Nova
pesquisa do Canva revela por que os líderes de TI estão dando prioridade à IA
• 85% dos CIOs brasileiros dizem que já existem ferramentas
de IA demais no mercado
• 57% deles estão preocupados com a expansão do número de
apps, o que aumenta a complexidade de utilização da tecnologia, além dos riscos
de segurança
• 57% deles dizem não
ter time de TI suficiente para treinar os funcionários
O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, divulgou hoje uma pesquisa com mais de 1.360 CIOs sobre as oportunidades e os desafios no gerenciamento de TI com o boom da IA. O Canva contratou a empresa de pesquisa Harris Poll para entrevistar CIOs do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Espanha, do México, da Índia e da Austrália, com o objetivo de entender como eles estão gerenciando a expansão do número de apps e tomando decisões sobre ferramentas corporativas na era da IA.
Entre os principais resultados para o Brasil, estão:
• Mais aplicativos estão sendo usados pelas empresas,
mas a consolidação e a redução da complexidade desses apps são prioridades.
Os CIOs relatam que o ritmo de aparecimento de novos aplicativos no mercado
está aumentando globalmente – e 74% dos CIOs brasileiros esperam adotar entre
30 e 60 novos apps em 2024. A expansão do número de apps (o crescimento de apps
individuais usados numa empresa) é um desafio para 57% desses CIOs, com
19% deles dizendo que estão
muito preocupados com o aumento da complexidade, mas que planejam reduzí-la. 61% dos CIOs brasileiros planejam
a consolidação de apps em algum nível, sendo que 37% deles planejam uma
consolidação significativa.
• As equipes de TI estão sobrecarregadas, fazendo com
que a simplicidade e as ferramentas fáceis de usar se tornem mais importantes
do que nunca. A necessidade de consolidação dos aplicativos
está sendo incentivada por times de TI sobrecarregados, que estão enfrentando
um aumento rápido no número de apps para gerenciar. Mais da metade (57%) dos
CIOS brasileiros relatam que não têm time de TI suficiente para treinar os
funcionários para a utilização de novos aplicativos, incluindo o uso seguro e
adequado. Mais de um terço (36%) deles afirmam que os seus times passam mais de
metade do tempo ensinando os funcionários sobre as novas tecnologias, deixando
menos tempo para o planejamento, a inovação e outras tarefas essenciais para os
negócios.
• A IA não sai da cabeça dos CIOs, mas identificar as
ferramentas de IA certas é um desafio. Apesar da preocupação
com a expansão do número de aplicativos, quase todos os CIOs brasileiros (97%)
planejam aumentar o seu orçamento para investir em apps de IA em 2024 (mais que
em qualquer outro país pesquisado), sendo que 42% deles planejam aumentos
orçamentais de mais de 50%. Os líderes de TI reconhecem os benefícios de adotar
a IA, como obter maiores insights para orientar as decisões de negócios (52%),
economizar tempo em tarefas criativas ou estratégicas (50%) e ajudar a
consolidar apps (45%). Identificar as soluções certas é um desafio, com 85% dos
CIOs brasileiros afirmando que já existem ferramentas de IA demais no mercado,
o que causa confusão e duplicação de ferramentas com a mesma função para o
time.
• A integração das ferramentas de IA é
prioridade. Quase todos os CIOs brasileiros (90%)
concordam que as ferramentas de IA podem melhorar drasticamente tanto o seu
papel quanto a experiência dos seus funcionários, mas citam a integração da IA (34%), o acesso a talentos de TI (26%) e a segurança de dados (26%) como os desafios mais
comuns para isso. Mais da metade dos CIOs brasileiros parecem prontos para
aproveitar a tecnologia, com 57% deles afirmando que estabeleceram diretrizes
firmes em relação à IA para garantir o seu uso seguro e
responsável.
“Navegar em meio a tantas novas tecnologias concebidas para
facilitar os negócios está se mostrando mais difícil do que nunca. O que os
CIOs enfrentam atualmente é dificílimo, ao mesmo tempo inovar com a IA e não
contribuir para a expansão do número de aplicativos usados nas empresas”, diz
Cameron Adams, cofundador e diretor de produtos do Canva. “Os resultados da
nossa pesquisa reforçam que os CIOs querem ser agentes da mudança e da
inovação, escolhendo tecnologias que ajudem as suas organizações a ter um
impacto maior ao mesmo tempo que consolidam custos e reduzem a complexidade.”
Os CIOs de hoje estão constantemente em busca de ferramentas
de produtividade que promovam maior eficiência nas empresas. No ecossistema de
design e criação, existe uma profunda fragmentação de ferramentas alimentadas
por IA, que não atendem às necessidades das empresas, atrasando potencialmente
a adoção de tecnologias de ponta. Com o objetivo de capacitar pessoas, equipes
e empresas para criar comunicação visual em grande escala, o Canva lançou em
2023 o Magic Studio – para
simplificar e consolidar as melhores ferramentas de design baseadas em IA numa
plataforma segura e fácil de usar.
Para mais resultados da pesquisa, leia aqui.
Metodologia
O Canva encomendou à empresa de pesquisa Harris Poll uma
pesquisa com 1.369 CIOs. Essas pessoas são as tomadoras de decisão na compra de
software nas suas empresas. O Canva entrevistou 151 CIOs no Brasil, 152 nos
Estados Unidos, 154 no Reino Unido, 150 na Espanha, 150 na Alemanha, 154 na
França, 151 no México, 152 na Índia e 155 na Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário