Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de agosto de 2022

A Cegueira é um problema sócio-econômico no Brasil

Estudos apontam que classes menos favorecidas têm maior propensão à cegueira e problemas de saúde ocular 

 

No Brasil, segundo estudo do IBGE de 2019, 35 milhões de pessoas sofrem com problemas de visão, o que corresponde a 19% do total da população.  

Já um estudo do Ibope com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mostra que 34% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista.  

Mas, porque a cegueira é um problema econômico, também? Mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo vivem nos países pobres ou que estão em desenvolvimento. Regiões com boa economia e serviços de saúde têm apenas 0,3% da população com problemas de cegueira. Contudo, em regiões onde a economia e os serviços de saúde são precários essa taxa quadruplica.  

De acordo com os estudos citados acima, mais de 1 milhão e meio de cegos no Brasil pertencem à população pobre ou remediada. 

 

Envelhecimento da população brasileira precisa de atenção 

Outro dado importante e que vale destacar é que as principais causas de cegueira estão relacionadas com problemas oculares que surgem com a idade e, consequentemente, envelhecimento. A mudança demográfica no Brasil aponta a necessidade de um cuidado mais específico a este ponto.  

Em 1950, o país tinha 2 milhões de indivíduos com mais de 60 anos. Em 1965, este número chegou a 6,2 milhões. Na virada do século, o país tinha 13,9 milhões de idosos e atualmente, são quase 30 milhões, colocando o Brasil como o 6 país com maior número de idosos.  

Nesta idade, problemas como a catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular são mais comuns e podem causar a cegueira. Sem acesso a cuidados específicos, esses indivíduos acabam tendo a situação agravada e sendo atingidos de forma mais rápida e irreversível. 

 

Qual a solução para eliminar a cegueira no Brasil 

Existe um projeto de Lei, 258/15, que institui a obrigatoriedade de que os cuidados com a saúde ocular sejam mais efetivos na rede pública de saúde.  

De autoria do Senador Romero Jucá a Lei institui a necessidade de desenvolvimento de ações de fortalecimento da atenção primária oftalmológica no âmbito do Sistema Único de Saúde.  

A atualização desta Lei está pronta para pauta na comissão e aguardando sua atualização. 

 

Principais problemas que levam à cegueira 

Existem algumas causas de cegueira que são reversíveis. Contudo, é preciso atenção, diagnóstico correto e tratamento adequado desde o início. Os problemas oculares que mais levam à cegueira são: 

  • DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Retinopatia diabética

O acesso ao oftalmologista é uma questão pública e precisa de atenção. É importante salientar os esforços públicos para tal, mas, também, atentar para a necessidade de informação. A população precisa e deve saber que tem direito a este cuidado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados