O Japão é a terceira maior economia do mundo,
possui um mercado sofisticado para produtos, serviços e tecnologias e continua
a desfrutar de um crescimento econômico estável. Também vale ressaltar que o
país respondeu positivamente às mudanças socioeconômicas globais e está
desenvolvendo rapidamente seu ambiente de negócios, em especial por conta de
uma atenção muito interessante às startups.
Há no Japão pouco mais de 10 mil startups. Em 2019
foram investidos US$ 25,38 bilhões, sendo US$ 19 bilhões para startups no
mercado doméstico e US$ 6,38 bi para aquelas que atuam fora do país, como
aponta a Venture Enterprise Center, do Ministério da Economia, Comércio e
Indústria do Japão. Apesar dos números relevantes, comparado ao Brasil, ainda é
um mercado que precisar crescer muito.
Para atrair as startups japonesas, executivos da
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e
da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) estiveram
captando empresas daquele país a promoverem seus negócios por aqui. Tudo isso
pode criar, sem dúvida, um novo patamar de relações entre pequenas empresas dos
dois países, algo muito fomentado pelos governos brasileiro e japonês.
Também fazemos o mesmo com o Invest Japan, programa
pelo qual oferecemos suporte completo às empresas brasileiras interessadas em
investir no Japão, desde o auxílio a elaborar um modelo adaptado ao mercado
local, rodadas de negócios, esclarecimento de dúvidas, abertura do escritório
até o pós-abertura (divulgação e expansão no Japão). Apoiamos as companhias
ainda com pesquisas de mercado customizadas, consulta com especialistas e leis
tributárias, reuniões com potenciais parceiros e governos locais.
De iniciativas lideradas pelo governo a desafios
sociais em um mundo pós-covid-19, o Japão abre suas portas e está pronto para
investimentos e talentos estrangeiros. O Brasil, claro, até por suas relações
históricas com o Japão, merece uma atenção especial. Para superar esses
desafios e alcançar um crescimento econômico sustentável, a inovação é
indispensável.
De olho nesse cenário, o estabelecimento e
desenvolvimento de um ecossistema de inovação para startups e a criação
imediata de um ambiente de negócios e de vida propício para empresas
estrangeiras também estão sendo promovidos pelo Japão. As brasileiras, apesar
do foco dado pelos japoneses às nações do Sudeste Asiático, têm grandes
possibilidades de negócios e não podem perder.
Entrar em um novo mercado é uma tarefa difícil para
qualquer empresa, pois requer tempo e recursos financeiros para fazê-lo. O
Japão lançou as oportunidades e as companhias precisam fazer a sua lição de
casa. Mas vale lembrar que o Japão e o Brasil sempre tiveram histórias
bem-sucedidas de relacionamento. Quem sabe o da sua empresa não é a próxima!
Hiroshi Hara - diretor-presidente da JETRO São Paulo
JETRO SÃO PAULO
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