Os segmentos de
saúde e bem-estar lideram as pesquisas feitas pelos internautas
Com as orientações de
distanciamento social, as pessoas estão em casa durante a maior parte do tempo
e, por isso, a procura por produtos relacionados à saúde e conforto foram as
mais acessadas na internet, segundo o Google Trends. A ferramenta, que
acompanha as principais tendências relacionadas a uma palavra-chave em um
determinado tempo, aponta que máscaras, pijamas e cloroquina,
medicamento que vem sendo estudado para o tratamento do vírus, tiveram um
crescimento expressivo nos meses de abril e maio, tempo de maior evolução da
doença no País.
Para se ter uma ideia,
no mês de abril a palavra máscara teve um aumento nas buscas,
de aproximadamente 5.500% comparado a meses anteriores, segundo o Google
Trends. Já o termo pijama registrou no mesmo mês um
crescimento de 4.850% nas buscas. Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro
e Distrito Federal foram de maior interesse pelo termo máscara. Nos estados de
São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, pijama teve mais de 90 acessos diários.
Em relação ao termo cloroquina, houve crescimento de
cerca de 12.700% nas buscas no mês de maio, sendo que o maior pico dos acessos
foi registrado entre os dias 15 e 21 de maio.
Para o sócio e diretor
de marketing da MyPharma,
plataforma de loja virtual de farmácias e drogarias, Carlos Henrique Soccol, a
procura por produtos para o enfrentamento da Covid-19, como as máscaras, tende
a cair após o fim da pandemia, mas por trás da procura, há o fortalecimento de
uma nova cultura.
“Esses itens sairão da
lista de compras dos consumidores, mas o hábito pela compra online irá permanecer
e aumentar exponencialmente. Para isso, os comerciantes estão se preparando
para continuar atendendo ao público que, em sua maioria, será virtual. É
uma nova cultura se aproximando”, explica Carlos.
Venda online X Venda de balcão
O comerciante Cristiano
de Andrade Pires é proprietário das farmácias Drogafarto em Rio Pomba e
Tabuleiro, no estado de Minas Gerais. Neste tempo de pandemia, viu crescer os
pedidos de medicamentos e cuidados com a saúde em quase 100%. Em poucos dias
ele chegou a vender 1.200 máscaras em uma de suas farmácias em Rio Pomba,
município de pouco mais de 20 mil habitantes. “É um número muito expressivo
para uma cidade pequena. A procura por esse e outros itens essenciais tem sido
enorme nos últimos tempos”, comenta.
Segundo Cristiano, outro
dado interessante é que produtos classificados como B e C, por exemplo, como
vitaminas, migraram para a categoria A, devido ao aumento pela busca dos
consumidores. “Os clientes estão mais atentos com a saúde nesse período de
Coronavírus, logo estão consumindo mais vitaminas para manterem a saúde em dia.
Nunca antes tinha visto isso”, comenta.
Na rede de farmácias
Usifarma localizadas nos municípios de Caçador, Fraiburgo e Campos Novos, em
Santa Catarina, a venda em e-commerce é bastante tímida, pois faz pouco tempo
que as estratégias digitais começaram a ser aplicadas. No entanto, o que chama
a atenção é o comportamento das pessoas que vão até os estabelecimentos para
efetuarem suas compras. “As pessoas chegam até as farmácias todas com máscara e
realizam suas compras de forma mais objetiva e em menor tempo possível, para
evitarem aglomerações desnecessárias”, explica a supervisora da Rede Usifarma,
Kelly Cavichiolli.
Ela relata que como as
vendas por e-commerce ainda estão começando na rede, a opção em investir em
campanhas de marketing tem sido estratégica. “Pretendemos expandir os negócios
e atingir o público de outras regiões e estados com a venda nos meios online.
Estamos nos preparando com a ajuda da MyPharma para disseminar a nossa rede de
farmácias e alavancar as vendas”, finaliza.
Mais do Google Trends
Outros produtos mais
buscados, segundo a ferramenta, entre os dias 15 de março e 15 de maio:
- Segmento de comidas e bebidas: gim (tipo de bebida destilada), rodízio mexicano, pizza
de frigideira;
- Casa e bens pessoais: escova secadora, pantufa, celular moto G8 plus,
robô aspirador;
- Saúde e beleza: cloroquina, máscara N95, gummy hair (vitaminas para o
cabelo), antisséptico e álcool 70%