes.
Neste contexto, para que as equipes clínicas
atendam adequadamente a essas demandas, é necessário que o contato com esses materiais
seja estimulado desde a formação do profissional, ainda nas universidades de
medicina. Assim, ao iniciar a vida profissional, o médico contará com uma
sólida base de conhecimento, além de uma visão crítica e analítica fundamental
para a prática da Medicina
Baseada em Evidências (MBE),
principalmente em meio ao avanço da transformação digital na saúde.
Paciente sempre em primeiro lugar
Todos esses fatores, de conveniência, qualidade e
acesso a recursos, são elementos que corroboram para que o paciente possa tenha
uma assistência individualizada, conforme a sua condição clínica e no momento
em que desejar.
E as ferramentas de suporte à decisão clínica são
determinantes neste processo, ao permitirem o acesso a um variado catálogo de
conteúdos clínicos. Em consequência disto, os médicos conseguem observar e determinar
com maior precisão as necessidades distintas de cada paciente, apoiando na
redução de erros de diagnósticos, na identificação do tratamento mais adequado
e, até mesmo, nos remédios ideais e nos possíveis riscos de interações
medicamentosas.
Segurança de dados: fator fundamental na
saúde
Para além do atendimento mais próximo, em uma
sociedade ainda mais digital, a cibersegurança torna-se um ponto de extrema
relevância. Inclusive, segundo Estudo
Global de Cibersegurança em Saúde 2023, com a participação de 1,1 mil profissionais de TI do setor, 78% dos
entrevistados vivenciaram pelo menos um incidente de cibersegurança no último
ano.
Na Telemedicina e em todo corpo de saúde que lida
a todo momento com dados sensíveis, cabe aos provedores adotarem medidas para
proteger os pacientes, garantindo sempre um atendimento seguro e de qualidade.
O fato é que a digitalização no setor deve seguir
a passos largos. Por conta disto, é preciso que as organizações e
desenvolvedores de software de teleconsultas sigam atentos aos feedbacks dos
usuários, para, assim, otimizar ainda mais os serviços. Já com relação aos
profissionais de saúde, é imprescindível que se mantenham atualizados e
procurem por soluções baseadas em evidências, apriomorando o atendimento e proporcionando
o melhor cuidado ao paciente.
Allan Conti - Diretor Comercial da Wolters
Kluwer Health no Brasil.