Não é de hoje que vemos o aumento da procura por investimentos em franquias. Os segmentos são variados e caminham entre serviços, varejo, saúde, tecnologia e, é claro, alimentação. Apesar da variação de segmentos, o motivo principal da escolha de investidores por redes de franquia pode ser falado em uníssono: segurança.
Separei ao
leitor algumas vantagens que investidores e empreendedores possuem ao ingressar
em uma rede de franquias no Brasil e no mundo.
1 – Negócio testado
A premissa
do franchising é que o modelo de negócio seja testado anteriormente. O
investidor recebe toda a transferência de know-how do franqueador. Praticamente
a receita do sucesso que obteve já que, normalmente, foi ele que trilhou o
primeiro “caminho das pedras”, testando produto, marketing, posicionamento de
mercado, erros e acertos do negócio.
2 – Probabilidade de retorno sólido
Uma rede de
franquias séria possui estudos e todo aparato estratégico multidisciplinar para
que o negócio seja sólido, diminuindo a chance de insucesso e aumentando a
probabilidade sólida de retorno de seu investimento, o que não acontece, hoje
em dia se tratando de investimentos voláteis e permeados em especulação.
3 – Visão do franqueador em ver a sua marca
próspera
Qualquer que
seja o nível de investimento do criador e desenvolvedor da marca, sabemos que o
grande objetivo é que sua marca ganhe corpo e, para isso, é de suma importância
ter franqueados parceiros, que vislumbrem esse crescimento lado a lado, afinal
de contas, a marca se torna como um filho que queremos ver ele crescer e se
desenvolver. Quando há sinergia entre os dois lados, essa visão se transforma
em realidade.
4 –Equipe de gestão experiente
Ter o apoio
de quem já entende do mercado e está ao seu lado pra te ajudar a gerir o seu negócio
se torna um dos pontos fortes de sucesso de qualquer empresa. Franqueadora
sérias batalham todos os dias para oferecer suporte aos franqueados,
utilizando-se de ferramentas diversas entre experiências humanizadas a
tecnológicas com o intuito de auxiliar a gestão da rede, fazendo com o que
negócio seja mais “leve” do que se o investidor tivesse começado seu modelo
sozinho.
5 - Plano de Negócios Completo
Qualquer
investimento deve contar com o tão falado plano de negócios. As redes de
franquia devem possuir tais planos com projeções em cenários diferentes de
venda, sazonalidades e expectativas diversas. Diferentemente de alguns casos,
onde há promessas absurdas como “Invista 10 mil e fature 1 milhão”, redes de
franquias sérias deixam o franqueado preparado para as nuances de mercado e,
para isso, o plano de negócios é essencial.
6 - Envolvimento
Embora o
franchising necessite de um Manual e modelagem teoricamente obrigatória e
sistêmica, ainda há muitas áreas para o desenvolvimento de estratégias e isso pode
incluir marketing, pessoal, networking e expansão regional. Enquanto uns podem
ver o manual de um sistema de franquia como restritivo, outros o veem como o
motivo pelo qual escolheram comprar uma franquia. Mas, além disso, em redes
saudáveis, o franqueado possui voz e envolvimento, assim como o conhecido case
da criação do Big Mac, desenvolvido por um franqueado.
7- Estratégias prontas para o mercado
Com todas as
variantes de mercado que podem surgir - crises e todas as ondas que vimos nos
ultimos anos - a base do franchising, quando tratado de maneira séria é a
estratégia. As estratégias devem acompanhar todas as variações do mercado, veja
bem, não só o mercado nacional, mas visando principalmente o local, onde o
franqueado está inserido.
8 – Parcerias sólidas
Baseado em parcerias sólidas que vão desde a escolha de fornecedores a uma boa base de desenvolvimento do modelo de negócio, a franquia garante que o franqueado possua as melhores condições e negociações de compra e venda de seus produtos e serviços, já que o poder de compra aumenta consideravelmente conforme a rede amplia.
Como puderam
ver, há vários motivos pelos quais investidores optam pela segurança de uma
rede de franquias. Inclusive, muitos investidores de mesa dos dias atuais, tem
diversificado seus investimentos com modelos físicos de gestão pensando na
possibilidade de se tornar um multifranqueado e multiplicar o capital
investido. Muitas marcas possuem estratégia de crescimento para o próprio
franqueado, apoiando o investidor e oferecendo o suporte que em outros
segmentos de investimento ele não possui.
O mercado de franquias, que já existe há décadas, se
fortalece a cada dia, com investidores que migram o capital de outros setores,
fortalecendo a economia da própria cidade, além de gerar empregos, e claro, ter
a valoração do seu capital investido com o crescimento e a solidez da marca do
mercado.
Gislene Camacho - diretora de expansão de um dos
maiores grupos de franquias da América Latina
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