As ocasiões de consumo no lar cresceram 20% em comparação ao pré-pandemia
Durante
o lockdown na pandemia de COVID-19 o Brasil registrou um pico de 30 milhões de ocasiões
de consumo de café torrado, que se manteve no mesmo nível até o fim de 2021,
mesmo com o aumento de preço. É o que mostra o relatório Consumer Insights da
Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.
Preparar
café torrado está mais caro – 59% a mais no primeiro trimestre de 2022 versus o
mesmo período do ano anterior - , o que levou a uma retração em vendas de 2% em
unidades. Enquanto o quilo do café torrado registrou um salto de, em média, R$
17 em 2021 para R$ 28 este ano, o do café solúvel foi de R$ 16 para R$ 18. Com
isso, a categoria café solúvel apresentou um aumento de 30% em unidades neste
trimestre em relação ao mesmo período de 2021.
Mas
nem mesmo a alta do preço impactou as ocasiões de consumo de café torrado em
casa. Apesar da abrupta queda em volume de vendas no 2º trimestre de 2021 em
comparação ao trimestre anterior (-9,6 %), em resposta a esse aumento, a
quantidade de ocasiões sofreu leve incremento (8,8%).
O
número de consumo semanal de café em casa cresceu 20% no 4º trimestre de 2021
em comparação ao mesmo período de 2019. Isso mostra que a pandemia levou o
hábito de consumir café torrado para mais lares brasileiros, apesar da retração
no volume vendido devido ao aumento do preço. O relatório trimestral Consumer
Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e
classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do
Brasil.
Kantar
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