Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Direto de Lisboa: especialista fala sobre a Cidadania Portuguesa

Processo pode ser aberto sem necessidade de viagem internacional; advogada brasileira especializada no tema dá dicas e fala sobre a documentação


O número de brasileiros que se mudam para Portugal em busca de uma vida melhor continua crescendo. Economia estável, segurança, educação e saúde de qualidade atraem jovens, adultos e até famílias inteiras, que viajam atrás do sonho europeu. 

 

O que muita gente não sabe é que obter a Nacionalidade Portuguesa é um processo que está ao alcance de milhares de brasileiros. 

 

Se tornar um cidadão português dá o direito de residir, estudar, trabalhar e transitar não somente em Portugal, mas em todo o continente europeu e, pertencer a um dos maiores blocos económicos do mundo, o que abre um leque de novas oportunidades para a vida do seu beneficiário e de todos os seus familiares.

 

Segundo a advogada luso-brasileira Valéria Costa Vieira, que mora e trabalha em Portugal e se especializou em processos de cidadania portuguesa, para os brasileiros, são várias as possibilidades que indicam quem tem direito à cidadania portuguesa:

 

Filho de português;

 

Neto de português;

 

Recentemente, o processo se tornou ainda mais simples para netos, pois de acordo com a nova lei da Nacionalidade Portuguesa, já não há a necessidade de comprovar os vínculos com Portugal, que até então eram exigidos.

Bisneto de português;

 

“O bisneto visto isoladamente não tem direito à nacionalidade, contudo a lei da Nacionalidade Portuguesa não estabelece limites de gerações. A situação do pedido vai depender de quem está vivo na família, pois não se pode “pular” duas gerações. É necessário que o pai ou mãe ou neto do português adquira a cidadania portuguesa, para depois repassar para a geração seguinte, chegando ao bisneto do português, afirma Valéria.

 

Casado ou em união estável com cidadão português;

 

Descendente de judeus sefarditas portugueses;

 

Filho menor nascido antes da aquisição da cidadania portuguesa pelos pais;

Nascido em ex-colônia portuguesa, mas quando esta ainda estava sob o controle de Portugal;

 

Residente legal em território português, porém o tempo de residência deve ser superior a 5 anos;

 

Filho estrangeiro adotado plenamente por cidadão português;

Nascido em Portugal, filho de estrangeiros, maior de idade ou emancipado, mas que tenha permanecido por 10 anos no país;

 

Filho menor de estrangeiros, nascido em território português, se o estrangeiro estiver de forma regular em Portugal ou irregular há pelo menos um ano.

 

Segundo ela, cada caso tem um procedimento diferente, contudo o

documento considerado principal na maioria dos processos de cidadania portuguesa é a Certidão de Nascimento do português.

 

Muitas vezes, este é um documento antigo e difícil de encontrar. Assim, é preciso ser feita uma busca de certidões em Portugal e para isso é necessário ter: o nome completo do cidadão que se busca a certidão; filiação (nome dos pais do cidadão); local de nascimento: Distrito (Estado), Conselho (Cidade) e Freguesia (Bairro); data ou ano aproximado do nascimento.

 

Valéria da Costa Vieira - advogada e consultora jurídica luso-brasileira. Atua no Brasil e em Portugal na área direcionada aos direitos e interesses de brasileiros em Portugal, em especial na prestação de serviço nas áreas de Nacionalidade Portuguesa e Imigração. Contato:

Whatsapp: (+351) 920 209 091

E-mail: valeria@costavieira.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados