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quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Dez sinais para professores e pais de que a criança pode ter algum problema de visão

Miopia e outros erros de refração são as principais causas de mau desempenho escolar


Pedir para sentar-se nas primeiras fileiras para enxergar melhor, cerrar os olhos para ver de longe, queixar-se frequentemente de dor de cabeça, coçar os olhos constantemente e desinteresse nas atividades escolares. Esses são comportamentos na infância que sinalizam que a criança tem algum problema ocular. E professores e pais devem ficar atentos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a possibilidade de correção ou tratamento. De acordo com levantamento* do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia, que podem ser hereditários) não retificados são a principal causa de deficiência visual na garotada. No mês em que se celebra o Dia da Criança (12/10), o Dia do Professor (15/10) e o Dia Mundial da Visão (14/10), seguem dicas importantes para pais, com o auxílio dos professores, ficarem atentos.

Para a região que inclui Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Venezuela, o documento do CBO estima em 23 milhões o número de crianças em idade escolar com “erros refracionais, que interferem em seu desempenho diário” (devido à dificuldade de aprendizado e de inserção social, e baixa autoestima). No Brasil, são 12,8 milhões entre 5 a 15 anos de idade com deficiência visual por erros de refração não corrigidos, conforme o levantamento “Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância: Detecção e Intervenção Precoce para a Prevenção de Deficiências Visuais”, do Ministério da Saúde.

Além disso, outras disfunções, como catarata e glaucoma congênitos, comprometem a visão de forma grave. De acordo com o CBO, com base na estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, é possível considerar que no Brasil tenhamos 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou controladas precocemente.

A melhor estratégia, portanto, é prevenir, diagnosticar e tratar a queixa ocular logo no seu início. Assim, os cuidados devem começar na gravidez, esclarece a oftalmologista do HCLOE, empresa do Grupo Opty, Patrícia Diniz, especialista em Retina Clínica, Oftalmopediatria e Estrabismo. No pré-natal, o especialista diagnostica e acompanha condições nas gestantes que colocam em risco a visão do feto, como rubéola, toxoplasmose, sífilis e herpes.

Ao nascer ou logo na primeira semana do pós-parto, de preferência, os recém-nascidos precisam ser submetidos ao teste do olhinho. Ele é essencial para investigar males que exigem cuidado urgente, tais como catarata congênita (de maior incidência em bebês cujas mães tiveram infecção) e glaucoma congênito (um sinal é a fotofobia), além do retinoblastoma (tumor na retina). Em prematuros nascidos com até 32 semanas e/ou com peso de até 1500 gramas, deve-se realizar mapeamento de retina, pelo risco de retinopatia relacionada à prematuridade, uma doença que pode levar à cegueira – o que é possível evitar, se diagnosticada precocemente. O primeiro exame é feito entre 4 a 6 semanas de vida.

“Se estiver tudo bem com a visão, um exame completo deverá ser feito no primeiro ano de vida e daí em diante anualmente. Na pré-escola (dos 4 aos 6 anos) e na segunda infância (dos 6 anos até a puberdade), as crianças devem ser examinadas, porque nessa fase são comuns os casos de miopia (dificuldade de ver de longe), astigmatismo (a imagem é distorcida) e hipermetropia (objetos próximos ficam embaçados)”, reforça a médica.

Outra disfunção que pode afetar a capacidade de visual na infância é o estrabismo, o desalinhamento dos olhos, condição que atinge cerca de 5% da população infantil e tem diferentes formas: convergente (olho desviado para dentro), divergente (olho desviado para fora) ou vertical (olho desviado para cima ou para baixo).

“Vale lembrar que, até por volta dos seis meses, é normal desvio dos olhos intermitente e desvio para dentro (ou convergente). Contudo, se permanecer depois dessa idade ou apresentar desvio divergente (olho para fora) ou desvio constante, o oftalmopediatra deve ser consultado. Com a falha, os olhos não focam a imagem no mesmo sentido, ao mesmo tempo, o que pode levar à diminuição da capacidade de enxergar e perda da percepção de profundidade. Daí a importância de iniciar a correção precocemente, com o tratamento adequado em cada caso, que inclui o uso de óculos especiais, tampão, exercícios para os olhos ou cirurgia”, enfatiza a oftalmologista, acrescentando que qualquer alteração expressiva na cor dos olhos após o primeiro ano de idade deve ser motivo de visita ao oftalmopediatra.

Nas aulas ou em casa, fique de olho se a criança:

  1. Pisca ou esfrega os olhos com frequência – O motivo talvez seja erro de refração (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), reação à alergia (por diferentes fatores) ou a algum corpo estranho no olho, ou tique por ansiedade, estresse. O ideal é consultar oftalmopediatra.
  2. Fica desatenta às atividades escolares – Crianças com problema de vista costumam perder interesse por atividades em sala de aula, evitar ler, desenhar, jogar ou fazer outros projetos que precisam de foco de perto. Elas podem ser sutis sobre isso e não falar sobre o que estão sentido.
  3. Tem manchas no branco do olho – Vermelha brilhante sugere hemorragia na conjuntiva (membrana que reveste a parte posterior da pálpebra a parte branca do olho). Provavelmente um vaso se rompeu, normalmente, sem danos maiores. Mancha cinza indica alteração benigna, mas deve ser examinada por oftalmologista. Às vezes, é decorrente de anemia. Mancha marrom geralmente é nevo ou sarda. É mais comum em pessoas com cabelos ou olhos escuros, porque produzem mais melanina. Um nevo por si só não aponta anormalidade, porém a criança deve ser acompanhada por oftalmologista.
  4. Tem olhos desalinhados – um olho pode estar fixando para frente, enquanto o outro, para dentro, para fora, cima ou baixo. Assim os olhos não fixam exatamente na mesma direção ao mesmo tempo. Se não for resolvido, há risco de perda de visão no olho com desvio.
  5. Olhos dilatados ou pupilas grandes – É comum que as pupilas das crianças pareçam maiores do que as dos adultos, principalmente nos olhos claros expostos à luz natural ou artificial. Certos medicamentos afetam o tamanho da pupila. Por exemplo, os fármacos receitados para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (o TDAH). Se uma pupila parece consistentemente maior do que a outra ou há dúvida, consulte oftalmopediatra.
  6. Desconforto ou coceira – A coceira e/ou desconforto costuma ser condição temporária associada a alergias. Pode ser acompanhada de lacrimejamento e/ou sensação de queimação e/ou pálpebras inchadas. Se a queixa for acompanhada de vermelhidão e secreção pegajosa, desconfie de conjuntivite. Evite que a criança crie o hábito de coçar os olhos, porque isso é prejudicial à córnea e pode produzir ceratocone, alteração grave na visão.
  7. Dorme com os olhos abertos – Quando as crianças entram em sono profundo, é comum que seus olhos se abram um pouco e até se movam. Isso geralmente não deve ser motivo de preocupação. Se costumam dormir com os olhos abertos em local com ar condicionado ou ventilador, os olhos podem ficar secos, vermelhos ao acordar. O oftalmologista receita, se necessário, pomada ou colírio para manter os olhos suficientemente úmidos e evitar danos à córnea.
  8. Apresenta crosta ou gosma nos olhos – A secreção do olho pode secar nas pálpebras e nos cílios e formar crostas. A inflamação das bordas das pálpebras (blefarite) e nas glândulas sebáceas das pálpebras podem ser o motivo. O entupimento do canal lacrimal também forma crostas. Nesses casos, é preciso consultar oftalmopediatra.
  9. Inclina a cabeça ou cobre um olho – Isso acontece porque a criança sente necessidade de ajustar o ângulo para uma melhor visão. A consulta a oftalmopediatra vai esclarecer se o comportamento é decorrente de desalinhamento dos olhos, olho preguiçoso (ambliopia) outra disfunção. Inclinar a cabeça também pode ser hábito por erro de refração. Algumas crianças com astigmatismo viram o rosto para o lado para ver com mais clareza.
  10. Passa muito tempo diante de telas – Observe se a criança passa horas diante de telas e pouco tempo em ambientes ao ar livre sem exposição à luz solar (nos horários recomendados por pediatras e dermatologistas). Esse hábito prejudica a saúde, inclusive ocular, como, por exemplo, eleva o risco de desenvolver ou agravar miopia. Isso já foi constatado em diferentes estudos internacionais. O mais recente, publicado na revista científica The Lancet, aponta que, com o necessário confinamento na pandemia da Covid-19, crianças e jovens de 5 a 18 anos apresentaram um aumento médio na miopia de 40% entre 2019 e 2020. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem publicação sobre o tema para o público leigo: o “Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde”.

 

*As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019” do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Fontes: Patrícia Diniz, oftalmopediatra do Grupo Opty, e Academia Americana de Oftalmologia.


Obesidade: um problema de saúde crônico que merece atenção

Segundo dados do ministério da saúde, a doença teve um crescimento de 72% nos últimos 13 anos. Cuidados com a alimentação e uma rotina de vida saudável são grandes aliadas para a sua prevenção


A obesidade é uma patologia caracterizada pelo aumento da massa corporal gorda. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS ), mostram que em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais no Brasil estavam obesas, o equivalente a 41 milhões de cidadãos. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

"Ela é uma doença que se define com excesso de gordura corporal e na prática é estimada pelo excesso de peso em relação à altura, têm vários fatores causais, que na maioria das vezes agem conjuntamente: pré-disposição genética, alimentação, medicamentos, além de motivos neuropsiquiátricos e comportamentais como o sedentarismo, por exemplo. Entre os fatores alimentares destacam-se maus hábitos com a ingestão de alimentos de alto teor calórico", explica Marcelo Eduardo Sproesser, nutrólogo do hospital HSAMP.

Outro dado importante é que segundo o ministério da saúde, a obesidade teve um crescimento de 72% nos últimos 13 anos, de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019 e sua frequência é igual entre homens e mulheres. "Vale ressaltar que a obesidade também está associada a doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, infarto miocárdico, insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais e varizes, alterações metabólicas como diabetes mellitus e dislipidemias sendo elas doença hepática gordurosa e também está relacionada ao maior risco de infecções, hérnias, distúrbios de vesícula biliar, disfunção sexual e distúrbios de ordem psiquiátrica e de interação social", esclarece Marcelo.


Prevenção e tratamento

O especialista explica que os dois métodos mais usados de avaliação de obesidade são o índice de massa corpórea (IMC) e a medida da cintura abdominal. "Para calcular o IMC, divide-se o peso do paciente em Kg pelo quadrado da altura em metros. Se estiver entre 25 e 29,9 considera-se sobrepeso e se o cálculo for igual ou maior a 30, diagnostica-se obesidade, que pode ser graduada em riscos progressivamente maiores. Acima de 35 como obesidade de grau dois e acima de 40 como obesidade grau três", ensina.

A prevenção da obesidade está baseada em um estilo de vida mais saudável e para combatê-la é fundamental fazer acompanhamento com nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, além de começar a realizar uma reeducação alimentar ingerindo alimentos saudáveis como vegetais, carnes magras e excluir alimentos industrializados como frituras e fast food, além de praticar atividades físicas regularmente. "Também é importante consultar um especialista precocemente para um diagnóstico mais específico por meio de cálculo de índice de massa corpórea, cintura abdominal e se possível, bioimpedância corporal, avaliando então a eventual necessidade de medidas farmacológicas e iniciando acompanhamento para controle do peso e dos possíveis efeitos colaterais dessas medicações e de doenças associadas", indica.

O tratamento sem nenhum tipo de medicamento somente com reeducação alimentar e exercícios físicos produz resultados em curto prazo, mas o índice da volta de ganho de peso é muito grande, cerca de 90% dos casos. "Cabe ao médico avaliar todo o contexto clínico e juntamente com o paciente a relação risco-benefício do uso de fármacos", alerta.

"Reafirmo que o uso de dietas de moda não se mostrou efetivo e frequentemente é prejudicial. As dietas Dash e dieta do Mediterrâneo são exceções, mas sua aplicabilidade é prejudicada pelo alto custo e difícil disponibilidade na rotina de vida moderna", finaliza o especialista.

 

HSANP - Hospital referência na Zona Norte da Grande São Paulo


Aumenta consumo de medicamentos para ansiedade e depressão durante a pandemia

Dados da Funcional Health Tech apontam que no primeiro semestre de 2021 o uso destes medicamentos aumentou 14%


Um levantamento da Funcional Health Tech - empresa líder em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde - feito a partir da análise de aproximadamente 1 milhão de pessoas, distribuídas por todo o país, mostra que entre janeiro e julho deste ano o consumo de medicamentos para ansiedade e depressão cresceu 14% em comparação ao mesmo período de 2020.

O público analisado são colaboradores das empresas clientes da Funcional Health Tech no produto Benefício Farmácia, uma solução corporativa que incentiva a adesão ao tratamento medicamentoso, proporcionando assistência à saúde, o que impacta na qualidade de vida e na retenção de talentos das empresas.

De acordo com o estudo, mulheres jovens (19 a 23 anos) que residem nas capitais foi o perfil que mais cresceu no consumo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. Ainda com base nos dados da Funcional Health Tech, foi criado um ranking desses medicamentos, e os mais utilizados são antidepressivos, que representam 71,38%, seguido de sedativos e ansiolíticos (usados no controle da ansiedade), com 41,72%, e os direcionados para tratamento de outras doenças relacionadas ao sistema nervoso, com 15,03%.

"Quando analisamos os dados gerais de consumo de medicamentos de todos os clientes da Funcional, percebemos uma importante diminuição durante a pandemia para a maior parte dos medicamentos, em contraste com o aumento no consumo de antidepressivos e ansiolíticos. O que reforça a relevância dos cuidados com saúde mental desde a chegada da Covid-19", comenta o Dr. Alexandre Vieira, CMO (Chief Medical Officer) da Funcional Health Tech.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão aumentou muito na última década: quase 5% da população do planeta (cerca de 330 milhões de indivíduos) convive com a doença e as suas repercussões no cotidiano. O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8%, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, o país ocupa o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.


Médico Marcos Staak Jr aponta os benefícios da reposição hormonal em idosos

Com o declínio da produção hormonal em homens (testosterona) e em mulheres (estrogênio, principalmente), há um aumento no risco cardiovascular e na piora da densidade mineral óssea, entre outros fatores, aponta Marcos Staak Jr.

Os níveis circulantes de hormônios, como a testosterona em homens e estrogênio em mulheres, caem com a idade. Esse declínio começa ao atingirmos a maturidade e prossegue à medida que envelhecemos. Níveis baixos de hormônios trazem diversos riscos à saúde e sintomas incômodos. Por isso, a terapia hormonal pode trazer diversos benefícios aos idosos, de acordo com o médico Marcos Staak Jr. 

"Com o declínio da produção hormonal em homens (testosterona) e em mulheres (estrogênio, principalmente), há um aumento no risco cardiovascular, piora da densidade mineral óssea, levando à osteoporose, piora do perfil de colesterol, piora do perfil cognitivo, aumento da gordura e redução da massa muscular - processo conhecido como sarcopenia, que aumenta o risco de quedas e fraturas ósseas. Tudo isso é melhorado com a reposição hormonal adequada, além de inúmeros benefícios relacionados à qualidade de vida", explica o especialista. 

De acordo com o médico, tanto homens quanto mulheres podem fazer reposição hormonal. O que difere é o hormônio a ser utilizado na reposição.

Mas é sempre adequado ponderar sobre os riscos antes de fazer a reposição, como o de complicações cardiovasculares.  

Staak diz que os dados sobre o risco de complicações cardiovasculares com a terapia com testosterona têm sido conflitantes, com alguns estudos epidemiológicos sugerindo nenhum aumento nos eventos cardiovasculares em homens mais velhos, enquanto outros sugerem um possível aumento nos eventos cardiovasculares em alguns homens que tomam testosterona.

"Quando a reposição é feita de maneira adequada, em quem necessita, e com o acompanhamento médico correto, há uma redução do risco de doenças cardiovasculares", explica. 

Marcos explica que homens mais velhos que apresentam sintomas (por exemplo, diminuição da libido, humor depressivo), achados físicos (por exemplo, diminuição dos pelos do corpo) ou achados laboratoriais (por exemplo, anemia, baixa densidade mineral óssea) de baixa testosterona devem ser avaliados no mesmo forma como os homens mais jovens sintomáticos.

Marcos explica que homens mais velhos que apresentam sintomas (por exemplo, diminuição da libido, humor depressivo), achados físicos (por exemplo, diminuição dos pelos do corpo) ou achados laboratoriais (por exemplo, anemia, baixa densidade mineral óssea) de baixa testosterona devem ser avaliados no mesmo forma como os homens mais jovens sintomáticos. 

"O teste inicial deve ser uma dosagem de testosterona sérica no início da manhã, em jejum. Se o resultado for baixo, o teste deve ser repetido pelo menos uma vez, de preferência duas".

Marcos alerta que o profissional que deve fazer o diagnóstico de deficiência hormonal, a prescrição de hormônios e o acompanhamento dessas pessoas é o médico.  

"Converse com o seu ou procure ajuda de profissionais médicos capacitados para não criar mais problemas, ao contrário de melhorar suas queixas", finaliza.

 

AMRIGS ilumina prédio para reforçar conscientização sobre o câncer de mama

Juliana Cardoso
Segundo o INCA, no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física

Cumprindo sua missão de promover a saúde junto à população, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) está engajada na campanha Outubro Rosa, criada com o objetivo de conscientizar sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, compartilhando informações sobre o tema.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer com maior número de óbitos.

A iluminação especial de rosa no prédio da AMRIGS permanecerá até o dia 15 de outubro, quando terão início as comemorações ao histórico aniversário de 70 anos da Associação Médica do Rio Grande do Sul em 27 de outubro e preparativos para o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. A partir de então, a estrutura será iluminada na cor verde.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia, Seção RS lança, em parceria com a AMRIGS, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Prefeitura de Porto Alegre, a campanha Outubro Rosa de arrecadação de perucas e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na sede da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS) das 9h às 18h. A ação ocorrerá durante todo o mês de outubro.



Marcelo Matusiak

 

Outubro Rosa: campanha é marcada por ações de prevenção e conscientização na Rede São Camilo SP

Instituição ilumina suas fachadas de rosa e intensifica atividades à campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", projeto de alcance mundial representado no Brasil pelo São Camilo Oncologia


O câncer de mama é o tipo de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada três anos, estima-se que sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil.

Esses números sofreram impacto ainda maior diante da pandemia da Covid-19, conforme um levantamento realizado pela Revista de Saúde Pública. Segundo o estudo, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos teve queda em torno de 42%, indicando que uma importante parcela da população pode ter deixado de diagnosticar a doença neste período.

Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção ao câncer de mama, sobretudo neste momento, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo criou uma série de ações para os públicos interno e externo, auxiliando a promover a conscientização das pessoas sobre a doença.

Além de iluminar suas fachadas de rosa durante todo o mês de outubro, a instituição também intensifica a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, projeto realizado no Brasil há 26 anos, tendo o São Camilo Oncologia como representante exclusivo da marca. A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer, integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo. 

A campanha já formou inúmeras parcerias ao longo destes anos, que ajudaram a propagar o famoso alvo azul criado pelo estilista Ralph Lauren em 1994, nos EUA.

Segundo a mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo Dra. Heliégina Palmieres, ações como essas ajudam a ampliar a divulgação sobre o tema, sendo uma ferramenta fundamental para a conscientização e busca por tratamento nas fases iniciais do câncer. “O diagnóstico precoce é um fator determinante para um tratamento bem-sucedido”, destaca.

Para garantir a identificação da doença em sua fase inicial, é importante fazer o acompanhamento periódico. A Rede São Camilo SP possui centros de diagnósticos com médicos especialistas na saúde feminina em suas unidades, permitindo que a paciente faça as consultas médicas e realize os exames necessários num único local, com fluxo de atendimento estabelecido para receber todas as pessoas de forma segura, evitando o contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Neste ano, a campanha terá a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff, com o lançamento de produtos licenciados, além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes sociais e outras mídias.

O público também poderá conferir publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, com informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e formas de tratamento.



A campanha no Brasil

Em todos estes anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema, como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos.

Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, relembra a chegada da campanha no Brasil e destaca que a instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões, com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. A Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, um dos eventos anuais mais conhecidos da campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades brasileiras.

“A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, isso nos impulsiona a seguir em frente”, comemora.




Hospital São Camilo

@hospitalsaocamilosp


Novo teste rápido detecta o SARS-CoV-2 na saliva e também indica a carga viral

 

Dispositivo portátil desenvolvido na UFSCar tem a mesma precisão do exame de RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19, e permite analisar até 20 amostras simultaneamente (foto: UFSCar/divulgação)

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Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) patentearam um novo teste para detecção do SARS-CoV-2 na saliva. O dispositivo reúne precisão equivalente à do teste de RT-PCR, baixo custo e capacidade de analisar várias amostras ao mesmo tempo. Além de detectar a presença do vírus, o novo teste também indica a carga viral da pessoa infectada.

A tecnologia usada para detectar o vírus envolve um marcador com propriedade eletroquimioluminescente (que emite luz a partir de reações eletroquímicas). Dessa forma, na presença do material genético do patógeno, ocorre uma reação que emite luz vermelha, indicando o resultado positivo para a COVID-19. A intensidade da luz vermelha é proporcional à carga viral presente na amostra. Caso o aparelho não acenda, é sinal de que o vírus não foi detectado e, portanto, a pessoa não está infectada.

Outra inovação está no fato de o dispositivo poder ser acoplado a um smartphone, permitindo que o processo de amostragem e testagem seja concluído sem a necessidade de profissional especializado. O projeto teve apoio da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O teste tem as vantagens de ser portátil, conseguir analisar 20 amostras ao mesmo tempo e poder se conectar a um smartphone. Tudo com a mesma sensibilidade e precisão dos testes de RT-PCR”, diz à Agência FAPESP Ronaldo Censi Faria, pesquisador do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar e coordenador do projeto.


Opções variadas

Este é o terceiro teste para detecção do novo coronavírus desenvolvido e patenteado pelo Laboratório de Bioanalítica e Eletroanalítica (LaBiE) da UFSCar. Os dois anteriores também têm alta sensibilidade e, se produzidos em larga escala por empresas parceiras, podem permitir a testagem em massa da população brasileira – solucionando um dos gargalos para o enfrentamento da pandemia (leia mais em: agencia.fapesp.br/36162).

A primeira tecnologia desenvolvida pelo grupo envolveu um sensor eletroquímico que permite fazer uma análise quantitativa da proteína spike (espícula) do vírus na saliva do paciente. Nele, um sensor eletroquímico capta a molécula viral e o resultado pode ser acessado, em questão de minutos, por meio de um aplicativo de celular.

Já o segundo modelo de teste desenvolvido no LaBiE detecta o RNA do vírus presente na saliva. Porém, diferentemente do dispositivo mais recente, ele é baseado em uma adaptação da plataforma ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática, na sigla em inglês), amplamente utilizada em laboratórios de análises clínicas de todo o Brasil.

Faria conta que os dois primeiros testes estão em processo avançado de negociação com empresas parcerias. O objetivo é produzi-los em larga escala e comercializá-los.

“Quanto maior a variedade de testes de baixo custo capazes de detectar com precisão o novo coronavírus, melhor. Cada modelo se adapta a uma situação: lugares remotos, centros de análises clínicas ou uso individual”, diz Faria.

Uma curiosidade deste último dispositivo desenvolvido é que ele inicialmente tinha sido desenhado para o diagnóstico de sepse – inflamação sistêmica provocada por bactérias, principal causa de morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado de Taise Helena Oliveira Leite, sob orientação de Faria. “O projeto de pesquisa e desenvolvimento do teste já tinha iniciado e, quando chegou a pandemia, vimos que o modelo poderia ser adaptado para a COVID-19. Rapidamente fizemos alteração no dispositivo que inicialmente detectava o DNA e a quantidade de bactérias que provocam a sepse para a indicação do RNA e carga viral do SARS-CoV-2. Isso mostra como a pesquisa tem de ser constante, ainda mais quando precisamos dar resposta rápida a uma emergência”, analisa Faria.

A nova tecnologia acaba de ter seu pedido de patente registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com titularidade de Faria, Leite, Tássia Regina de Oliveira (pós-doutoranda no LaBiE) e colaboradores: Henrique Pott Junior (UFSCar), Ester Sabino (Universidade de São Paulo), Fabio Eudes Leal e Erika Regina Manuli (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e Matias Eliseo Melendez (empresa Cloning Solutions). A chegada do teste ao mercado depende, agora, de interesse de empresas pelo licenciamento da patente e produção do dispositivo em larga escala.

 

 

Agência FAPESP 

https://agencia.fapesp.br/novo-teste-rapido-detecta-o-sars-cov-2-na-saliva-e-tambem-indica-a-carga-viral/37003/

 

Currículo: 5 dicas para candidatos melhorar e impressionar os recrutadore


Especialista traz orientações para fazer um CV objetivo e, com isso, aumentar as chances de êxito nos processos seletivos

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 14,8 milhões de brasileiros estão buscando por uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Portanto, quem busca por uma recolocação no mercado ou por novas oportunidades de emprego precisa ficar atento na hora de elaborar um bom currículo para ter maiores chances de impressionar os recrutadores.

 

Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, empresa de soluções digitais para treinamentos corporativos, hoje vale mais a pena concentrar tempo e energia nos processos que fazem sentido para a sua carreira profissional do que apostar no envio do currículo em massa. “Não adianta panfletar CV para qualquer vaga, isso reduz a chance de ser lido porque os departamentos de RH já recebem muitos com esse perfil. A lógica do candidato deve ser igual a um sniper, focando nas oportunidades mais alinhadas com os seus objetivos. O processo seletivo não é medido pela quantidade de nãos, mas pelo único sim recebido”, argumenta.

 

Visando auxiliar os candidatos interessados em uma recolocação no mercado de trabalho, o especialista elencou algumas dicas essenciais para fazer um bom currículo e, com isso, aumentar as suas chances de contratação. Confira:

 

Ordem das informações


Primeiramente, faça uma breve carta de apresentação mostrando um pouco sobre você e os objetivos profissionais. Depois, insira o histórico profissional, seguido pela formação acadêmica e outros cursos e/ou idiomas. Em seguida, inclua qualquer outra informação pertinente. Essa lógica é a mais ideal porque o RH quer primeiro compreender quem você é e qual sua experiência. Isso precisa ser bem fácil de ser visualizado e entendido. “Vale ressaltar que currículos com design podem chamar um pouco mais de atenção, mas na prática ninguém é escolhido por conta disso. O mais importante é fazer um documento claro e objetivo”, acrescenta Vasconcelos.

 

Uso de palavras chaves


O envio de currículo personalizado aumenta consideravelmente a chance dele ser lido pelos recrutadores. Como afirmado anteriormente, o RH recebe centenas de currículos por dia, então você precisa pensar como o RH. Se a vaga tem algumas características e pré-requisitos, é importante personalizar o currículo com as palavras chave que estão sendo solicitadas. 

 

Tamanho e tipo de arquivo


O mais recomendado é enviar os CVS em PDF pelo fato de não ser editável e passar também uma imagem mais profissional. Em relação ao tamanho, é ideal que todas as informações estejam disponíveis em uma página - no máximo duas. “Mais do que isso é sinal de que o currículo não é objetivo e, portanto, tem boas chances de não atrair os recrutadores”, avalia o CEO da Leo Learning.

 

Insira as redes sociais no documento


Não se enganem, as empresas querem conhecer o perfil dos candidatos pelas redes sociais. Quanto mais fácil e transparente você for, melhor. A pessoa pode não querer que a companhia lhe ache ou até mesmo fechar o perfil, mas precisa saber que o mundo hoje é aberto. Elas vão procurar e, portanto, é importante ter um perfil apresentável para os RHs.

 

Busque informações sobre a companhia


Pesquise muito sobre a empresa em que tem interesse em trabalhar. Se você consegue identificar os valores e personalizar essas informações no seu currículo, será bem visto. Também, busque entender melhor a demanda da empresa para que consiga se preparar para uma futura entrevista. 

 

Dica extra

Outra ação solicitada por algumas companhias é o envio de um vídeo currículo. Elas têm tomado essa iniciativa como uma forma de filtrar rapidamente quem realmente possui interesse pela oportunidade. Quando solicitado, prepare um vídeo de 2 minutos falando um pouco sobre você, objetivos profissionais e os motivos que levaram a se candidatar pela oportunidade. “No caso não há importância se o candidato ler um papel durante o vídeo, afinal o papel do RH não é julgar sua capacidade artística, mas a capacidade de comunicação e a clareza das ideias”, conclui Richard Vasconcelos.

 



LEO Learning Brasil

 

Cuidados Paliativos a serviço da vida

Nos últimos dias, o conceito de Cuidados Paliativos foi divulgado de forma errada. Com o objetivo de desfazer esse equívoco e dada a relevância do tema, que envolve a população como um todo, é urgente esclarecer alguns pontos. 

Cuidado Paliativo não é um tratamento que deve ser considerado apenas quando o paciente se encontra moribundo e exaurido pelo uso de medidas invasivas prolongadas em um leito de terapia intensiva; tampouco deve ser indicado com o intuito de economizar gastos, ou de abreviar a vida dos pacientes; além disso, jamais deve ser um tratamento imposto pela equipe médica, sem consentimento do paciente e/ou de seus familiares. 

Todos esses argumentos são exatamente o oposto do que os Cuidados Paliativos se propõem. 

Nesse momento, milhares de pacientes estão sendo atendidos por paliativistas em todo Brasil e no mundo. Pacientes aliviam sintomas e angústias em razão de suas doenças graves, parentes veem as dores de seus familiares aliviadas e são atendidos por psicólogos, pessoas recebem alta com menos sofrimento após uma internação, colegas apoiam outros colegas em conversas que nem sempre são fáceis, ou seja, seres humanos realizam seus desejos, enfrentam suas dificuldades e têm sua dignidade e qualidade de vida preservadas. 

Esse é o verdadeiro valor e objetivo dos Cuidados Paliativos. No próximo dia 9 de outubro será comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma iniciativa global que visa a sensibilizar as pessoas para a importância dessa abordagem. Esse ano, o lema da comemoração será “Não deixe ninguém para trás”. 

A ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) reafirma, diante de todos os brasileiros, esse lema: Não deixaremos ninguém para trás! 

Lutaremos, amparados em evidências científicas, para que todos os brasileiros que necessitem recebam os Cuidados Paliativos adequados. Salvar a dignidade de uma vida também é salvar uma vida. E é isso que fazemos.

 


Douglas Henrique Crispim - médico geriatra, paliativista e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

  

Reindustrialização em um cenário de incertezas

“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes”, essa frase atribuída ao filósofo escocês Adam Smith, retrata bem a necessidade do Brasil de hoje. Precisamos de empregos de qualidade, erradicar a pobreza de grande parte da população, distribuir melhor a renda e promover o crescimento. 

 Nesse sentido, e especialmente no contexto atual, a indústria deve ter um papel muito relevante para o desenvolvimento do Brasil. Incentivar a indústria significa incentivar a criação de emprego, melhores salários, crescimento econômico, melhor distribuição de renda, especialmente pela correlação com demais macro-setores, como o agropecuário, o extrativo-mineral e o de serviços. Investir na indústria significa investir nas cadeias produtivas e gerar crescimento como um todo. Historicamente, todos os países que lograram êxito no desenvolvimento tiveram a indústria como um fator chave. 

Só quem tem conhecimento do que significa a indústria para o desenvolvimento de um País pode ter a noção precisa de qual prejuízo, sob todos os pontos de vista, a desindustrialização pode causar. Sabemos que o Brasil vem desde meados da década de 80 em processo continuo de deterioração da sua estrutura produtiva. A atual participação da indústria manufatureira no PIB é de apenas 11% enquanto países no mesmo estágio de desenvolvimento em torno de 25%. 

O baixo nível de diversidade e sofisticação da atividade produtiva inviabiliza o desenvolvimento de serviços empresariais e consequentemente a ampliação da renda per capita nacional. O país vem registrando nas últimas décadas baixo crescimento econômico e taxa de investimento aquém da necessidade de um país em desenvolvimento.  

Para crescer a taxas acima de 3,5% ao ano, sustentadamente é imperativo investimentos da ordem de 25% do PIB ao ano. É preciso um modelo de desenvolvimento que leve em conta o potencial de se construir um novo projeto de nação e, diante disso, ressaltar o papel da indústria. Mundialmente, o Brasil é um dos poucos países que tem todas as condições para esse projeto. Porque é um país que tem forte demanda reprimida na área de infraestrutura, o que pode ser uma grande oportunidade para o crescimento. Apesar da desindustrialização, ainda é o maior pátio produtivo da América Latina, e também possui mercado e economia em escala suficiente para reverter a desindustrialização.  

Nós entendemos que os eixos da reindustrialização passam por investimento forte. Estamos hoje abaixo de 15% da formação bruta de capital fixo sobre o PIB e deveríamos estar a pelo menos 25%. Isso nos faz entender que não temos um bom ambiente de negócios, temos insegurança jurídica alta e as reformas estruturais ainda não aconteceram. Reduzir o Custo Brasil é um ponto importante e fundamental para colocarmos a indústria no seu devido lugar, gerando crescimento e desenvolvimento para o País. 



João Carlos Marchesan - administrador de empresas, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ


Qual é o segredo para o sucesso da experiência do paciente digital?

Ao longo da pandemia, os olhos do mundo voltaram-se para a saúde, abrindo espaço para um mercado que há tempos demonstrava seu grande potencial: a tecnologia voltada para a saúde. As empresas deste setor, também chamadas de healthtechs, receberam um grande volume de investimento, inclusive no primeiro trimestre de 2021, com valor equivalente a 85% do total investido no último ano e 324% maior em comparação ao mesmo período de 2020.

Mas, por que essas empresas têm chamado tanta atenção? Bom, além de ágeis, com grande potencial e inovadoras, elas têm um papel importante em duas grandes frentes: na busca por redução de custos e na união da saúde à tecnologia com foco em melhorar a experiência do paciente.

Diferente da satisfação do paciente, a experiência é muito mais abrangente e está diretamente ligada ao factual, ou seja, ao que o paciente vivenciou na prática durante toda jornada. E, cada vez mais empoderados pela internet, os pacientes digitais estão exigentes e bem informados, buscando soluções ágeis, práticas e que atendam suas reais necessidades.

Notou-se, principalmente no último ano, um salto na jornada de experiência digital para lidar com consultas médicas, o entendimento de serviços de saúde com maior clareza e a necessidade de um processo online e rápido de compra de medicamentos com entrega quase imediata. Medidas essas, que vieram beneficiar e trazer ainda mais segurança e comodidade, mostrando a capacidade de nos adaptarmos quando há benefícios.

Acredito que a principal forma de cumprir com as exigências do novo perfil de paciente é inovando, principalmente por meio de investimentos em tecnologia. Mas isso não basta. É preciso também colocar o cliente no centro do processo, entendendo suas dores, necessidades e expectativas e, a partir desse profundo conhecimento, modernizar a mentalidade da empresa para que seja oferecida uma experiência digital.

E é exatamente isso que a epharma vem fazendo. Com mais de 20 anos de atuação, a plataforma que já oferecia diversos benefícios em medicamentos para mais de 30 mil farmácias e 1,3 mil clínicas e laboratórios credenciados em todo o país, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas, a empresa vem descobrindo maneiras de se reinventar e, em breve, por exemplo, os usuários poderão comprar presencialmente ou on-line nas redes de farmácias credenciadas, sempre obtendo o desconto de beneficiado, por meio do plano de saúde, empresa ou pelo laboratório farmacêutico.

Com isso, a empresa busca engajar muito mais os usuários finais, alcançando os que preferem a comodidade das compras digitais que, segundo o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), dobraram entre 2019 e 2020, e devem seguir em alta nos próximos anos.

Além disso, a epharma também passa por uma ampliação de portfólio, que visa oferecer soluções mais abrangentes na jornada do paciente, inclusive aqueles diagnosticados com doenças de alta complexidade. Tudo isso para promover uma nova experiência aos consumidores, com acesso mais direto aos múltiplos benefícios que a empresa disponibiliza.

Ou seja, unindo tecnologia e saúde, encontramos um gap para facilitar e, muitas vezes, até reinventar a rotina e experiência do paciente. Porém, é preciso pensar em soluções que realmente agregam valor, uma vez que a população encontra diversas insatisfações em modelos falhos e ineficazes. Para isso, é necessário estudar e entender o perfil do paciente, sempre lembrando da humanização, isto é: que cada paciente é um ser humano único em busca de recursos para solucionar questões envolvendo um dos bens mais preciosos para todos, a saúde.

 

 

Eduardo Mangione - presidente da epharma, plataforma pioneira em gestão de benefícios em medicamentos no Brasil.

 

epharma

www.epharma.com.br

 

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