Nos últimos anos, temos acompanhado um aumento significativo de empreendedores em busca de estudos de viabilidade e planejamento de um novo negócio. Estamos no mercado há 45 anos e percebemos atualmente a preocupação dos novos empreendedores em planejar antes da execução.
Com o aumento de número de fechamento dos
estabelecimentos, estamos assistindo agora uma busca pelo conhecimento e pelo
planejamento antes da execução, que muitas vezes já tem início da forma errada.
O número de fechamentos é gritante, uma aberração, onde 90% deles fecham suas
portas em até cinco anos.
Passamos muito tempo do nosso trabalho demonstrando
o quanto o planejamento é essencial para o sucesso do negócio. Um dos grandes
objetivos de publicar um livro é exatamente esse, compartilhar conhecimento e
multiplicar para que os negócios tenham sucesso de uma vez para todas.
Obviamente que também accessíveis nossos conhecimentos e eternizá-los.
Vamos listar aqui os passos importantes para
empreender e ter sucesso em um negócio em alimentação:
1- Ter um Plano de Negócios com: localização, públicos-alvo e
produto bem definidos. Essas três questões precisam fazer
sentido entre si. O produto e preço de venda deve estar alinhado com a
localização e público-alvo.
2- Definir o modelo de negócio e os produtos oferecidos.
Estudar sempre modelos de negócios modernos e que possam garantir uma nova
experiência para o seu cliente. Que você tenha diferenciais que atraiam novos
clientes.
3- Definir o total de investimento versos retorno sobre o investimento.
Não esqueça de estudar os detalhes do negócio para que a composição de preço
seja correta! Se precisar de ajuda, é só chamar a gente.
4 - Desenvolver todos os projetos Funcionais, Arquitetura e complementares (elétrica,
hidráulica, mecânica, estrutura etc.). Deve ter projeto de mecânica eficiente
com insuflamento, exaustão e ar-condicionado para que o cliente não sinta o
odor proveniente da preparação dos alimentos. Não esquecer dos projetos
regulatórios (prefeitura, AVCB, Anvisa, alvará de funcionamento etc.). O
projeto de arquitetura e design, deve ser detalhado com fachada, acesso e
elementos arquitetônicos especificadas de acordo com o modelo do negócio.
5 -Ter uma operação de cozinha muito enxuta, verticalizada, com tecnologia, técnicas de
preparação inteligentes e sustentáveis. A operação deve ter
operação com horários de cada preparação, com processos estabelecidos e equipe
treinada para que a operação aconteça de forma eficiente e padronizada.
6 - Desenvolver detalhadamente o cardápio (preço de compra e
venda), fichas técnicas e os manuais boas práticas e de operação com detalhes
de horário de produção.7 - Ter um organograma e uma
equipe bem treinada e preparada para novos desafios. Ter planos
de carreira e salários transparentes com acesso a equipe.
8 - Ter capital de giro para 3 meses para insumos e
operação.
9 - O proprietário deve entender de negócios de modelo, de operações, de
equipamentos, de segurança alimentar. Caso ele não entenda,
procure uma consultoria.
10 - Ter um Plano de Metas e um DRE (demonstração do
resultado do exercício), bem definido com ações diárias que te ajudarão nas
tomadas de decisão, crescimento e principalmente atividades focadas em alcançar
os objetivos. Ter departamentos como: financeiro, contabilidade, operação,
comercial, marketing etc., para cada atividade empresarial e com indicadores,
segundo as metas da empresa. Pense que o negócio de alimentação funciona
como qualquer outra empresa. Os departamentos são suporte um para o outro,
funcionam como uma engrenagem.
O negócio de alimentação é algo complexo, que precisa envolver planejamento e muito conhecimento. Infelizmente muitos empreendedores iniciam os negócios com uma ideia ainda muito doméstica sobre alimentação e é um grande engano.
Ivim Pelloso - Consultora e Projetista de negócios em alimentação há mais de 20 anos – Sócia da FSone e Fundadora da Kitchain. Autora da obra “Food Service One”, pela Literare Books International. Instagram: @ivimpelloso
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