O ato de ensinar passa por diversos obstáculos em todos os níveis educacionais, principalmente no modelo remoto, que tende a diminuir a conexão entre professores e alunos. O on-line desafia os profissionais a desenvolverem as melhores técnicas para aumentar o engajamento dos jovens durante as aulas, considerando os estilos de aprendizagem, foco atencional, adaptabilidade ao modelo e diversos outros fatores intrínsecos de cada aluno.
Sabemos que tanto a interação síncrona quanto a
assíncrona são essenciais para o sucesso do ensino remoto, porém, aumentar a
participação on-line dos alunos é uma tarefa árdua. Dificilmente uma única ação
gera o engajamento desejado para os professores. Por isso, trago um conjunto de
iniciativas que podem ser empregadas para desenvolver esse laço entre
profissionais, instituições e estudantes.
- Crie um ambiente de aprendizado amigável e
inclusivo: uma atmosfera acolhedora, apreciada e inclusiva para os alunos
on-line, é o primeiro passo a ser levado em consideração. Regras de comportamento
e o discurso civilizado entre os alunos precisam estar presentes para que tudo
funcione.
- Utilize a tecnologia interativa: usar recursos e
plataformas como fóruns de discussão, bate-papos em grupo e videoconferências
que promovam a participação e colaboração dos alunos é essencial.
- Crie atividades envolventes e significativas:
proponha exercícios que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a
aplicação do conhecimento em situações do mundo real. Inclua projetos em grupo,
simulações, estudos de caso e exercícios práticos que motivem a participação
ativa do aluno. Existem muitas plataformas e sites que permitem uma atividade
envolvente e dinâmica como Kahoot!, Socrative, Quizizz, Mentimeter, entre
outras.
- Acompanhe e dê feedbacks regulares: observe o
desenvolvimento do estudante e ofereça críticas de apoio ao seu trabalho. Estar
acessível para responder a perguntas e oferecer assistência quando necessário,
bem como escutar a opinião do aluno a fim de encontrar pontos de melhoria no
serviço é fundamental. Afinal, o ambiente on-line é recente na educação,
precisamos ser humildes quanto a isso.
- Adapte o ritmo e o material da aula às
necessidades de cada aluno para personalizar sua experiência de aprendizado.
Oferecer várias ferramentas de aprendizagem, incluindo textos, áudios e vídeos,
para acomodar os vários estilos de aprendizagem é uma maneira de fazer isso. A
personalização por meio da Aprendizagem Adaptativa (Adaptive Learning) foi
possibilitada com o avanço da tecnologia, empregá-la pode trazer um grande
avanço não só em engajamento, mas também em aprendizagem.
- Estabeleça metas definidas e expectativas
razoáveis desde o início. Deixe os objetivos de aprendizagem e do curso claros
desde o início. Defina metas atingíveis e incentive os alunos a acompanhar seu
próprio desenvolvimento. Nenhum curso faz milagre se não houver empenho do
próprio aluno. Deixar essas expectativas registradas logo no início, evita
frustrações posteriores.
- Incentive a participação ativa: incentivar os
alunos a explorar e compartilhar ideias, fazendo perguntas abertas e promovendo
o contato com outros alunos é essencial. Dê aos alunos a chance de se
conectarem.
- A aplicação de componentes do jogo (Gameficação)
como pontos, níveis e prêmios incentivará os alunos a participar e atingir seus
objetivos de aprendizagem.
- Mantenha contato frequente com os alunos usando
mensagens de textos e anúncios para mantê-los informados sobre o que está
acontecendo na aula e o que se espera deles. Vale ressaltar que quanto menor a
faixa etária dos alunos, menos e-mail eles utilizam.
O educador e a instituição devem conhecer as suas
turmas e estar com a mente aberta para entender as peculiaridades de cada
aluno, a fim de desenvolver as habilidades únicas de cada um. Claro que muitas
vezes isso não é possível considerando o tamanho das classes e o modelo de
ensino da instituição, mas é algo adaptável considerando as várias
possibilidades existentes. Vejo que ensinar é mais do que transmitir o
conhecimento, é se conectar com outras pessoas, adquirir novas experiências e
construir novas histórias.
Lorenzo
Tessari - Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que
identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus
estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário