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quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Pesquisa da Letz revela que 96% dos motoristas de aplicativo usariam carro elétrico para reduzir custo com combustível

44% dos respondentes disseram ainda gastar de R$ 500 a R$ 1 mil por semana para abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7% informaram, mais de R$1 mil 



Ao perguntar para cerca de mil entrevistados se teriam interesse em alugar um carro elétrico, a Letz, startup intermediadora de transporte compartilhado, constatou que 96% dos respondentes alugariam sim, como alternativa ao carro a combustão, principalmente devido ao elevado preço dos combustíveis. Também segundo a pesquisa, 44% dos respondentes disseram gastar de R$ 500 a R$ 1 mil por semana para abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7% informaram gastar mais de R$1 mil.

“Um dos principais motivos para a pessoa pensar em alugar um carro elétrico é o de não ter gastos com combustível. Com a pesquisa, constatamos que mais da metade dos respondentes gasta mais de R$ 500 com combustível por semana, e só 7,2% gastam até R$ 200 por semana, percentual que deve ser composto por pessoas que não trabalham só com transporte por aplicativo. O quanto o gasto com o combustível afeta a renda mensal está diretamente associado ao interesse por carros elétricos, especialmente quando o respondente faz do app a sua principal fonte de renda”, detalha Felipe Wasserman, CMO da Letz.



Fonte: Letz

Quando questionados sobre o quanto estariam interessados a pagar pelo aluguel de um carro elétrico por semana, 47% informaram de R$ 800 ou mais de R$ 1 mil. Atualmente, o gasto com locação de um carro convencional sai em torno de R$ 700 por semana, enquanto com um carro elétrico sai entre R$ 1200 e R$ 1400, segundo Wasserman. “O motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível acaba tendo um lucro maior ao substituir o carro a combustão por um carro elétrico, mesmo tendo de pagar um valor um pouco maior na locação, por isso, estamos observando esse movimento cada vez maior entre os nossos motoristas parceiros”, revela o CMO.







Fonte: Letz


Quem roda mais quilômetros por semana também tem mais interesse em ter um carro elétrico, a fim de reduzir custos com o abastecimento de combustível, de acordo com a pesquisa da Letz. Quem faz até 500 km, segundo Wasserman, não deve trabalhar como motorista de aplicativo, já que para ganhar dinheiro com aplicativos, o motorista tem de rodar cerca de 800 km por semana, ou cerca de 5 mil km por mês. Abaixo a quantidade de quilômetros rodados por semana pelos respondentes:




Fonte de renda e regiões preferidas para rodar


89,8% dos respondentes informaram que os aplicativos de transporte compartilhado são sua principal fonte de renda; outros 10,2% que têm trabalho fixo, mas monetizam também por meio de aplicativos, não exclusivamente pela Letz, seja nos fins de semana, seja depois do expediente.

Sobre quais as regiões preferidas para rodar, os respondentes disseram que têm mais interesse pelas regiões centro e sul de São Paulo, ficando em uma posição intermediária Alphaville e Barueri, e menos interesse nas regiões leste e norte de São Paulo e ABC. “Normalmente os centros urbanos têm mais procura porque têm um fluxo maior de pessoas e, consequentemente, de possíveis passageiros. Já a região sul tem uma população com mais dinheiro. No Brasil, o aplicativo de transporte ainda é usado majoritariamente por passageiros que têm uma renda maior, e isso explica o interesse dos motoristas em querer circular mais nessas regiões”, avalia o CMO da Letz.

“Nós desejamos ser uma alternativa viável à pessoa interessada em aumentar a sua renda ao trabalhar por meio de aplicativo de transporte. E queremos, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência diferente a de outros apps, já que com os carros elétricos que fazem a linha Letz percebemos a satisfação dos motoristas parceiros que utilizam um veículo que causa menos impacto ao meio ambiente, com um custo viável de recarga elétrica se comparado ao do combustível. Para a Letz, que até 2030 pretende estar com 100% de carros elétricos fazendo as suas linhas, serão os motoristas de aplicativos que irão democratizar o uso de carros elétricos no país, e no nosso dia a dia, e nas nossas pesquisas, temos observado cada vez mais esso movimento”, analisa o CMO da Letz.


Metodologia

A pesquisa sobre o interesse por carros elétricos da Letz foi realizada na primeira quinzena de julho de 2022 com cerca de mil respondentes, em São Paulo e cidades da grande São Paulo.




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