Em um País que segundo a SeniorLab e
seu contador populacional a cada 26 segundos alguém completa 60 anos, o tema
bem-estar ao longo da vida ganha cada vez mais importância e interesse. Com 30
anos em atividade, a mais longa pesquisa de coorte populacional sobre longevidade
do Brasil acaba de virar uma Trilha de estilo de vida e um livro que revela os
21 principais platôs comuns entre os longevos estudados pelo Instituto
Moriguchi. Todos eles são vitais e ajudam a explicar como em 1994 a expectativa
de vida ao nascer em Veranópolis/RS, base da pesquisa, era de 77,4 anos,
enquanto no Brasil era de 68,3.
Há quase três décadas, bem antes de
você ouvir falar nas “blue zones” e quando o termo longevidade não despertava o
mesmo interesse como hoje, os pesquisadores e geriatras Dr. Emilio Hideyuki
Moriguchi e a Dra. Elizabete Michelon, resolveram investigar as causas da
grande quantidade de longevos no município de Veranópolis/RS. Iniciou aí a mais
importante pesquisa sobre longevidade no País. Vivendo o dia a dia dos longevos,
comendo a mesma comida, bebendo a mesma água e degustando moderadamente do
mesmo vinho. Tudo catalogado, medido, com análises bromatológicas das
características e componentes das dietas diárias de cada participante. Tudo foi
observado. As descobertas são aparentemente muito simples e óbvias, porém a
vida moderna transforma hábitos e atitudes simples em grandes desafios e este é
o desafio para cada pessoa encontrar seu ritmo e sua Trilha da Longevidade.
O Terra da Longevidade Negócios e o
Instituto Moriguchi começaram a transformar os 28 anos da pesquisa que
desvendou os segredos da longevidade brasileira em uma trilha de estilo de
vida, alimentação, atitude, propósito e alegria com base no mais importante e
revelador estudo sobre longevidade no Brasil e América Latina. Ao descobrir
como viviam e vivem os longevos brasileiros da região de Veranópolis no Rio
Grande do Sul, ficaram ainda mais claros os motivadores da vida longa, plena e
feliz. A boa notícia é que a receita da longevidade pode ser repetida em
qualquer lugar. É sobre isso que vamos falar aqui de agora em diante.
A Longevidiet tem como alicerce de
saudabilidade a origem o mais orgânica possível das suas proteínas, verduras,
legumes e frutas. Afinal eram nos pomares, hortas e galinheiros das casas dos
longevos estudados, que se originava, e ainda se originam em muitas famílias,
os ingredientes das refeições. Uma das características dos municípios em que a
área rural se confunde com a zona urbana é a troca entre os vizinhos. Quem
colhia mais mandioca do que necessitava, trocava por alguns litros de leite,
queijo ou manteiga. Os galinheiros mais produtivos em ovos ou proteína de
frango, viraram moeda para uma ou mais caixas de laranjas e assim por diante. O
senso de pertencimento e de comunidade regia estas trocas. Nada se perdia, tudo
supria a quem faltava e este, dentro desta sutil economia de manutenção da
subsistência de todos, fazia o alimento circular.
Nos grandes centros urbanos as feiras
do produtor, as feiras livres e até os supermercados de grandes redes fazem as
vezes da horta ou do pomar. Neles se encontram várias linhas de gêneros
alimentícios de origem orgânica. O preço ainda é diferenciado em relação aos
gêneros produzidos em grande escala e com métodos não tão orgânicos. Há uma
década o preço dos orgânicos era de 50% a 60% superior. Hoje oscila entre 15% e
25% e em alguns casos como nas bananas orgânicas vendidas em grandes redes, o
preço é até menor que o dos produtos com controle de pragas por métodos
“convencionais”.
Vale conhecer o roteiro de estilo de vida e as atitudes na TRILHA DA LONGEVIDADE BRASILEIRA para entender que a LONGEVIDIET não faz tudo sozinha. O prêmio para alcançar a vida longa, plena e feliz exige equilíbrio entre o eu, a família, os amigos, a comunidade, o propósito e nossas escolhas alimentares.
Há muito conhecimento e aprendizado
pronto para ser aplicado no desenvolvimento e apresentação de produtos. Neste
momento em que há tanta oferta de produtos voltados ao bem-estar, entendemos
que podemos colaborar inovando ao trazer o básico de volta. Como aprendemos na
pesquisa de 28 anos sobre longevidade no Brasil. Nosso objetivo é transformar
este conhecimento poderoso em informação, orientações, produtos e serviços, sempre
em parceria com a indústria que tenha excelência e propósitos alinhados com os
nossos, finaliza Martin Henkel, cofundador do Terra da Longevidade Negócios e
Fundador da SeniorLab mercado & consumo 60+. O fenômeno identificado e
documentado na Serra Gaúcha com os longevos acompanhados pode, e este é nosso
sonho, ser reproduzido em qualquer lugar. A receita está pronta, a trilha
definida, vamos percorrê-la da melhor forma possível para termos mais chances
de encontrar a vida longa, plena e feliz, finaliza Henkel.
A
responsabilidade do nome e do legado do Pai da Geriatria no Brasil
O Instituto Moriguchi é um centro de estudos e aplicações práticas voltados ao processo de envelhecimento, buscando compreender e promover a qualidade de vida com plenitude ao longo de todos os estágios de desenvolvimento do ser humano. Seu nome homenageia o Professor Doutor Yukio Moriguchi, pai da Geriatria no Brasil e precursor da Geriatria Preventiva. A sede, centro de pesquisas, laboratórios e centro de atendimento multidisciplinar à população idosa fica em Veranópolis/RS.
Fonte: Pesquisa Projeto Veranópolis e Instituto Moriguchi – Centro de Estudos do Envelhecimento e Terra da Longevidade.
Martin Henkel - Co fundador do Terra da Longevidade Negócios, Professor convidado de Marketing 60+ na FGV e CEO da SeniorLab
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