Todo empreendedor
sonha em expandir seu negócio. Muitos pensam nisso antes mesmo de abrir a
empresa e de obter retorno financeiro. No entanto, o crescimento da empresa, o
aumento do faturamento e a maior geração de lucro devem ser planejados com
cuidado. Caso contrário, o empreendedor pode enfrentar resultados negativos.
É fundamental
pensar em como crescer sem prejudicar a saúde financeira ou perder qualidade e
clientes. O empreendedor deve avaliar todos os aspectos do seu negócio para
garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo. Expandir o seu negócio e
aumentar o faturamento deve ser feito de maneira saudável e prolongada. O
empreendedor não pode se precipitar ou se iludir com o aumento no volume de
vendas sazonais ou eventuais.
Dema Oliveira,
especialista em Expansão de Negócios e CEO da Goshen Land, com mais de vinte
anos de experiência em marketing, vendas, modelagem e estruturação de negócios,
incluindo marcas como Unilever, Claro, TIM e Samsung, compartilha alguns pontos
cruciais para considerar antes de decidir expandir.
"O
que uma empresa deve avaliar quando quer expandir é se ela percebe que chegou
num platô de faturamento, se os concorrentes estão avançando ou se é necessário
inovar tecnologicamente e lançar novos produtos ou até abrir unidades em outros
estados. Normalmente, se o empresário está antenado, ele identifica essas
necessidades naturalmente. Caso contrário, só percebe quando começa a perder
muitos clientes ou participação de mercado," explica Dema Oliveira.
Segundo Dema, é
crucial estar atento às nuances de crescimento do mercado antes de todos.
"Se você vê um cavalo já com sela, você já está atrasado. O empresário
antenado consegue sentir essas nuances. Por exemplo, na zona sul de São Paulo,
existe uma região chamada Brooklin, Chácara Santo Antônio, que não para de
crescer. Construtoras começaram a investir aqui antes de todos porque sabiam da
valorização do terreno," ele ilustra.
A inteligência de
mercado e o entendimento dos comportamentos dos clientes são essenciais. "As
empresas que investiram em inteligência artificial antes do boom, fizeram isso
porque estavam antenadas. Portanto, é vital estar sempre em contato com pesquisa
de mercado, ouvir clientes e vendedores, e analisar o comportamento do
consumidor," enfatiza Dema Oliveira.
Dema destaca que a
análise da concorrência é um pilar fundamental para a expansão de negócios. "A
análise da concorrência sempre ajuda. Você aprende a ser melhor, desenvolver
melhores produtos e serviços, entender seus pontos fortes e fracos, e antecipar
os pontos fracos do concorrente para atuar diretamente neles. Muitas vezes, o
concorrente ensina muito," afirma.
Um dos erros mais
comuns na tentativa de expansão, segundo Dema, é a falta de talento e recursos
humanos. "Pessoas são recursos tão valiosos que, se você não tiver condições
de atrair e reter, é bem provável que o negócio não avance. A gestão de
recursos humanos e a estrutura organizacional devem ser ajustadas para suportar
uma expansão bem-sucedida," alerta.
Quando a empresa
está estagnada, Dema Oliveira recomenda buscar uma consultoria especializada.
"Normalmente, aconselhamos buscar uma consultoria que fará a análise de
crescimento da empresa, definirá a forma de crescer e, feito isso, contratar um
consultor ou gerente de expansão. Este profissional pode desenvolver novos
canais de venda, novos produtos ou ajudar na expansão física de novas unidades,
ou até comprar concorrentes. Tudo começa com um projeto e uma pessoa
responsável para executá-lo," conclui.
Expandir o negócio
é um passo importante e que deve ser tomado com planejamento e estratégia.
Seguir as orientações de especialistas e estar atento às mudanças do mercado
pode fazer toda a diferença no sucesso da expansão.
Camila Ferreira
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