Profissionais tendem a se sentir valorizados, tornando-se mais produtivos e motivados a alcançar melhores resultados, quando se consideram bem remunerados por seu desempenho. Esta percepção reduz seu interesse pela busca de outras oportunidades de trabalho no mercado e amplia sua fidelidade aos empregadores
Boa parte dos profissionais brasileiros está aberta a
novas oportunidades de trabalho e a retenção de talentos tem sido um grande
desafio para as empresas. A implementação ou o aperfeiçoamento de programas de
remuneração, sobretudo no que tange aos incentivos de longo prazo, é uma
maneira eficaz para contribuir para a retenção de profissionais diferenciados.
O relatório State of the Global Workplace 2023, da Gallup,
revelou que, mesmo com o engajamento em alta, muitos trabalhadores em
todo o mundo ainda estão "desistindo silenciosamente" e 51% dos
profissionais empregados afirmaram estar buscando ou considerando ativamente
uma nova oportunidade de trabalho.
Além disso, o relatório da Gallup mostrou que a
combinação de funcionários ativamente desengajados com os que estão
"desistindo" silenciosamente custa à economia US$ 8,8
trilhões - equivalente a 9% do PIB global. A maioria dos estudos mostra que,
para grande parte dos profissionais, a busca por mudança está relacionada
com o interesse por:
- Melhor remuneração;
- Benefícios diferenciados ou
personalizados;
- Oportunidades de progressão de
carreira;
- Maior grau de bem-estar
(equilíbrio entre vida pessoal e profissional);
- Medidas de diversidade e
inclusão.
“As estratégias de
remuneração desempenham um papel fundamental na retenção de profissionais nas
empresas e devem integrar o planejamento de negócios das companhias que desejam
consolidar sua reputação e expandir a atuação no mercado”, acredita Paulo
Saliby, sócio fundador da consultoria SG Comp Partners, especializada do
desenho de planos de remuneração.
Para Saliby, um salário justo e competitivo deixa claro
para o talento que ele é valorizado e reconhecido pela empresa, ao passo que
planos de remuneração variável, como bônus e comissões, contribuem para
aumentar a motivação dos colaboradores, além de estimularem o alcance de metas
e resultados empresariais estratégicos.
“A estratégia de remuneração de cada empresa precisa ser
adequada versus a sua realidade, assim como coerente com o segmento ao qual
pertence e sua capacidade financeira, contribuindo para a satisfação dos
talentos nas respectivas funções que ocupam e, dessa forma, evitando a busca
por melhores oportunidades em outras companhias”, comenta o especialista da SG
Comp Partners.
Para os gestores de negócios e de recursos humanos, nem
sempre é fácil fazer uma análise neutra, imparcial e plenamente informada
quanto à melhor forma para recompensar seus talentos. Por esta razão, empresas
especializadas, como a SG Comp Partners, analisam as operações e negócios da
empresa, o cenário mercadológico no qual estão inseridas e assessoram na
definição dos melhores planos de remuneração para as diferentes carreiras
existentes nas companhias.
O portfólio de remuneração de uma empresa é composto,
além do salário fixo, por remuneração variável e benefícios. A remuneração
variável, que é o elemento com o maior potencial de impactar resultados de
negócio, por sua vez se ramifica em diversos planos, como por exemplo comissões
de vendedores, participação nos lucros e resultados geral para empregados,
bônus de altos executivos e incentivos de longo prazo. Os incentivos de longo
prazo, que são normalmente vinculados a um período mínimo de permanência na
companhia, conhecido como carência ou “vesting”, constituem o elemento dotado
do maior potencial para contribuir para a ampliação dos índices de retenção de
talentos.
“Como existem diversas modalidades distintas e aparatos
de remuneração variável, é fundamental que cada empresa tenha uma estratégia
personalizada e adequada ao seu propósito, que seja particularmente atrativa
para o perfil de colaborador requerido para o êxito dos negócios e que estimule
a otimização das métricas mais importantes para a geração de valor sustentável
a longo prazo”, conclui Saliby.
SG Comp Partners
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