Datatech dá dicas para empresas e consumidores se protegerem nesta e em outros momentos do ano
Na Semana do Dia das Crianças (7 a 13 de outubro), uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio, a Serasa Experian projeta que sejam evitadas mais de 201 mil tentativas de golpes por meio de soluções antifraude, aplicadas durante autenticações de segurança. Se efetivadas, as diligências poderiam causar mais de R$ 1,1 bilhão em perdas para consumidores e empresas. Considerando apenas o final de semana (11 a 13 de outubro), a estimativa é que sejam detectadas 86,5 mil ocorrências fraudulentas, das quais gerariam perdas no nível de R$ 484,4 milhões.
“O grande volume de dinheiro transacionado em datas comemorativas como essa chama a atenção dos golpistas, que ficam à espreita para cometer crimes. Por isso, é importante que os consumidores e as empresas estejam atentos para evitar se tornarem vítimas. É fundamental que as empresas utilizem ferramentas capazes de barrar essas tentativas, garantindo, assim, a segurança e confiabilidade do consumidor em suas marcas. As proteções em camadas podem e devem ser utilizadas para garantir um ambiente de compra cada vez mais seguro, não só em datas sazonais, mas durante todo o ano. Elas contemplam etapas como biometria facial, verificação cadastral e de documentos, validação de dispositivos, entre outras modalidades a depender da necessidade de cada negócio”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude produzido mensalmente pela datatech, de janeiro a maio deste ano foram contabilizadas mais de 4,4 milhões de tentativas de fraudes que, se fossem efetivadas, teriam resultado em mais de R$ 25,1 bilhões em perdas para as empresas e os consumidores.
“Reconhecer práticas fraudulentas é fundamental para que os
consumidores e as empresas possam se proteger. Combinar tecnologia antifraudes
com a educação do consumidor é crucial para um ambiente virtual mais seguro”,
afirma Rocha.
Prevenção em
primeiro lugar: dicas para se proteger
Além de empresas implementarem sistemas antifraude tecnológicos
e avançados, a conscientização dos consumidores é fundamental para a prevenção
de fraudes. Confira as dicas para evitar se tornar vítima de golpes:
Consumidores:
·
Garanta que seu
documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso
aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas
de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.
Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas
para tentar invadir o seu computador e aplicar golpes. Eles se valem de
e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de
cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e
arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser
maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que induzem o consumidor a
inserir seus dados ou contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem
que o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves
Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet
Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou
códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
·
Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
·
Monitore o seu CPF com
frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
·
Solução em camadas: com a aceleração da adoção de canais
digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo
em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da
jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o
mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian
tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência
segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções
automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo
a melhor experiência para seu usuário;
·
Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude,
principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e
usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado,
status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu
nome, por exemplo;
·
Verifique cadastros: contar com uma base de dados do cliente é
essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter
acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a
veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é
uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação
cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações
suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras
bases de dados confiáveis;
·
Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione
para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias
de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu
cliente.
Metodologia
A Serasa Experian estimou
o risco das fraudes no Dia das Crianças de 2024 a partir dos dados do mesmo
período de 2023, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos.
Experian
experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário