Estudos apontam
que classes menos favorecidas têm maior propensão à cegueira e problemas de
saúde ocular
No Brasil, segundo estudo do IBGE de 2019, 35 milhões de pessoas sofrem com problemas de visão, o que corresponde a 19% do total da população.
Já um estudo do Ibope com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mostra que 34% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista.
Mas, porque a cegueira é um problema econômico, também? Mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo vivem nos países pobres ou que estão em desenvolvimento. Regiões com boa economia e serviços de saúde têm apenas 0,3% da população com problemas de cegueira. Contudo, em regiões onde a economia e os serviços de saúde são precários essa taxa quadruplica.
De acordo com os estudos citados acima, mais de 1
milhão e meio de cegos no Brasil pertencem à população pobre ou
remediada.
Envelhecimento da população brasileira precisa de
atenção
Outro dado importante e que vale destacar é que as principais causas de cegueira estão relacionadas com problemas oculares que surgem com a idade e, consequentemente, envelhecimento. A mudança demográfica no Brasil aponta a necessidade de um cuidado mais específico a este ponto.
Em 1950, o país tinha 2 milhões de indivíduos com mais de 60 anos. Em 1965, este número chegou a 6,2 milhões. Na virada do século, o país tinha 13,9 milhões de idosos e atualmente, são quase 30 milhões, colocando o Brasil como o 6 país com maior número de idosos.
Nesta idade, problemas
como a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração
macular são mais comuns e podem causar a cegueira. Sem acesso a cuidados
específicos, esses indivíduos acabam tendo a situação agravada e sendo
atingidos de forma mais rápida e irreversível.
Qual a solução para eliminar a cegueira no Brasil
Existe um projeto de Lei, 258/15, que institui a obrigatoriedade de que os cuidados com a saúde ocular sejam mais efetivos na rede pública de saúde.
De autoria do Senador Romero Jucá a Lei institui a necessidade de desenvolvimento de ações de fortalecimento da atenção primária oftalmológica no âmbito do Sistema Único de Saúde.
A atualização desta Lei está pronta para pauta na
comissão e aguardando sua atualização.
Principais problemas que levam à cegueira
Existem algumas causas de cegueira que são reversíveis. Contudo, é preciso atenção, diagnóstico correto e tratamento adequado desde o início. Os problemas oculares que mais levam à cegueira são:
- DMRI
(Degeneração Macular Relacionada à Idade)
- Catarata
- Glaucoma
- Retinopatia
diabética
O acesso ao oftalmologista é uma questão pública e precisa de atenção. É importante salientar os esforços públicos para tal, mas, também, atentar para a necessidade de informação. A população precisa e deve saber que tem direito a este cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário