Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Agosto Branco: mês conscientiza sobre o câncer de pulmão, diagnóstico e tratamentos

  • Pacientes devem realizar teste de sequenciamento genético para descobrir a mutação que causou a doença, informação fundamental para escolha do tratamento mais adequado
  • Terapias alvo representam novo paradigma no cuidado da doença e atingem diretamente as células mutadas, melhorando resultados clínicos e qualidade de vida

 

Mais letal entre todos os tumores malignos[1], o câncer de pulmão atinge cerca de 30 mil brasileiros por ano. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020-2022 sejam registrados 17.760 novos casos entre os homens e 12.440 entre as mulheres, enquanto a estimativa de mortes ultrapassa 28.600[2]. Para alertar e educar as pessoas a respeito desses dados e dos riscos da doença, agosto foi escolhido como o mês de conscientização do câncer de pulmão. 

“É muito importante aproveitar esse marco para ampliar o conhecimento a respeito da doença, mas, sobretudo, conscientizar que o câncer de pulmão não é uma doença única e sim um grupo de doenças complexas que, a depender de uma série de características genéticas e expressão de diferentes biomarcadores, tem prognóstico e caminhos de tratamento muito distintos”, afirma Fabio Lawson, diretor médico da Janssen no Brasil. 

O câncer de pulmão é uma doença complexa que envolve o crescimento e a divisão descontrolada das células pulmonares[3]. Existem dois grupos principais: câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), que se desenvolve nas a partir das células epiteliais, e câncer de pulmão de células pequenas. Aproximadamente 85% de todos os casos de câncer de pulmão são do grupo de CPNPC. Cada tipo de câncer de pulmão de não pequenas células pode crescer e se espalhar de maneiras distintas.3 “O subtipo mais comum de CPNPC é o adenocarcinoma. Apesar da a incidência absoluta ser maior em fumantes e ex-fumantes, esse é o tumor que mais acomete pessoas que não fumam ou nunca fumaram”, esclarece Lawson. 

De acordo com o executivo, o tabagismo é o principal fator de risco para a doença1, mas indivíduos que nunca fumaram também podem desenvolvê-la. “Mesmo quem não tem histórico de tabagismo pode ter câncer de pulmão, já que a origem do tumor pode estar em alterações genéticas”, comenta. Os cânceres de pulmão de não pequenas células são caracterizados de acordo com o tipo de mutações genéticas (danos ou alterações em uma sequência de DNA) encontradas nas células cancerígenas. Essas classificações são fundamentais para orientar o tratamento.[4] 

Para descobrir qual é a modificação genética, uma testagem molecular deve ser realizada. “O teste de sequenciamento genético consegue identificar a presença de mutações condutoras, contribuindo para o diagnóstico preciso e indicando a terapia mais adequada para cada caso específico. É um passo essencial na jornada de tratamento dos cânceres de pulmão”, destaca. Uma das principais alterações do CPNPC é a mutação de EGFR. Sua incidência varia de 5-30% dependendo da população estudada -10% entre os caucasianos, 30% entre asiáticos[5] - sendo mais frequente em adenocarcinomas, mulheres, asiáticos e não tabagistas. Considerando apenas o subtipo adenocarcinoma, 10 a 40% dos pacientes apresentam mutação em EGFR. 

O protocolo de tratamento adequado vai depender da extensão do tumor, estadiamento da doença e da presença de mutações condutoras, mas atualmente há muitas opções terapêuticas além das já conhecidas radioterapia, quimioterapia e cirurgia. “Felizmente, hoje em dia temos disponíveis as imunoterapias e também as terapias alvo. Essas últimas, por meio de uma medicina de precisão em constante evolução, podem proporcionar respostas muito positivas, oferecendo impacto positivo na sobrevida e na qualidade de vida do paciente, já que atuam diretamente nas células mutadas e causam menos efeitos colaterais”, explica. 

Como a maioria dos sintomas do CPNPC demora a aparecer, é comum que a doença seja diagnosticada tardiamente, muitas vezes com o tumor já tendo se espalhado por outras partes do corpo1. “Por isso é importante estar atento a sinais como tosse, dor no peito, falta de ar, rouquidão. São manifestações comuns a outras doenças, mas que se investigadas logo aumentam as chances de sucesso do tratamento”, pontua. E conclui: “Devemos aproveitar esse período de conscientização para ampliar o conhecimento a respeito da doença, incentivando a procura por ajuda médica com o objetivo de se obter o diagnóstico exato precocemente”. 

 

Janssen

Instagram, Facebook e LinkedIn, Instagram, Facebook e LinkedIn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados