Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de abril de 2023

08 vantagens de se investir em uma franquia

Não é de hoje que vemos o aumento da procura por investimentos em franquias. Os segmentos são variados e caminham entre serviços, varejo, saúde, tecnologia e, é claro, alimentação. Apesar da variação de segmentos, o motivo principal da escolha de investidores por redes de franquia pode ser falado em uníssono: segurança.

Separei ao leitor algumas vantagens que investidores e empreendedores possuem ao ingressar em uma rede de franquias no Brasil e no mundo.


1 – Negócio testado

A premissa do franchising é que o modelo de negócio seja testado anteriormente. O investidor recebe toda a transferência de know-how do franqueador. Praticamente a receita do sucesso que obteve já que, normalmente, foi ele que trilhou o primeiro “caminho das pedras”, testando produto, marketing, posicionamento de mercado, erros e acertos do negócio.


2 – Probabilidade de retorno sólido

Uma rede de franquias séria possui estudos e todo aparato estratégico multidisciplinar para que o negócio seja sólido, diminuindo a chance de insucesso e aumentando a probabilidade sólida de retorno de seu investimento, o que não acontece, hoje em dia se tratando de investimentos voláteis e permeados em especulação.


3 – Visão do franqueador em ver a sua marca próspera

Qualquer que seja o nível de investimento do criador e desenvolvedor da marca, sabemos que o grande objetivo é que sua marca ganhe corpo e, para isso, é de suma importância ter franqueados parceiros, que vislumbrem esse crescimento lado a lado, afinal de contas, a marca se torna como um filho que queremos ver ele crescer e se desenvolver. Quando há sinergia entre os dois lados, essa visão se transforma em realidade.


4 –Equipe de gestão experiente

Ter o apoio de quem já entende do mercado e está ao seu lado pra te ajudar a gerir o seu negócio se torna um dos pontos fortes de sucesso de qualquer empresa. Franqueadora sérias batalham todos os dias para oferecer suporte aos franqueados, utilizando-se de ferramentas diversas entre experiências humanizadas a tecnológicas com o intuito de auxiliar a gestão da rede, fazendo com o que negócio seja mais “leve” do que se o investidor tivesse começado seu modelo sozinho.


5 - Plano de Negócios Completo

Qualquer investimento deve contar com o tão falado plano de negócios. As redes de franquia devem possuir tais planos com projeções em cenários diferentes de venda, sazonalidades e expectativas diversas. Diferentemente de alguns casos, onde há promessas absurdas como “Invista 10 mil e fature 1 milhão”, redes de franquias sérias deixam o franqueado preparado para as nuances de mercado e, para isso, o plano de negócios é essencial.


6 - Envolvimento

Embora o franchising necessite de um Manual e modelagem teoricamente obrigatória e sistêmica, ainda há muitas áreas para o desenvolvimento de estratégias e isso pode incluir marketing, pessoal, networking e expansão regional. Enquanto uns podem ver o manual de um sistema de franquia como restritivo, outros o veem como o motivo pelo qual escolheram comprar uma franquia. Mas, além disso, em redes saudáveis, o franqueado possui voz e envolvimento, assim como o conhecido case da criação do Big Mac, desenvolvido por um franqueado.


7- Estratégias prontas para o mercado

Com todas as variantes de mercado que podem surgir - crises e todas as ondas que vimos nos ultimos anos - a base do franchising, quando tratado de maneira séria é a estratégia. As estratégias devem acompanhar todas as variações do mercado, veja bem, não só o mercado nacional, mas visando principalmente o local, onde o franqueado está inserido.


8 – Parcerias sólidas

Baseado em parcerias sólidas que vão desde a escolha de fornecedores a uma boa base de desenvolvimento do modelo de negócio, a franquia garante que o franqueado possua as melhores condições e negociações de compra e venda de seus produtos e serviços, já que o poder de compra aumenta consideravelmente conforme a rede amplia. 

Como puderam ver, há vários motivos pelos quais investidores optam pela segurança de uma rede de franquias. Inclusive, muitos investidores de mesa dos dias atuais, tem diversificado seus investimentos com modelos físicos de gestão pensando na possibilidade de se tornar um multifranqueado e multiplicar o capital investido. Muitas marcas possuem estratégia de crescimento para o próprio franqueado, apoiando o investidor e oferecendo o suporte que em outros segmentos de investimento ele não possui.

O mercado de franquias, que já existe há décadas, se fortalece a cada dia, com investidores que migram o capital de outros setores, fortalecendo a economia da própria cidade, além de gerar empregos, e claro, ter a valoração do seu capital investido com o crescimento e a solidez da marca do mercado.

 

Gislene Camacho - diretora de expansão de um dos maiores grupos de franquias da América Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados