|
Divulgação LATAM |
Companhia está pronta para atender um
volume de passageiros 18% superior ao registrado no mesmo período de 2022 e
orienta clientes sobre como viajar de forma segura, rápida e simples nesta alta
temporada
Com a chegada das férias escolares de
meio de ano, cresce o número de brasileiros que vão embarcar com as companhias
aéreas rumo a diversos destinos do Brasil e do mundo. Um levantamento realizado
pela LATAM, líder do setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência
Nacional de Aviação Civil), aponta que em julho 3,6 milhões de passageiros
devem embarcar com a companhia em voos domésticos ou internacionais no Brasil,
um volume 18% superior ao que foi registrado no mesmo mês do ano
anterior.
Para atender a essa demanda, a
companhia programou 1,9 mil voos extras no Brasil entre 1º e 31 de julho,
totalizando 24,5 mil voos domésticos e internacionais no País durante todo o
mês. Esse volume é 17% maior do que em julho de 2022. E, para evitar
contratempos, a LATAM separou em uma lista 7 dicas para todos viajarem de forma
segura, rápida e simples nesta alta temporada:
1. CONFIRA TODOS OS DOCUMENTOS E REGRAS DO
DESTINO DA SUA VIAGEM: É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade
de toda a documentação necessária,
como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem. Em viagens
nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com
foto. Nas viagens internacionais, também é importante consultar com
antecedência as vacinas exigidas pelas autoridades por meio do Consulado ou Embaixada do país para
o qual vai viajar.
2. TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE
DE CRIANÇAS: Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até
sete dias de idade, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e
do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo.
Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que um deles
tenha o seu próprio assento. Para fins de embarque, dentro do Brasil, crianças
menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento; acima
dessa idade, o documento de identificação deve ter foto, podendo ser a via
original ou uma cópia autenticada. Em voos internacionais, independentemente da
idade, é preciso mostrar o passaporte válido e, se necessário, visto válido ou
documento de identificação original e com foto no caso de viagens para países
do Mercosul. Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de
identidade deve comprovar - com o nome idêntico - a filiação ou o parentesco do
menor com o maior acompanhante.
3. TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE
DE PETS: Atualmente, a LATAM oferece três opções de transporte aéreo para
que cães e gatos possam conhecer o mundo ou aproveitar as férias em família: na
cabine, junto ao tutor, no compartimento inferior da aeronave, ou pela LATAM
Cargo. Além de precisar ter no mínimo quatro meses de vida e estar desmamado, o
pet deve apresentar um comportamento dócil para uma viagem tranquila. Também é
necessário adquirir um kennel (caixa de transporte específica para viagens
aéreas) levando em consideração o peso e as medidas do pet, além das
condições de qualidade. Para viajar o seu animal de estimação, o cliente deve
chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos
domésticos, e três horas para voos internacionais. Também é fundamental
apresentar o atestado de saúde do pet no balcão de check-in, onde também é paga
a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado (visite o site da LATAM para mais
informações).
4. CONSULTE TODAS AS INFORMAÇÕES E
SERVIÇOS EXTRAS COM ANTECEDÊNCIA: Na seção Minhas viagens, o
cliente da LATAM pode consultar todas as informações e verificar os serviços
incluídos no seu voo de acordo com a sua tarifa e categoria no LATAM Pass,
programa de fidelidade da companhia. Use essa seção para consultar ou adicionar
bagagem, selecionar assentos, visualizar o cartão de embarque e conferir o
check-in. Vale destacar que, como parte de sua transformação digital, 80% dos
clientes LATAM não precisam mais fazer check-in, pois ele é automático, o que
economiza 20% do tempo no aeroporto. Para despachar a bagagem, a companhia
oferece em 10 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos,
Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte/Confins
e Vitória) o Despacho de Bagagem Express,
que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas. A LATAM também oferece
serviços adicionais e diferenciados como auxílio para necessidades especiais,
refeições com restrição alimentar (em viagens internacionais) e viagens com
pets. Todos os procedimentos para essas e outras situações podem ser
verificados em Prepare sua Viagem.
5. CHEGUE MAIS CEDO AO AEROPORTO NO MÊS DE
JULHO: Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos
(São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), a LATAM recomenda aos passageiros que se
apresentem no local 3 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais,
recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Na alta temporada,
é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de
embarque e eventuais trocas de portão. Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica
mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal,
retirada de malas em conexão, entre outros. Por isso, a companhia reforça que
os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem
atenção às orientações e sinalizações realizadas pela companhia nos
alto-falantes e telões. A LATAM recomenda ainda verificar as condições do trânsito
no trajeto ao aeroporto e consultar a situação do voo em Status de voo antes de
se dirigir ao local de embarque, especialmente em dias e cidades com condições
meteorológicas adversas, afinal, as chuvas são uma realidade nesta época do ano
em diversas localidades do País.
6. MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO EM
LATAM.COM E BAIXE O APP DA LATAM: Na seção Minha Conta no site da
companhia, o cliente LATAM pode criar o seu cadastro e manter sempre
atualizados os seus contatos (e-mail e telefone) para receber notificações
rápidas em caso de possíveis mudanças nos voos ou diante de situações de
contingências operacionais nos aeroportos. Vale destacar que, com o cadastro do
telefone, o cliente receberá via Whatsapp LATAM as
informações necessárias ao longo de sua viagem e ainda pode interagir com um
assistente virtual ou um agente humano para sanar dúvidas ou receber qualquer
tipo de assistência. Outra facilidade oferecida pela companhia é o App LATAM
Airlines, disponível no Google Play e na App Store, que oferece acesso a
detalhes e modificações da viagem em tempo real, acesso ao cartão de embarque
de forma simplificada, remarcação ou pedido de reembolso da passagem,
solicitação de upgrade de cabine com cupons, administração da bagagem do voo,
ou compra e troca de assentos.
7. PARA APROVEITAR O MAIOR ENTRETENIMENTO
DE BORDO DA AMÉRICA DO SUL: O LATAM Play está disponível por meio de QR Code ou pelo site http://latamplay.com/
para dispositivo móvel pessoal em aeronaves Airbus A319, A320, A320neo e A321 e
nas telas individuais das poltronas das aeronaves Boeing 767, 787 e 777. A
plataforma oferece gratuitamente o maior catálogo de entretenimento de bordo da
América do Sul com mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos e
músicas, além de acesso ao catálogo da HBO Max.
OS DESTINOS MAIS BUSCADOS PELOS
BRASILEIROS NAS FÉRIAS
De acordo com um levantamento baseado
na análise de seus canais de vendas, os três destinos brasileiros da LATAM mais
buscados pelos brasileiros para as férias de julho deste ano são Porto Alegre,
Rio de Janeiro (aeroportos de Santos Dumont e Galeão) e Fortaleza. Já no
mercado internacional, Santiago, Buenos Aires (aeroportos Aeroparque e Ezeiza)
e Miami encabeçam a lista.
Eficiente e competitiva, a LATAM tem
investido desde 2021 em mercados sustentáveis para ampliar a sua conectividade
e promover o crescimento sustentável de suas operações. Além de voar para seu
recorde de 55 destinos no Brasil, é atualmente a empresa que mais conecta o
País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas
operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão,
Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão
para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia.
Em 2023, a LATAM é responsável por 64%¹ dos
passageiros de voos internacionais no Brasil, segundo a ANAC
(Agência Nacional de Aviação Civil), tendo inaugurado as rotas Porto
Alegre-Santiago e Brasília-Lima, estreado operações em Passo Fundo (RS) e ampliado o seu acordo de codeshare com
a Voepass. Ainda em 2023, iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima,
Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Guarulhos-Joanesburgo e Guarulhos-Los Angeles,
sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint
Venture com a Delta Air Lines.
¹ Considera os voos internacionais de/para o Brasil de todas
as afiliadas do grupo LATAM