Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Doação de sangue: quem faz parte dessa onda de solidariedade?

BP destaca perfil de doadores e aponta os principais usos para os estoques em bancos de sangue


Há uma máxima que diz que “doar sangue é salvar vidas”. Ainda assim, atualmente menos de 2% da população brasileira apta a contribuir com essa ação tem o hábito de doar sangue anualmente, segundo André Larrubia, hematologista e gerente do Banco de Sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A boa notícia é que, mesmo com a pandemia, essa rotina permaneceu estável.

 

Para reconhecer o valor dos doadores voluntários, bem como relembrar a população sobre a importância que a doação tem no salvamento de vidas, no próximo dia 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. E, afinal, quem é esse doador que, mesmo durante a pandemia, faz essa ação solidária de amor ao próximo?

 

Dados levantados pelo Banco de Sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde do país, mostra que a maioria das doações foi feita por homens com média de idade de 39 anos. Entre janeiro e outubro deste ano, este grupo realizou mais de seis mil doações feitas no banco de sangue, reconhecido internacionalmente pela Advancing Transfusion and Cellular Therapies Worldwide (AABB). Mais de cinco mil doações foram feitas por mulheres no mesmo período, também com média de idade de 39 anos.

 

Todas as doações do Banco de Sangue da instituição são destinadas às transfusões de sangue do Hospital BP e do BP Mirante para a utilização em UTIs, centro cirúrgico e transplante de medula óssea principalmente.


 

SAZONALIDADE

 

No Dia Nacional do Doador de Sangue, o Banco de Sangue da BP já se prepara para ampliar seus estoques de fim de ano, período em que tradicionalmente os bancos de sangue enfrentam uma queda expressiva no número de doações. Entre os tipos sanguíneos mais demandados estão O positivo e O negativo.


 

ONDE E COMO DOAR

 

Os interessados em contribuir com a manutenção do estoque do Banco de Sangue da BP podem ficar tranquilos quanto à segurança: todas as doações seguem protocolos de segurança com o objetivo de evitar possíveis aglomerações, recebendo apenas 60 doadores por dia. Além disso, para que não haja circulação do novo coronavírus por via transfusional, há regras e impedimentos temporários que podem ser visualizados no site da BP.

Além dos cuidados devido a pandemia da Covid-19, é importante ressaltar que para se juntar a essa ação solidária na BP é preciso:

·        Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada aos 60 anos).


·        Menores de 18 anos devem apresentar a autorização para doação de sangue preenchida - disponível no link - acompanhada do documento do responsável legal, documento oficial original e uma cópia simples.


·        Pesar mais de 50Kg.

 

Atendendo esses quesitos, o candidato fará um cadastro, em seguida uma pré-triagem clínica para checar os sinais vitais e logo depois, a triagem, onde uma entrevista será realizada para prosseguir ou não com a doação.

Lembrando que é necessário a apresentação do documento original com foto por todos os doadores, não é necessário vir em jejum, o doador apenas deverá esperar cerca de duas horas após a refeição para realizar a doação e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a ação.

 


BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados