O marketing pessoal é um dos pilares da evolução
profissional. Por meio dele, a pessoa aumenta sua presença na área de atuação,
firmando-se gradativamente como uma figura de autoridade.
Entretanto, trabalhar o marketing pessoal nada tem
a ver com uma prática de autopromoção, mas sim com a imagem que você quer
projetar de si mesma aos seus colegas. Nesse processo, é essencial, também,
saber exercer a escuta.
“O marketing pessoal envolve um conjunto de valores
que eu transmito para as outras pessoas. Se eu não me demonstrar atenciosa e
disposta a compreender a perspectiva do outro, poderei ser vista como
individualista e egoísta”, afirma Martinha Gondim, empresária, especialista em
desenvolvimento pessoal e fundadora da A Vida Que Sonho, uma das maiores
organizações de vendas diretas e marketing multinível do Brasil.
Por isso, segundo Martinha, a escuta é parte
fundamental do desenvolvimento pessoal. “Sozinhos não crescemos. É importante
que saibamos enxergar o ponto de vista do outro, filtrar o que faz sentido e
levar esse conhecimento para a vida”, aponta.
A seguir, confira cinco dicas para realizar a
escuta de uma forma genuína e amigável:
- Aproxime-se
de seus colaboradores
Um profissional que se esconde, que não se mostra
presente, fatalmente não se destaca. Para que o reconheçam, é indispensável
sair da caixinha. “Conheça e interaja com diferentes setores da sua empresa.
Mostre-se disposto a auxiliar caso seja preciso. É com essas primeiras
interações que se constrói um networking legítimo”, declara.
- De
fato, escute
“Foque em quem está falando com você. Faça
perguntas caso tenha dúvidas, mas, se possível, evite interromper. Coloque-se
na posição de aprendiz e se permita aprender algo novo com seu colaborador”,
pontua.
- Tenha
interesse
Um profissional de uma área diferente entrou na sua
equipe? Procure por ele, faça perguntas sobre o setor, mostre interesse genuíno
por conhecê-lo. “É a partir do estabelecimento dessas relações que você se
torna conhecida. Dessa maneira, o outro naturalmente ficará mais cativado a
saber mais sobre você e, assim que se deparar com um desafio que envolva sua
atuação, você será a primeira pessoa procurada”, diz.
- Estimule
um ambiente colaborativo
Vá além da mera escuta. Caso surja uma demanda que
a conecte com o conhecimento de alguém de sua equipe, não hesite em procurá-la
para trocar experiências. “Valorizar a capacidade do outro ajuda a fomentar um
ambiente colaborativo e, portanto, mais saudável para que você e a equipe
possam evoluir e potencializar resultados”, comenta.
- Não
tenha medo de dar sugestões
Importante salientar: ser ouvinte não significa não opinar. Exponha suas ideias, dê sugestões construtivas e mostre que está atenta ao que o outro diz e disposta a sugerir soluções ao problema. “Não confunda a escuta com passividade. Afinal, escutar também significa abrir espaço para reflexões e, assim, encontrar alternativas para um desafio que outro possa estar lidando”, reitera.
Martinha Gondim - empresária atuante na indústria
do bem-estar, consultora independente, palestrante nacional e internacional,
escritora e responsável pela A Vida Que Sonho, uma das maiores organizações de
vendas diretas e marketing multinível do Brasil. Em seus 23 anos de atuação
profissional, adquiriu, acumulou e desenvolveu competências em desenvolvimento
e marketing pessoal, formação de equipes, expansão de negócios, liderança,
marketing multinível, planejamento estratégico e vendas diretas. Com A Vida Que
Sonho, já formou mais de 30 mil consultores em 35 países.
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