Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Com médicos voluntários do Albert Einstein, Mutirão da Saúde promovido pelo Instituto Verdescola oferece atendimentos, consultas e exames gratuitos em diversas especialidades

    

Atendimento médico na edição de 2020
 Ação promovida por ONG do litoral de São Paulo, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, vai oferecer, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, mais de 2 mil atendimentos em 7 especialidades clínicas, tais como pediatria, ginecologia, oftalmologia, entre outras


Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, recebe o 3º Mutirão da Saúde, evento realizado pelo Instituto Verdescola em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião. A ação acontece na sede do Instituto e pretende oferecer a estudantes, familiares e toda a comunidade em situação de vulnerabilidade social da região mais de 2 mil atendimentos, entre consultas e exames gratuitos em pediatria, oftalmologia, ginecologia, urologia, endocrinologia, alergia e imunologia, e neurologia.

As consultas serão realizadas por mais de 50 médicos e residentes do Hospital Israelita Albert Einstein, sob a coordenação do Dr. Eduardo Troster, chefe da equipe de Pediatria e Coordenador do Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital, e pelo Dr. Felipe Rossi, médico pediatra do Hospital. Nesta edição, serão realizados também exames oftalmológicos em parceria com a Renovatio, que realizará consultas, exames e doação de óculos de grau para aqueles que precisam, e exames de mamografia em parceria com a organização Américas Amigas, que visa o combate à mortalidade por câncer de mama no Brasil por meio da detecção e do diagnóstico precoce da doença para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O Mutirão da Saúde é uma grande ação social promovida pelo Instituto Verdescola, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde de crianças, jovens e famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Neste ano, os atendimentos e especialidades médicas foram ampliados, e a iniciativa irá beneficiar também os moradores das comunidades do entorno”, afirma Fernanda Carbonelli, que integra a direção executiva do Verdescola. “Será o maior Mutirão de Saúde da história de São Sebastião”, ressalta.

O Dr. Eduardo Troster explica que é preciso complementar a ação do Estado para atender às necessidades da população, e contar com instituições renomadas que prestam um serviço de qualidade é fundamental. “Embora o SUS seja um grande avanço social e o direito ao acesso ao sistema de saúde seja garantido pela Constituição, ainda está aquém das necessidades da população. O Terceiro Setor pode e deve complementar a ação do Estado na responsabilidade social. Nosso maior patrimônio é a saúde”, afirma. “O Instituto Verdescola e o Einstein são instituições que nos motivam a trabalhar com excelência de qualidade. A gratificação de fazer o bem com pediatras e residentes a partir da infraestrutura oferecida pelo Verdescola não tem preço”, conclui Troster.

O Mutirão deste ano também vai abranger uma ala azul dedicada aos homens, com testes de HIV, sífilis, aferição de pressão e consulta ao urologista, em parceria com a Prefeitura do município.

Além do foco em saúde, o Mutirão vai contar também com apoio a crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades no desenvolvimento pedagógico ao longo do último ano. Sob coordenação da Dra. Mariana Mercadante, pediatra do Hospital das Clínicas, uma equipe especializada em desenvolvimento infantil ficará responsável pelo atendimento de alunos e responsáveis.

O atendimento será dividido em blocos de 01 a 06, passando por triagem, preenchimento de fichas, consulta em cada área determinada e retirada de medicação recomendada pelo médico na farmácia que estará disponível no local. Serão 40 consultórios no total.

Na pandemia - Em 2020, o Mutirão da Saúde ofereceu atendimento psicossocial e pedagógico para crianças, além de promover a arrecadação e distribuição de tablets e dispositivos móveis usados para apoiar famílias e estudantes durante o isolamento e o ensino remoto.

 

Sobre o Instituto Verdescola (http://verdescola.org.br/)

O Verdescola é uma organização sem fins lucrativos fundada por Maria Antonia e Roberto Civita, que também participaram da fundação da ONG Américas Amigas. Com atuação desde 2008 em São Sebastião, Litoral de SP, o Instituto Verdescola atende, diariamente, cerca de 1.000 beneficiários, em 3 eixos: Educação, Apoio Social, e Preservação Ambiental. Por meio da Educação, oferece aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, além de ofertar cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos. No eixo de Apoio Social, promove sessões com psicopedagoga, psicóloga e assistente social para famílias em situação de risco, além de atuar em políticas públicas. Realiza, também, ações comunitárias de coleta de resíduos, preservação do bioma local, e monitoramento das águas dos rios. O Instituto é auditado anualmente e, desde 2018, é premiado como uma das 100 Melhores ONGs dos Brasil.

 

 

3º MUTIRÃO DA SAÚDE – INSTITUTO VERDESCOLA

Quando: de 29 de novembro a 03 de dezembro
Horário: das 7h30 às 17h
Onde: Av. Marginal, 44 - Praia Barra do Sahy, São Sebastião - SP
Mais informações: (12) 3863-7130


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados