Especialista do
Senac São Paulo dá dicas para garantir uma boa gestão de pessoas mesmo em
tempos de alta diversidade de perfis no mundo corporativo
Cada vez mais o mundo corporativo é
formado por pessoas diversas. Diante disso, em um ambiente com tantos perfis
diferentes, é necessário tornar a gestão de pessoas ainda mais eficiente e
competente para que as jornadas das empresas possam fazer sentido para todos os
seus membros.
Tratando-se de pessoas, por si só, já
se faz necessária uma atenção especial por parte das lideranças, uma vez que
são elas que fazem as coisas acontecerem dentro das organizações. Há aspectos
como comunicação transparente e reconhecimento que são universais e que devem
ser aplicados a todos os colaboradores. No entanto, conforme explica Sueli
Miwa, gerente do Senac Limeira, para funcionários de diferentes gerações e
perfis são necessárias adaptações, como por exemplo nas estratégias de
comunicação, que podem ser ajustadas para cada público.
“Enquanto a geração Z pode preferir a
comunicação digital e instantânea, a geração Baby boomers pode valorizar mais o
contato pessoal. Da mesma forma, a geração Z e os Millennials valorizam a liberdade
e a flexibilidade no trabalho, enquanto as gerações X e Baby boomers podem
preferir estruturas mais claras e definidas. Gerações Z e Millennials preferem
feedback rápido e constante, valorizando transparência e autenticidade, já as
gerações X e Baby Boomers priorizam a estabilidade e preferem feedback
estruturado”, comenta.
O importante, segundo a especialista, é
adotar alguns fundamentos básicos de gestão que servem indiscriminadamente para
funcionários e equipes de diferentes gerações e perfis. “O respeito, a
comunicação clara e transparente, reconhecimento e valorização, a confiança e
autonomia, justiça e ambiente de trabalho saudável servem para todos,
independentemente das gerações e perfis. Fundamentos que abordam necessidades
humanas transcendem diferenças de gerações e de perfis e criam um ambiente de
trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, o que é
fundamental para o sucesso organizacional”, diz.
Abaixo, Miwa destaca cinco pilares
fundamentais para gerenciar pessoas de todos os perfis e idades:
- Engajamento: gera comprometimento
individual para com os objetivos e metas da organização. Para conseguir
engajamento, antes de mais nada, é importante que o trabalho diário faça
sentido para todos;
- Comunicação: deve ser clara e aberta para que todos estejam alinhados com os
objetivos e expectativas da organização. Além disso, promove um ambiente
de trabalho colaborativo, sendo a base para estabelecer relações de
confiança;
- Desenvolvimento
de competências: é fundamental investir no desenvolvimento
profissional e pessoal das equipes para aumentar suas competências e
preparar futuros líderes;
- Reconhecimento: reconhecer
e recompensar um bom desempenho pode manter os colaboradores mais
motivados e engajados, melhorando o bem-estar psicológico das pessoas,
reduzindo o estresse e aumentando a autoconfiança. Pessoas que se sentem
mais valorizadas tendem a ser mais comprometidas;
- Liderança Inspiradora:
pesquisas mostram que líderes humildes conseguem melhorar uma série de
aspectos psicológicos e de performance de suas equipes. O líder pode não
ter todas as respostas e, quando ele assume uma postura humilde, de forma
genuína, seu comportamento pode contagiar os colaboradores. Mostrar
interesse genuíno pelas pessoas também é a base para construção de uma
gestão de pessoas eficiente.
“Se combinarmos os fundamentos sólidos
de gestão de pessoas com as adaptações considerando as diferenças individuais,
é possível criar uma equipe coesa e eficaz independente das gerações. Essas
adaptações garantem que cada colaborador se sinta valorizado, promovendo um
ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo” conclui.
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