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quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Dia do Idoso: inteligência artificial facilita rotinas e reduz exclusão digital para as pessoas 60+

 

IA pode aproximar idosos de serviços digitais e ampliar segurança.
 Divulgação

Data celebrada nesta quarta-feira (01/10) coloca em discussão a importância de aproximar tecnologia de um público cada vez mais ativo e longevo

 

Quando seu banco passou a oferecer um serviço em que bastava falar “pagar conta de luz” para a operação ser concluída, Silma Buttow, 74 anos, voltou a sentir confiança em resolver sozinha tarefas que antes pareciam impossíveis. A experiência dela reflete um movimento crescente e estimula uma reflexão nesta quarta-feira, em que se celebra o Dia do Idoso: o uso de inteligência artificial e comandos de voz como aliados da população acima dos 60 anos no acesso ao mundo digital. 

O desafio é enorme. O Brasil terá mais idosos do que crianças até 2030, segundo projeção do IBGE. Hoje, já são 34 milhões de pessoas acima dos 60 anos no país. Boa parte ainda enfrenta barreiras para navegar online. Dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação mostram que quase 40% dos idosos não utilizam a internet. Entre os que utilizam, sete em cada dez relatam dificuldades em realizar tarefas básicas, como transferências bancárias ou compras online.

“Trabalhei na área da Contabilidade há muitos anos. Era outra era. Agora, tudo é novo em termos de tecnologia. E, claro, nós, idosos, temos outro ritmo de aprendizado, além de, muitas vezes, nos sentirmos fragilizados pelos riscos de golpes”, conta Silma, hoje aposentada.

Essa exclusão digital tem efeitos diretos, pois acaba restringindo o acesso a serviços, aumentando a dependência de familiares e ampliando a exposição a crimes. Segundo a SaferNet Brasil, os idosos estão entre os principais alvos de fraudes financeiras. Só em 2024, foram registradas mais de 95 mil denúncias de golpes contra esse público. 

Especialista em pagamentos digitais, a cofundadora do Max, Betina Wecker, destaca a importância de se pensar nesse público no desenvolvimento de serviços de tecnologia. “Conseguir pagar uma conta sozinho ou transferir dinheiro sem precisar pedir ajuda dá mais autonomia e dignidade para essa faixa etária. A tecnologia precisa estar a serviço disso e se encaixar nas mais diversas realidades, não o contrário”, afirma Betina.

O Max é o primeiro banco digital brasileiro a operar 100% usando IA, desde o primeiro contato com o cliente, até as decisões de gestão da conta. Ele opera por comando de voz, texto ou imagem para abrir contas, realizar pagamentos, transferências e acessar suporte. Funciona também no WhatsApp, integrando-se à rotina dos usuários.

Dona Silma adotou o banco digital por sugestão da neta. A adaptação foi tão rápida quanto os poucos segundos que hoje ela leva para efetuar pagamentos. “Agora, eu faço pix para ela, pago minhas contas em qualquer lugar, a qualquer hora. Está tudo mais ágil, fácil e, principalmente, mais seguro,” celebra a aposentada.
 

Max - banco digital da Appmax, fintech especializada em soluções de pagamento para e-commerces e negócios digitais.



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