Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Dia do Consumo Consciente: especialista dá dicas de como evitar o desperdício do maior bem do planeta, a água

Freepik
Brasil está entre os países que mais desperdiça água, chegando a superar em sete vezes o volume do Sistema Cantareira, maior conjunto de reservatórios para abastecimento do Estado de São Paulo

 

Criado em 2009, o Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de outubro, pretende despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelo exagero do consumo. Sem dúvida, a água é um dos principais recursos naturais fundamentais para a sobrevivência humana e para a manutenção do equilíbrio ecológico. No entanto, o Brasil está entre os países que mais desperdiçam água. Um estudo do Instituto Trata Brasil de 2020, aponta que o volume de água perdida nos sistemas de distribuição no país equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente ou mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira, maior conjunto de reservatórios para abastecimento do Estado de São Paulo. Entre as principais causas estão a má gestão dos recursos hídricos e o consumo doméstico exacerbado, que podem gerar problemas ambientais e a escassez hídrica em várias localidades.

O assunto também ganhou destaque com a possibilidade da volta do horário de verão este ano, quando há o adiantamento de uma hora no horário de Brasília para reduzir o consumo de energia elétrica e aproveitar mais a luz solar, uma medida para poupar os reservatórios das usinas hidrelétricas, por causa da enorme seca vivida atualmente no país.

“Atitudes simples do dia a dia podem ajudar a minimizar o desperdício de água tanto em residências como nas empresas, beneficiando inclusive para a diminuição das contas de luz e gás. É preciso ter consciência de que se não cuidarmos hoje desse recurso, poderemos sofrer graves consequências no futuro próximo”, explica Yuri Verçosa, CEO da Foz Sustentável, empresa que tem o objetivo de resolver o problema do desperdício de água no Brasil. 

Confira as dicas do especialista: 

  • Verifique e corrija quaisquer vazamentos - Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. “Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor”, explica Yuri.
  • Instale torneiras inteligentes - Torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. As torneiras inteligentes são aquelas de ativação automática ou com arejadores. “As primeiras evitam o desperdício por fecharem o fluxo de água de forma automática, evitando esquecimentos. Já as torneiras com arejadores combinam o ar e a água, incorporando velocidade ao fluxo de água, mantendo a pressão e o aspecto volumoso”, diz o especialista. 
  • Cronometre o banho - Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para 5 minutos, apenas 45 litros serão utilizados. “Hoje o mercado também disponibiliza chuveiros inteligentes com tecnologia AirWater, que proporciona eficiência ao mesmo tempo que economiza de 30% a 80% o consumo de água sem comprometer o conforto do banho”, sugere o CEO.
  • Descarga do vaso sanitário - Uma descarga acionada por seis segundos consome cerca de 12 litros de água. Se a válvula estiver com problemas, esse volume pode aumentar para 30 litros. “O uso de dispositivos, tanto no modelo de parede como de caixas acopladas, permitem uma economia superior a 70% da água que é gasta nas descargas”, orienta Yuri.
  • Bloqueador de ar - Ao eliminar o ar da tubulação, você paga apenas o que consumir de água, gerando assim, uma economia significativa ao final de todo mês. “O dispositivo é instalado logo após o hidrômetro, ajustável tanto para altas quanto para baixas pressões, gerando uma economia de até 12% na conta de água”, diz o especialista.
  • Gestão Hídrica – Invista em tecnologia de monitoramento do seu consumo de água com alertas de pico, consumo excessivo e metas de economia.

Como dicas finais, não lave a calçada da residência com mangueira, isso pode representar um gasto de 120 litros de água. Lave com água reutilizada, que você pode armazenar, por exemplo, do enxágue da máquina de lavar. Também use baldes para lavar o carro. Outra forma de economizar é a ecolavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboe todas as louças antes da lavagem.  “Se cada um fizer a sua parte, com pequenas ações podemos evitar o desperdício de água e contribuir para a preservação do maior bem do planeta”, finaliza Yuri Verçosa, CEO da Foz Sustentável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados