Após dois anos de pandemia, setor demonstra forte inclinação para produtos e serviços ambientalmente responsáveis
A pandemia levou a um aumento de consumidores
eco-conscientes, com maior propensão a viagens ambientalmente corretas. A afirmação
está apoiada por resultados que mostram que seis em cada dez famílias (60%),
com idades entre 25 e 40 anos, dizem prestar mais atenção ao impacto ambiental
de suas viagens no futuro, em comparação com a pré-pandemia. Além disso, mais
de sete em cada dez consumidores na Grã-Bretanha, Alemanha e EUA dizem que
filtros de sustentabilidade em sites de viagens os ajudariam a fazer melhores
escolhas e a viver de forma mais sustentável.
A temática foi levantada durante o Global Travel
Summit 2022, evento virtual do Grupo Allianz Partners que teve duração de três
dias e contou com mais de mil participantes. Nele foi possível identificar que,
após a chegada da pandemia, os viajantes estão começando a pensar mais sobre o
impacto ambiental de seu trajeto e tem assumido cada vez mais responsabilidade
por seu próprio impacto pessoal em relação ao meio ambiente.
As tendências apresentadas no Summit foram baseadas
em extensas pesquisas realizadas tanto pela Foresight Factory quanto também
pelo Customer Lab da Allianz Partners, que descobriu que agora é – mais do que
nunca – socialmente desejável colocar o planeta em primeiro lugar e fazer
escolhas mais éticas, sustentáveis e mais verdes.
As pesquisas revelaram ainda que mais da metade das
famílias (56%) de 25 a 40 anos pretendem viajar menos no futuro, reduzindo
ainda mais seu impacto ambiental. A tendência de viagem lenta, que torna o
trajeto em si como o próprio destino, promove opções de férias mais
sustentáveis utilizando trens ou veículos recreativos, como motorhomes, vans e
ônibus, em caravanas.
Para Joe Mason, Diretor Global de Marketing do
Grupo Allianz Partners, “o evento deste ano apontou tendências emergentes na
indústria de viagens, e é claro que uma forte recuperação no setor está sendo
percebida juntamente com um novo conjunto de desafios. A volatilidade
econômica, a agitação geopolítica e o aumento do custo de vida – juntamente com
o desejo de fazer escolhas sustentáveis e ecológicas – terão um impacto
duradouro em nossa indústria”, afirma. O executivo fala ainda sobre a
necessidade de adaptação a esse novo cenário e reforça que a empresa está
focada em ajudar clientes e parceiros a navegar por esses tempos desafiadores.
Condições
Macroeconômicas
A indústria de viagens não está imune às
perspectivas econômicas. Prova disso é que um dos temas dominantes foi o
impacto das condições econômicas nas perspectivas de viagem. Para onde as
pessoas viajam, quanto tempo levam e quanto gastam é uma conta que sofre
impactos diretos da inflação, pelo aumento dos custos de energia e um aumento
geral no custo de vida.
As famílias estão sentindo o efeito direto da
agitação geopolítica com problemas na cadeia de suprimentos causando grandes
turbulências econômicas devido ao aumento dos preços do gás e dos alimentos. A
indústria está sentindo de perto o impacto sobre os custos da viagem, com voos
de longa distância, em particular, tornando-se cada vez mais caros. A alta de
preços também está afetando os gastos relacionados a hotéis e restaurantes, que
podem repassar esses aumentos para os consumidores.
Em última análise, o risco é que as viagens de
lazer não possam mais ser vistas como uma prioridade pelos consumidores que têm
uma renda mensal limitada. Elas passam a se tornar um luxo com o qual a maioria
não pode arcar.
Viagens de Negócios vs Metas de Sustentabilidade
A relação das pessoas com o trabalho é algo que se
modificou completamente no decorrer dos últimos dois anos, após o início da
pandemia. Como resultado disso, as viagens de negócios foram bastante
impactadas. À medida que o trabalho remoto e as chamadas de vídeo se tomaram o
centro das atenções, as viagens de negócios foram drasticamente reduzidas. Com
a reabertura das fronteiras, as empresas agora estão encontrando maneiras de
reavaliar suas formas de trabalhar. Existe a real necessidade de manter as
viagens de negócios, ou é simplesmente um hábito que querem manter?
A redução das viagens de negócios reduziu os custos
para as empresas e ajudou a reduzir suas emissões de carbono, o que contribuiu
com o cumprimento das metas de sustentabilidade. No entanto, muitos
funcionários ansiam por interação presencial com seus clientes e parceiros. Por
isso, as empresas estão agora em um fogo cruzado entre o cumprimento das metas
de sustentabilidade e os desejos dos funcionários. Com o retorno dos
colaboradores ao escritório, a correlação entre o desejo por viagens de
negócios aumentou, por isso algumas empresas têm até mesmo utilizado as viagens
de negócios como política de recrutamento e retenção de talentos. As empresas
estão dispostas a mudar suas políticas para manter seus funcionários engajados.
A ascensão do consumidor eco-consciente após a
pandemia de Covid-19, juntamente com um ambiente turbulento na geopolítica,
cria alguns ventos contrários para uma recuperação robusta no setor de
viagem.
Allianz Partners Travel Summit
allianzpartners@fleishmaneurope.com
https://www.allianz-partners.com.br/
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