Fenômeno é reflexo
de uma percepção, já comprovada, de que as chances de recolocação são
potencializadas enquanto alguém está no mercado de trabalho e deve fazer parte
de uma estratégia de construção de carreira
Um estudo recente realizado pela Gombo – primeira
agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos
especiais exclusivos para o LinkedIn – aponta que mais da metade dos
entrevistados que afirmaram utilizar a rede social corporativa para buscar
novas oportunidades de trabalho estavam empregados. Ticyana Arnaud,
especialista em recursos humanos e na preparação de profissionais para a
recolocação, destaca que esse comportamento é essencial em uma estratégia de
construção de carreira.
“Esse fenômeno tem crescido demais pelo simples
fato de que as chances de se encontrar uma oportunidade de emprego melhor são
muito maiores quando estamos no mercado de trabalho”, conta Ticyana.
Ela também explica por que esta é uma vantagem para
os dois lados do balcão. “Para o profissional, enquanto está empregado, ele
consegue nutrir sua rede de contatos atuantes em sua área. Para as empresas, um
profissional no mercado é visto como mais atualizado e com habilidades já
validadas pelos contratantes atuais, porém não é tão simples atrair esse
talento”.
A especialista chama a atenção para o fato desse
perfil de candidato dificilmente aceitar uma proposta levando em consideração
apenas o salário, ele não tem pressa e avalia bem todos os benefícios
envolvidos, o chamado bem-estar corporativo. Este é um conceito novo no Brasil,
mas já é uma realidade no dia a dia de muitas empresas.
LinkedIn se transformou numa
vitrine desses profissionais
O LinkedIn é fundamental para manter a
empregabilidade. Uma vez que o profissional utiliza a rede com estratégia,
compartilhando conhecimento e fazendo networking, ele estará sempre aberto ao
mercado e a ouvir propostas.
“Eu recomendo que todos os profissionais, mesmo
estando empregados, estejam disponíveis para entrevistas e para ouvir as
propostas de emprego. Primeiro, estarão atualizados sobre os valores de mercado
e também para praticar a negociação salarial, que é o momento em que a maioria
acaba tendo mais dificuldade”, lembra.
Ticyana
Arnaud - tem mais de 20
anos de experiência na área de recursos humanos e acompanhou suas
transformações e avanços no Brasil. Atualmente, é LinkedIn Creator e criadora
de conteúdo agenciada pela Gombo.
Além disso, atua como consultora e mentora de
carreiras, no desenvolvimento de profissionais que buscam uma jornada com
propósito e mais qualidade de vida e como docente da disciplina “Visão
Estratégica no Desenvolvimento de Pessoas”, em um curso de MBA de “Gestão de
Pessoas”, e em treinamentos para líderes in company.
Gombo
Erih Carneiro - formado em Contabilidade e Finanças
pela Universidade de Feira de Santana e Mestre e Doutor em Administração pela
Uninove. Foi Visiting Scholar na Universidade de Surrey (Reino Unido). Partiu
para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil e de
se tornar um criador de conteúdo e palestrante sobre carreiras e diversidade.
Dimitri Vieira - engenheiro eletricista pela
Universidade de Minas Gerais e também pela Universidade de Brighton (Reino
Unido). O profissional tem passagem pela Rock Content, como especialista de
Marketing e professor, e também é mentor de marcas pessoais com foco no
LinkedIn, escrita criativa, storytelling e criação de conteúdo.
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