Empresa do
Ecossistema Haus de marketing digital do Grupo Stefanini divulga resultado de
pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a data
A Ecglobal,
empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou nesta
terça-feira, 4, o resultado da pesquisa sobre tendências comportamentais
dos consumidores para a Black Friday de 2022. Um dos dados
animadores apontados pela pesquisa é que 76% dos mil entrevistados têm
intenção de concretizar algum tipo de compra no período, contra 65% no ano
passado. Os insights oferecem a comerciantes e marcas dicas preciosas de como
entender as intenções de compra dos clientes e criar boas estratégias de venda.
Com menos de dois meses para a grande sexta-feira de ofertas, varejistas e
compradores já se preparam para a data. Segundo pesquisa do Instituto Reclame
Aqui publicada em setembro, 46,4% das empresas já começaram os preparativos. Do
outro lado não é diferente. Dos entrevistados pela Ecglobal, 36%
disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais 30
dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.
A análise também mostra que muitos consumidores veem os altos valores de frete,
bem como falsas ofertas, como empecilho para as compras; por isso, usam sites
de pesquisas. Para tanto, 57% usam sites de busca para pesquisa e 45% utilizam
os domínios das marcas. Outros 51% verificam em páginas de comparação de custo.
Na escolha, o preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete são os principais
fatores mensurados.
A Black Friday também se mostra uma oportunidade para marcas que foram
substituídas por outras durante a crise voltarem ao carrinho de compras do
consumidor, que se mostra disposto a aproveitar as ofertas para voltar a
consumir marcas da sua preferência.
Outro meio de compras que foi implementado durante a pandemia e está em
crescimento são as lives commerce, que subiram de 8% para 15% entre a pesquisa
de 2021 e 2022.
Vamos às compras
Na lista de favoritos estão os eletrônicos de uso pessoal: eletrodomésticos
(53%), eletrodomésticos em geral (48%), como geladeiras e fogões, e eletrônicos
para casa (47%). Pela ordem, os itens mais citados são celulares, televisores,
eletrônicos e eletrodomésticos. Já quando o assunto são presentes para
pessoas queridas, há empate entre roupas, eletrônico de uso pessoal e itens
beleza e perfumaria, todos com 32%.
“O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra
e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento
para retomar clientes e fidelizá-los. A Ecglobal contribui com nossos clientes
com pesquisas e diversos insights para ter as melhores oportunidades”, afirma
Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.
A Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e devem ajudar a
movimentar ainda mais o mercado. Além de roupas e camisas oficiais apontadas
por 48%, assessórios (47%) e decoração (44%) devem ser adquiridos.
Há ainda uma gama de 42% de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday
para adquirir produtos de extrema necessidade, que são utilizados no dia a dia
das famílias, o que dá um parâmetro de como como a crise econômica impacta o
poder de consumo e de compras do brasileiro.
Interessante citar que, entre as consultas feitas à comunidade através das
atividades e dinâmicas, os membros deram ideias para as marcas de como se
destacar entre tantas ofertas, revelando ações que chamariam sua atenção nesta
Black Friday.
Os queridinhos
Quando o assunto é Black Friday, Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon
são as primeiras marcas que vêm à mente dos mil entrevistados. Juntas, as cinco
varejistas somaram mais de 600 votos, sendo metade deles para as Lojas
Americanas. Além disso, 70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir
produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já
desejavam.
Outro dado interessante é que a Americanas também figura na primeira posição na
questão de locais para as compras, seguido de Magalu, Amazon, Mercado Livre e
Shopee. Para os homens, os mais citados são Amazon, Fastshop, Mercado Livre e
Ponto. Já as mulheres estão de olho nas ofertas da Americanas, Shopee e Shein.
“A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento maior e
nossa pesquisa deve auxiliar o consumidor a fazer melhores escolhas”, finaliza
Alan Liberman.
Ecossistema Haus
Stefanini