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terça-feira, 23 de novembro de 2021

Reclamações sobre serviços de telecom caem 28,4% em outubro

Dados divulgados pela Anatel mostram que uma queda de mais de 68 mil queixas entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Mês teve o menor registro de reclamações do ano

 

O número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 28,4% em outubro de 2021 na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
Os números da agência mostram que em outubro de 2020 foram registradas 240.430 reclamações, já em outubro deste ano elas caíram para 172.041, uma redução de 68.389 queixas. Foi o menor número de queixas registrado em 2021.
 
A redução vem seguindo a tendência registrada nos últimos anos. O número de queixas de outubro de 2021 está 37,5% abaixo da média registrada no mesmo mês dos últimos cinco anos (2017 a 2021).
 
“As reclamações de usuários de telecom vem registrando quedas em todos os meses de 2021. Desde abril registramos reduções de dois dígitos, acima de 20%, algo que nunca havia ocorrido antes. Isso mostra o comprometimento das prestadoras de telecomunicações”, disse o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.


“Além da melhoria na infraestrutura, com investimentos acima de R$ 30 bilhões por ano, os dados também são resultados de aperfeiçoamentos no atendimento e de medidas como a Não Me Perturbe, que deu mais poder aos usuários”, afirmou. A Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br) permite o boqueio de ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. 

Desde abril o número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações vem caindo a índices acima de 20%.
 
Na comparação com o mesmo mês de 2020, em setembro a queda no número de reclamações foi de 27,2%, em agosto de 26,4%, em julho de 37%, em junho de 30,9%, em maio, 28,4%, e em abril o número de reclamações havia caído 24,4%.
 
As quedas nas reclamações também são verificadas em outras plataformas, como o Procon. Em 2015, para cada 10 mil clientes de telecomunicações, 23 reclamaram. Em 2020, para cada 10 mil clientes houve 13 reclamações.
 
Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nas reclamações nos últimos 12 meses. A maior ocorreu na TV por assinatura, cujo índice caiu 49,4%, de 20.922 para 10.591. No serviço de internet banda larga fixa as reclamações caíram 32,7%, de 61.008 para 41.065, e na telefonia móvel as reclamações caíram 18,9% em outubro em relação a outubro do ano passado, passando de 110.966 para 90.039.

Mesmo durante a pandemia, as empresas de telecom vêm empenhado esforços para manter a conectividade com qualidade, servindo de base nos negócios e empresas para a transformação digital, minimizando o impacto negativo da crise na economia.

 

Conexis Brasil Digital


O novo momento no mercado da educação


O Brasil passa por um momento de transformação positiva no mercado de educação associado principalmente à aproximação com a tecnologia, muito acelerada pela pandemia e pelos impactos por ela trazidos. E essa transformação está não só na forma de entregar conteúdo, mas principalmente na oferta de novas experiências necessárias para resolver um problema que o contexto deixou bastante exposto: os aspectos socioemocionais dos alunos. E não só esse conjunto de competências, presentes em todas as 10 competências gerais da BNCC, como também um conjunto de outras habilidades ou soft skills, como são conhecidas no mercado educacional, que passaram a ser cada vez mais exigidas. Juntos, tecnologia e educação observam um campo para expansão nos negócios.

Nessa movimentação, além da incorporação de edtechs por grandes sistemas para tentar resolver o problema e fortalecerem suas propostas, um dos recentes marcos foi o anúncio da edtech brasileira Vivadí da aquisição da VOA Educação, uma startup focada em avaliação e desenvolvimento de competências socioemocionais. O negócio de R$ 12 milhões é um símbolo da expansão das soluções tecnológicas para soft skills no país. Esse processo deixa claro que, no retorno presencial às aulas presenciais, será determinante o acolhimento e observação das escolas aos aspectos socioemocionais de seus alunos. E fortalece a importância da inteligência de dados para ampliação da atuação nesse campo.

Nesse movimento de consolidação das soft skills nas escolas brasileiras, a Vivadí caminha para triplicar o número de alunos, além de aproveitar o know how e internacionalizar sua expertise, expandindo a operação para dois outros países da América Latina nos próximos dois anos. Se o mercado já apresentava forte viés de crescimento, com uma demanda pujante, as transformações que a pandemia impôs aos sistemas educacionais o tornará ainda mais aquecido, de forma que as escolas tenham e disponibilizem soluções para o desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais, que também integram qualidades como cultura de estudo, bem-estar alimentar e inglês, entre outras skills.

A aquisição da VOA Educação vem menos de um ano após a Vivadí anunciar uma rodada de investimento liderada pelo Barrah Investimentos e três meses depois de ter lançado uma plataforma de videoexperiências voltada para alunos de escolas de educação básica. Mais do que isso, mostra o potencial que as startups também têm para fazer a diferença também no segmento educacional. Mostra força da união entre tecnologia e educação, ampliando o ecossistema de soluções para o desenvolvimento em larga escala.

Esse movimento de aquisições indica, sem dúvidas, um mercado mais maduro, que reconhece que o investimento em tecnologia é a melhor forma de garantir agilidade e qualidade na entrega. O mercado educacional brasileiro tem um grande espaço e potencial para crescer. E será fundamental desenvolver tecnologia para o mundo das soft skills.

 


Mauricio Martins - professor, especialista em produtos para educação e co-fundador da edtech Vivadí


Itens de higiene e beleza terão preços mais altos na Black Friday 2021

Levantamento realizado pela Sovos aponta ainda que complexidade tributária no Brasil torna descontos menos significativos do que em países como Estados Unidos, por exemplo


Com a retomada gradual do varejo físico, as previsões de vendas para Black Friday 2021 estão otimistas. Segundo pesquisa divulgada pelo Google, 64% dos brasileiros pretendem comprar algum produto durante a data.

 

Porém, por conta do aumento da inflação e da alta do dólar no País, a dica dos especialistas é preparar o bolso, porque os preços deverão estar mais altos neste ano.

 

“Em outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,25%, chegando ao acumulado 10,67% em 12 meses. Com a inflação em alta, em um cenário de recuperação da economia pós-pandemia, certamente isso impactará diretamente nos descontos oferecidos, sobretudo em segmentos que já sofrem com uma alta carga tributária”, explica Giuliano Gioia, Tax Manager na Sovos Brasil, líder global em soluções digitais para complexidades fiscais.


 

Produtos mais caros

 

De acordo com levantamento realizado pela Sovos com base nos dados do Impostômetro, entre os segmentos com maior porcentagem de tributação no Brasil estão higiene e beleza, com uma média de 45,91%; eletroeletrônicos, com 44,65%; equipamentos domésticos, como 43,14%; e acessórios, como bolsas e bijuterias, com 39,77%.

 

Já entre os itens com maior carga tributária incidente, estão perfumes importados (78,99%); vídeo game (72,18%); perfumes nacionais (69,13%); smartphones (68,76%); forno de micro-ondas (59,37%); tênis importado (58,59%); cremes de beleza (57,02%); e cosméticos em geral (55,27%).

 

“Além do aumento da inflação, quando falamos sobre aumento da carga tributária no varejo devemos considerar a tributação incidente sobre toda a cadeia econômica, desde a saída da indústria ou do importador e toda a logística, que também impacta no valor final dos produtos. E isso sem falar na escassez de insumos que vem causando um aumento na demanda e no valor de itens como embalagens, materiais plásticos e aço, por exemplo”, diz Giuliano.


 

Saídas para os Varejistas

 

Para atrair os consumidores diante desse aumento de preços, estratégias comerciais como “frete grátis”, promoções e facilidades no pagamento têm sido implementadas pelas empresas.

 

Mas, segundo Giuliano, é preciso ficar atento à legislação tributária vigente que varia de acordo com a Unidade da Federação para evitar autuações fiscais, reduzir custos tributários e aumentar a competitividade por meio do uso de ferramentas tecnológicas que oferecem a digitalização dos tributos, mitigando possíveis erros que possam gerar penalidades com o Fisco.

 

“Diferente de outros países, que dispõem de uma legislação fiscal menos complexa, no Brasil o setor empresarial tem que arcar com inúmeros custos para manter-se em conformidade fiscal. Dentre eles, mais de uma centena de obrigações acessórias e mais de 50 alterações por dia que são requeridas pelas três instâncias governamentais” diz Giuliano.

 

“Por isso, focar em inteligência fiscal, sem dúvida, é uma estratégia crucial para os negócios. E a digitalização dos processos fiscais, que eliminam de vez os procedimentos manuais altamente sujeitos a erros, é a melhor saída para evitar autuações fiscais e, ao mesmo tempo, reduzir custos tributários”, completa o executivo.


Qual a importância do omnichannel no atendimento ao cliente?.llllçmn

A comunicação próxima, individualizada e assertiva entre as empresas e seus consumidores sempre foi algo fundamental no mundo corporativo. Na pandemia, essa necessidade se tornou ainda mais evidente para que conseguissem permanecer atendendo às demandas de seus clientes à distância. Nesse cenário, a estratégia omnichannel vem se mostrando extremamente benéfica como forma de aperfeiçoar tal atendimento durante sua jornada de compra. 

Sua proposta é simples e direta: proporcionar uma multiplicidade de canais de atendimento para os usuários. Mas além disso, integrá-los de forma que o atendimento continue sendo desenvolvido mesmo com a mudança de uma plataforma, sem que tenha que ser recomeçado. Em um exemplo prático, um consumidor pode encontrar um determinado produto no site da companhia, consegue tirar possíveis dúvidas diretamente com a empresa em suas redes sociais e finalizar a compra também por tais plataformas, como o WhatsApp. 

A integração dos canais utilizados pela companhia traz uma experiência fantástica ao usuário, permitindo que possam conduzir sua jornada de compra da forma que preferirem e, nas plataformas que desejarem. Isso, desde o primeiro contato com as informações dos serviços ou produtos ofertados até seu recebimento. O cliente omnichannel, como podemos caracterizá-lo, é a grande massa e tendência do mundo corporativo que, se não for posto como centro das ações organizacionais, fará com que a empresa rapidamente perca sua posição frente aos concorrentes. 

Felizmente, muitas companhias já notaram tal importância. Em uma pesquisa feita pela Samba Digital, 62,5% das empresas pretendem dispor entre 10% e 30% do faturamento de 2021 em investimentos na transformação digital, considerada como um importante ponto de virada para um maior alcance de consumidores em meio ao isolamento social. Além de aumentarem o awareness da marca no mercado, o número de vendas certamente será maior, com grandes chances da fidelização dos clientes e a probabilidade de recompra no futuro. 

O empoderamento do consumidor frente às transformações digitais é inevitável e indispensável. É importante estar presente em todos os canais que seus clientes tenham uma maior afinidade, feito que apenas terá um resultado eficaz por meio da análise minuciosa de seu público-alvo. Pesquise e entenda seus perfis, necessidades e o que buscam para, a partir disso, saber como atender essas demandas por meio da integração de tais plataformas. 

A experiência durante sua compra deve ser fluída e contínua, independente do meio escolhido. Para isso, o auxílio de um parceiro tecnológico será de grande ajuda, uma vez que seu know how do mercado irá ajudar a construir a melhor jornada possível. Assim, mesmo diante de cenários inesperados como o da pandemia, estarão preparadas para utilizar tais estratégias a seu favor, sem que seu negócio seja severamente impactado.

 


Bernardo Borzone - diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Trilhas de aprendizagem gamificadas: conheça 3 funcionalidades que não podem faltar

Para quem trabalha com Treinamento & Desenvolvimento, o uso da gamificação não é novidade, já que é o principal método de engajamento e motivação de colaboradores em relação às capacitações corporativas. 

As trilhas de aprendizagem gamificadas são módulos de conhecimento que permitem que seus participantes desenvolvam suas habilidades e competências técnicas e comportamentais de maneira contínua. Segundo dados apresentados pela Gallup, a equipe chega a ter um desempenho 147% melhor em comparação ao período antes da capacitação.

 

É possível realizar as capacitações por trilhas lineares, quando os colaboradores aprendem por meio de uma sequência de módulos, e por trilhas agrupadas, que permite que os participantes organizem seus próprios módulos de ensino na sequência que desejarem.

 

No entanto, é necessário ter cuidado para que as trilhas não se tornem obrigações dos colaboradores, resultando na desmotivação do treinamento e na dificuldade de retenção do conhecimento.

 

Então, sabendo da importância que a gamificação traz para as organizações, a Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, elenca algumas funcionalidades para se implementar trilhas de aprendizagem nas empresas. 

 

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a gamificação não é apenas um jogo transformado em treinamentos para empresas, tampouco envolve apenas diversão ou usa motivações extrínsecas de forma superficial.

 

Quando pautamos a gamificação atrelada às capacitações, a ideia é utilizar as mecânicas de jogos aplicadas na jornada de cada colaborador para que o envolvimento nos módulos seja impulsionado. Para que isso ocorra, existem seis funcionalidades principais que devem estar presentes em trilhas de aprendizagem gamificadas. Confira:

 

1.   Pontuação


Uma das mecânicas de jogos mais conhecidas é a de pontuação, principalmente quando existe um ranking de participantes. É possível determinar se os pontos são ganhos por níveis concluídos, por missões que são completadas, por avaliações de conhecimento dadas aos colaboradores ao final de cada módulo e muito mais.

 

Por meio da funcionalidade de pontuação, o ranking é elaborado e as premiações são entregues aos participantes que obtiveram maior desempenho, performance e desenvolvimento nas trilhas.

 

2.          Ranqueamento


O ranqueamento de colaboradores que estão participando das trilhas de aprendizagem gamificada é uma maneira inteligente de estimular a competitividade saudável entre os membros da empresa. Assim, cada um dará o seu melhor nos módulos de ensino para conquistarem uma boa posição no ranking.

 

No entanto, vale a ressalva: apenas as melhores posições devem aparecer no ranqueamento. Por exemplo, os cinco melhores colocados e, caso haja muitos colaboradores participando, os 10 melhores. Esse adendo é importante para não constranger e desestimular os demais.

 

3.          Premiações e recompensas


As premiações e recompensas das trilhas de aprendizagem gamificadas servem tanto para estimular os colaboradores a completarem sua jornada pelo conhecimento quanto para satisfazê-los ao final dos ensinamentos.

 

Porém, o que oferecer de premiações e recompensas? Isso pode depender de quais são os perfis de colaboradores da empresa e estipular bônus para cada um por meio de um teste de jogador na gamificação, os então chamados de Arquétipos de Bartle. Cada tipo de jogador se engaja de maneira diferente e se interessa por diferentes recompensas. 

 

Portanto, compreender o funcionamento das trilhas gamificadas e a suas funcionalidades principais ajudam empreendedores que desejam implementar esta metodologia na empresa como forma de desenvolver as habilidades e competências técnicas dos colaboradores.

 


Mesmo com crise econômica, Black Friday pode gerar R$ 5,5 bilhões

Divulgação / MF Press Global 
 
Empresário e especialista em negócios, Diego Arruda, comenta sobre as expectativas para o evento anual

 

A Black Friday é um costume importado dos Estados Unidos, onde após o Dia de Ação de Graças, grandes descontos são oferecidos na maior parte das lojas. No Brasil, alguns comerciantes começaram a introduzir o evento em menor escala, porém, em pouco tempo, a data já se tornou uma das mais aguardadas para quem deseja realizar novas compras.

 

Em 2021, o dia especial ocorrerá na próxima sexta-feira, 26, e, mesmo em meio à crise econômica e ao aumento da inflação, a Black Friday brasileira parece oferecer oportunidades para os comerciantes. “Essa data representa cerca de 4% das vendas do varejo no Brasil. Esse ano, a expectativa é que a Black Friday levante cerca de R$ 5,5 bilhões”, detalha Diego Arruda, empresário e especialista em negócios.

 

Porém, mesmo com a possibilidade de lucros na data comercial, o especialista alerta para a redução do poder de compra dos brasileiros. “Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica, o poder de compra do nosso povo caiu muito. Será difícil conciliar a vontade de comprar com as limitações impostas pela crise que se agravou durante a pandemia”, lamenta.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Conversion, o e-commerce continuará sendo a forma preferida de compra dos brasileiros, seguindo a tendência de 2020. Cerca de 62,96% dos entrevistados têm a intenção de comprar online. “A pandemia alterou o nosso modo de viver em diversos aspectos e creio que certas tendências, como comprar online, vieram para ficar”, opina Diego Arruda.

O especialista chama atenção para os riscos de fraudes ao escolher comprar na modalidade online. Por isso, para ele é importante sempre conferir a confiabilidade do site que se está comprando. “Prefira escolher os sites de empresas renomadas e confiáveis. Evite ser atraído pelos descontos inacreditáveis de lugares desconhecidos. Pois, é uma data boa para aquela velha ocorrência do ‘barato’ que acaba saindo ‘caro’”, aconselha.

 

Sobre Diego Arruda

Diego Arruda é um especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Através de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e clientes. Seu primeiro grande negócio foi em 2009, quando ele tinha apenas 23 anos. Ele criou uma empresa para atender uma demanda de vendas e terceirização de serviços na área de telecomunicações para grandes operadoras, como a Vivo. Com o passar do tempo, identificou que era possível não só trabalhar com vendas, mas também otimizar recursos e utilizar estratégias alternativas para a captação massiva de clientes no mercado online. Na época, esse negócio gerou o faturamento de R$ 500 milhões.

Já em 2013, iniciou a expansão de segmentos de outsourcing de serviços, como terceirizações, engenharia, segurança de dados,  além projetos de captação de clientes em mídias digitais. Três anos mais tarde, foi a vez de se lançar no mercado de importações.  Ao longo dos anos, atendeu a órgãos públicos, e trabalhou com operações de venda de produtos de mobilidade elétrica, com foco em energia limpa, shoppings e e- commerces.

Com a chegada da pandemia, conseguiu o registro de teste rápido para a Covid19, o que gerou uma grande colaboração para a sociedade e um forte faturamento indo na contramão da crise. Ainda em 2020, somente no segmento de outsourcing público, conseguiu gerar um faturamento de R $20 milhões.

 

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Campanha da Resistência Bacteriana alerta sobre o uso indevido de antibiótico

De acordo com estudo britânico, a partir de 2050, resistência de microrganismos aos antibióticos poderá levar à morte de 10 milhões de pessoas por ano


Para alertar a população sobre o uso indevido de antibióticos, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove a Campanha da Resistência Bacteriana, que acontece de 22 a 26 de novembro, em conformidade com a campanha promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um estudo britânico, liderado pelo economista Jim O’Neill, apontou que o cenário global tende a ficar cada dia mais preocupante, devido à resistência bacteriana aos antibióticos. De acordo com o levantamento, 700 mil pessoas morrem a cada ano no mundo, por conta das infecções causadas por bactérias resistentes.

Na maioria dos casos, bastam 24 horas de coriza, dor de garganta ou tosse para as pessoas procurarem um médico pedindo antibiótico. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso indevido do medicamento pode ocasionar outros problemas de saúde. Diante deste cenário, o médico otorrinolaringologista e membro da ABORL-CCF, Geraldo Druck, explica que, quanto mais as pessoas usarem antibióticos indevidamente, mais aumento da resistência bacteriana elas terão.

"Com isso, em 2050, poderemos viver situações como a fase pré-antibióticos". Há estudos que demonstram que uma das principais razões pelas quais as pessoas tomam antibióticos é a dor de garganta. Entretanto, receitar antibiótico nesses casos é um erro, mas, ainda assim, acontece".

A eficácia dos antibióticos está associada diretamente ao agente causador da infecção, ou seja, nem todos os antibióticos podem ser usados para o tratamento de uma mesma infecção. Por isso, esses medicamentos devem ser utilizados apenas no combate a infecções bacterianas e de acordo com a prescrição médica - que também deve ser consciente.

Como diferenciar os quadros virais e bacterianos?

Coriza, congestão nasal, tosse ou rouquidão, associado à dor de garganta, pode ser diagnosticado como um quadro viral. Quando a dor é mais localizada, pode ser bacteriana. Placas na garganta podem fazer parte tanto do quadro bacteriano como do quadro viral.

"As pessoas chegam muito precoces para a consulta - às vezes com apenas 24 horas de sintoma. Nós, médicos, sabemos que o desejo dos pacientes é melhorar o mais rapidamente possível, entretanto, não podemos tomar medidas rápidas - com 24 ou 48 horas - pois o quadro pode ser bacteriano - e precisa ser tratado de forma específica", explica o doutor Geraldo.

Segundo o médico, os antibióticos devem ser usados, mas da forma correta, ou seja, nas doenças virais. É raro que uma criança ou adulto tenha doenças bacterianas. Já na idade escolar é mais frequente. Outro ponto de atenção é para os sintomas: quando a dor é mais localizada o quadro é sugestivo de etiologia bacteriana. "Ressalto que qualquer quadro deve passar por exames clínicos, para que tenhamos certeza se é um quadro bacteriano ou viral, para, assim, receitar a medicação correta."

Com o objetivo de ressaltar a importância da campanha para a conscientização do uso correto de antibióticos, a ABORL-CCF preparou uma aula específica sobre o tema, que será ministrada na 51ª edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, em Fortaleza. A aula será realizada no dia 26 de novembro, das 13h às 13h45, para os médicos participantes do evento.


Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado no Banco de Sangue de São Paulo


Comemorado em todo o país e também no Banco de Sangue de São Paulo na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras, pois o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8 dos brasileiros doam sangue regularmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode salvar até 4 vidas.

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

O Banco de Sangue de São Paulo alerta para a importância de que as pessoas incluam o ato generoso da doação de sangue em seus hábitos e, com esse intuito, lançou a Campanha Novembro Vem Doar, comemorativa ao Dia Nacional do Doador, que acontece até o final do mês.
Com o tema: "Compartilhe mais: Compartilhe vida, doe sangue", a ação apresenta mensagens nas redes sociais da instituição sobre a importância do gesto da doação de sangue. No dia 25 de novembro, em homenagem à data, os doadores serão recebidos com um café da manhã.

Como uma atitude de gratidão, os doadores estão sendo contemplados, até 30 de novembro, com um mimo - um fone de ouvido - "para retribuir toda a esperança e amor que esses heróis anônimos levam a quem tanto precisa", diz Bibiana Alves líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo, ressaltando que todos são convidados a compartilhar a ação em suas redes sociais utilizando a #CompartilheMais, ampliando assim a propagação desta corrente do bem.

O Banco de Sangue de São Paulo atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.

A instituição informa que segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.


Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Não ter diabetes em uso de insulina;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.


Critérios específicos para o Coronavírus:

• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;

• Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;

• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).



Serviço:

Banco de Sangue de São Paulo - Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito no local.


Aplicativo Poupatempo Digital traz lembrete com a data prevista para a dose de reforço da vacina contra Covid-19

A atualização do app chega junto com a imunização da geração mais jovem e conectada 

 

O aplicativo Poupatempo Digital tem uma novidade para quem acessa a carteira de vacinação digital contra Covid-19. Com o sucesso da vacinação no Estado de São Paulo e a aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos, com intervalo de cinco meses após imunização com a segunda dose, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento da plataforma VaciVida em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, criou um alerta com a data prevista para dose de reforço.   

Logo que acessa a funcionalidade “Carteira de Vacinação” no app, o usuário já tem a informação na tela inicial com a data prevista para aplicação da dose adicional do imunizante. A ferramenta está disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.  

A atualização do aplicativo é resultado da excelente parceria com a Secretaria Estadual da Saúde para atender às necessidades da população que busca pelas facilidades do digital, com segurança, praticidade e comodidade, na palma da mão”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.   

A carteira de vacinação digital pode ser acessada pelo celular e conta com as mesmas informações do comprovante entregue no formato impresso à população imunizada. De janeiro a outubro deste ano, a versão digital da Carteira de Vacinação no app do Poupatempo teve cerca de 6,8 milhões de acessos. 

No app é possível baixar e fazer a impressão da carteira digital, caso seja necessário. Ela já vem com um QR Code, que comprova os dados do cidadão e da vacinação anterior.    

Além da carteira de vacinação, o aplicativo do Poupatempo também possibilita ao usuário realizar o pré-cadastro e visualizar o certificado de vacinação.  

Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro, quando feito online – no app Poupatempo Digital ou no site www.vacinaja.sp.gov.br - diminui em até 90% o tempo de permanência no local de vacinação. O preenchimento é simples e rápido, tanto que a plataforma já contabiliza mais de 16 milhões de cidadãos cadastrados.  

Já a validação do certificado de vacinação confere à pessoa imunizada a garantia de um documento oficial, que pode ser conferido online. 

  

Serviços digitais

Com o início da pandemia, em março do ano passado, a Prodesp acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais no Poupatempo, para melhor atender a população. Atualmente, são mis de 160 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, a meta é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022. 


Doação de sangue: quem faz parte dessa onda de solidariedade?

BP destaca perfil de doadores e aponta os principais usos para os estoques em bancos de sangue


Há uma máxima que diz que “doar sangue é salvar vidas”. Ainda assim, atualmente menos de 2% da população brasileira apta a contribuir com essa ação tem o hábito de doar sangue anualmente, segundo André Larrubia, hematologista e gerente do Banco de Sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A boa notícia é que, mesmo com a pandemia, essa rotina permaneceu estável.

 

Para reconhecer o valor dos doadores voluntários, bem como relembrar a população sobre a importância que a doação tem no salvamento de vidas, no próximo dia 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. E, afinal, quem é esse doador que, mesmo durante a pandemia, faz essa ação solidária de amor ao próximo?

 

Dados levantados pelo Banco de Sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, mostra que a maioria das doações foi feita por homens com média de idade de 39 anos. Entre janeiro e outubro deste ano, este grupo realizou mais de seis mil doações feitas no banco de sangue, reconhecido internacionalmente pela Advancing Transfusion and Cellular Therapies Worldwide (AABB). Mais de cinco mil doações foram feitas por mulheres no mesmo período, também com média de idade de 39 anos.

 

Todas as doações do Banco de Sangue da instituição são destinadas às transfusões de sangue do Hospital BP e do BP Mirante para a utilização em UTIs, centro cirúrgico e transplante de medula óssea principalmente.


 

SAZONALIDADE

 

No Dia Nacional do Doador de Sangue, o Banco de Sangue da BP já se prepara para ampliar seus estoques de fim de ano, período em que tradicionalmente os bancos de sangue enfrentam uma queda expressiva no número de doações. Entre os tipos sanguíneos mais demandados estão O positivo e O negativo.


 

ONDE E COMO DOAR

 

Os interessados em contribuir com a manutenção do estoque do Banco de Sangue da BP podem ficar tranquilos quanto à segurança: todas as doações seguem protocolos de segurança com o objetivo de evitar possíveis aglomerações, recebendo apenas 60 doadores por dia. Além disso, para que não haja circulação do novo coronavírus por via transfusional, há regras e impedimentos temporários que podem ser visualizados no site da BP.

Além dos cuidados devido a pandemia da Covid-19, é importante ressaltar que para se juntar a essa ação solidária na BP é preciso:

·        Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada aos 60 anos).


·        Menores de 18 anos devem apresentar a autorização para doação de sangue preenchida - disponível no link - acompanhada do documento do responsável legal, documento oficial original e uma cópia simples.


·        Pesar mais de 50Kg.

 

Atendendo esses quesitos, o candidato fará um cadastro, em seguida uma pré-triagem clínica para checar os sinais vitais e logo depois, a triagem, onde uma entrevista será realizada para prosseguir ou não com a doação.

Lembrando que é necessário a apresentação do documento original com foto por todos os doadores, não é necessário vir em jejum, o doador apenas deverá esperar cerca de duas horas após a refeição para realizar a doação e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a ação.

 


BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 


Com médicos voluntários do Albert Einstein, Mutirão da Saúde promovido pelo Instituto Verdescola oferece atendimentos, consultas e exames gratuitos em diversas especialidades

    

Atendimento médico na edição de 2020
 Ação promovida por ONG do litoral de São Paulo, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, vai oferecer, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, mais de 2 mil atendimentos em 7 especialidades clínicas, tais como pediatria, ginecologia, oftalmologia, entre outras


Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, recebe o 3º Mutirão da Saúde, evento realizado pelo Instituto Verdescola em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião. A ação acontece na sede do Instituto e pretende oferecer a estudantes, familiares e toda a comunidade em situação de vulnerabilidade social da região mais de 2 mil atendimentos, entre consultas e exames gratuitos em pediatria, oftalmologia, ginecologia, urologia, endocrinologia, alergia e imunologia, e neurologia.

As consultas serão realizadas por mais de 50 médicos e residentes do Hospital Israelita Albert Einstein, sob a coordenação do Dr. Eduardo Troster, chefe da equipe de Pediatria e Coordenador do Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital, e pelo Dr. Felipe Rossi, médico pediatra do Hospital. Nesta edição, serão realizados também exames oftalmológicos em parceria com a Renovatio, que realizará consultas, exames e doação de óculos de grau para aqueles que precisam, e exames de mamografia em parceria com a organização Américas Amigas, que visa o combate à mortalidade por câncer de mama no Brasil por meio da detecção e do diagnóstico precoce da doença para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O Mutirão da Saúde é uma grande ação social promovida pelo Instituto Verdescola, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde de crianças, jovens e famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Neste ano, os atendimentos e especialidades médicas foram ampliados, e a iniciativa irá beneficiar também os moradores das comunidades do entorno”, afirma Fernanda Carbonelli, que integra a direção executiva do Verdescola. “Será o maior Mutirão de Saúde da história de São Sebastião”, ressalta.

O Dr. Eduardo Troster explica que é preciso complementar a ação do Estado para atender às necessidades da população, e contar com instituições renomadas que prestam um serviço de qualidade é fundamental. “Embora o SUS seja um grande avanço social e o direito ao acesso ao sistema de saúde seja garantido pela Constituição, ainda está aquém das necessidades da população. O Terceiro Setor pode e deve complementar a ação do Estado na responsabilidade social. Nosso maior patrimônio é a saúde”, afirma. “O Instituto Verdescola e o Einstein são instituições que nos motivam a trabalhar com excelência de qualidade. A gratificação de fazer o bem com pediatras e residentes a partir da infraestrutura oferecida pelo Verdescola não tem preço”, conclui Troster.

O Mutirão deste ano também vai abranger uma ala azul dedicada aos homens, com testes de HIV, sífilis, aferição de pressão e consulta ao urologista, em parceria com a Prefeitura do município.

Além do foco em saúde, o Mutirão vai contar também com apoio a crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades no desenvolvimento pedagógico ao longo do último ano. Sob coordenação da Dra. Mariana Mercadante, pediatra do Hospital das Clínicas, uma equipe especializada em desenvolvimento infantil ficará responsável pelo atendimento de alunos e responsáveis.

O atendimento será dividido em blocos de 01 a 06, passando por triagem, preenchimento de fichas, consulta em cada área determinada e retirada de medicação recomendada pelo médico na farmácia que estará disponível no local. Serão 40 consultórios no total.

Na pandemia - Em 2020, o Mutirão da Saúde ofereceu atendimento psicossocial e pedagógico para crianças, além de promover a arrecadação e distribuição de tablets e dispositivos móveis usados para apoiar famílias e estudantes durante o isolamento e o ensino remoto.

 

Sobre o Instituto Verdescola (http://verdescola.org.br/)

O Verdescola é uma organização sem fins lucrativos fundada por Maria Antonia e Roberto Civita, que também participaram da fundação da ONG Américas Amigas. Com atuação desde 2008 em São Sebastião, Litoral de SP, o Instituto Verdescola atende, diariamente, cerca de 1.000 beneficiários, em 3 eixos: Educação, Apoio Social, e Preservação Ambiental. Por meio da Educação, oferece aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, além de ofertar cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos. No eixo de Apoio Social, promove sessões com psicopedagoga, psicóloga e assistente social para famílias em situação de risco, além de atuar em políticas públicas. Realiza, também, ações comunitárias de coleta de resíduos, preservação do bioma local, e monitoramento das águas dos rios. O Instituto é auditado anualmente e, desde 2018, é premiado como uma das 100 Melhores ONGs dos Brasil.

 

 

3º MUTIRÃO DA SAÚDE – INSTITUTO VERDESCOLA

Quando: de 29 de novembro a 03 de dezembro
Horário: das 7h30 às 17h
Onde: Av. Marginal, 44 - Praia Barra do Sahy, São Sebastião - SP
Mais informações: (12) 3863-7130


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